Para acompanhar: confira os jogadores emprestados pelo Fluminense para a disputa dos Estaduais

Compartilhe

Nesta semana, o Fluminense cedeu Nathan Lourenço, do Sub-20, por empréstimo ao Náutico. O volante — que estava inscrito na Copinha — se juntou a uma lista jogadores emprestados pelo Fluminense durante o período dos Campeonatos Estaduais. Faltando uma semana para o início das disputas, o Saudações reuniu os nomes para o torcedor tricolor ficar de olho neste começo de 2023.

A cessão de jogadores nos primeiros meses do ano é considerada normal. Assim, os jovens — sobretudo os do time Sub-23 — podiam ganhar rodagem e mais minutos em campo. Até porque o projeto, criado em 2020 e que visava continuar o processo de formação dos atletas acima dos 20 anos no próprio clube, só tinha calendário a partir do segundo semestre.

Mas, vale lembrar que este ano a CBF cancelou a realização do Brasileirão de Aspirantes por desinteresse dos clubes. Por isso, os Estaduais podem ganhar um peso ainda maior para estes atletas emprestados pelo Fluminense.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Davi Alves, John Kennedy e Edinho estão entre os jogadores emprestados pelo Fluminense para os Estaduais 2023
(Arte: Lucas Meireles/ST)

Entretanto, não foram considerados os jogadores cedidos por empréstimo até fim da temporada. Caso, por exemplo, do goleiro Marcos Felipe e do zagueiro David Duarte, emprestados ao Bahia. Além dos atacantes Samuel Granada, que vai defender o Juventude, e Abner, membro da “Geração dos Sonhos” do Sub-17 que acertou com o Volta Redonda.

Jogadores do Fluminense emprestados para a disputa dos Estaduais em 2023

Thiago Gonçalves (Figueirense)

Thiago Gonçalves sendo anunciado pelo Figueirense
Foto: Reprodução/Figueirense

Contratado junto ao Tubarão-SC como uma promessa do gol após se destacar na Copinha 2019, Thiago Gonçalves vai voltar a disputar o Campeonato Catarinense em 2023, só que desta vez com a camisa do Figueirense. O goleiro — que desde então vinha atuando pelas equipes Sub-20 e Sub-23, tinha contrato só até Dezembro, mas renovou por um ano.

Aos 21 anos, vai disputar posição com experiente Wilson, de 38 anos, ídolo do Coritiba, e com Gabriel Gasparotto, de 29. Depois de dipustar todos os jogos do Sub-20 em 2021, Thiago entrou em campo em sete jogos da categoria e em mais dois do Sub-23 em 2022

Davi Alves (Bangu)

Davi Alves apresentado pelo Bangu
Foto: Reprodução/Bangu

Zagueiro titular da chamada “Geração de Ouro” do Sub-17 — que contava também com André, Calegari, João Pedro, Luiz Henrique, Marcos Paulo e Martinelli — Davi Alves é um dos três emprestados pelo Flu que vão disputar o Cariocão 2023 pelo Bangu.

No Alvirrubro, pode ter grandes chances de jogar com o técnico Felipe Loureiro — o Felipe ‘Maestro’, que encerrou a carreira no Flu — principalmente porque o clube apostou em jovens jogadores para a zaga. A média dos zagueiros, por exemplo, é de apenas 21,2 anos. Com passagens por Seleções Brasileiras de base, o defensor disputou oito jogos pelo Sub-20 e os 10 do Sub-23 em 2022.

Edinho (Bangu)

Edinho apresentado pelo Bangu
Foto: Reprodução/Bangu

Assim como Davi Alves, Edinho também vai disputar o Cariocão 2023 pelo Bangu. Ao 21 anos, o volante vai ter a primeira experiência fora do clube desde que chegou. Revelado pelo Tubarão-SC — da mesma forma que o goleiro Thiago Gonçalves —, Edinho veio para Xerém em 2020. Mas, antes disso, chegou a passar um período de testes no River Plate, da Argentina.

Se o time da Zona Oeste tem apostado na juventude para a zaga, o mesmo pode ser dito para o meio-de-campo. A única exceção é o experiente volante Renê Junior, de 33 anos, com passagens por Santos, Bahia, Corinthians, Coritiba e Chapecoense.

Reserva na Copinha 2022, Edinho disputou seis jogos pelo Sub-20 e mais quatro pelo Sub-23 em 2022.

Nathan Lourenço (Náutico)

Dentre os emprestados pelo Fluminense para a disputa dos Estaduais, Nathan Lourenço é o único ainda com idade para atuar pelo Sub-20. Como dito, o volante — que era capitão, aliás — estava inscrito para esta edição da Copinha antes de acertar com o Náutico para o Campeonato Pernambucano.

No Timbu, o jovem cria de Xerém vai disputar com atletas mais experientes como, por exemplo, o paraguaio Juan Gauto, contratado esta temporada, e com Souza, ex-Palmeiras, Cruzeiro, Santos, Bahia, Cerezo Osaka-JAP e Al-Ettifaq-KSA.

Em 2022, Nathan Lourenço disputou 19 jogos na categoria Sub-20 e marcou três gols.

Nascimento (Ituano)

Nascimento em apresentação no Ituan
Foto: Reprodução/Ituano

O volante Nascimento vai disputar o Campeonato Paulista em 2023. Aos 23 anos, o canhoto tem bastante rodagem mesmo só tendo disputado três jogos pelo profissional. Passou, por exemplo, pelo STK Samorín — antiga filial do clube na segunda divisão da Eslováquia — e esteve no projeto do Sub-23 desde o início.

Nos último ano, defendeu o Bangu pelo Campeonato Carioca e o Náutico, onde disputou oito jogo pela Série B do Campeonato Brasileiro. Em seu último ano de contrato, vai ter mais uma chance de provar o seu valor.

Gabryel Martins (Bangu)

Gabryel Martins apresentado pelo Bangu
Foto: Reprodução/Bangu

Último dos três emprestados ao Bangu, Gabryel Martins também vai disputar o Cariocão 2023 pelo jovem elenco do Alvirrubro. Aos 21 anos, o atacante fez a sua estreia nos profissionais contra o Boavista em 2022 — quando o Tricolor entrou em campo com uma equipe alternativa.

No time da Zona Oeste, o jovem centroavante vai poder jogar ao lado de outro cria de Xerém, Marquinhos Calazans. Gabryel Martins disputou sete jogos pelo Sub-23 no último ano, mas não marcou nenhum gol.

John Kennedy (Ferroviária)

John Kennedy em apresentação na Ferroviária
Foto: Reprodução/Ferroviária

Por fim, dos emprestados pelo Fluminense para a disputa dos Estaduais, John Kennedy é certamente quem tem mais experiência entre os profissionais. Destaque nas divisões de base, o atacante de apenas 20 anos já disputou 37 jogos com a camisa tricolor e marcou seis gols — sendo dois em um Fla-Flu.

O carrasco do Flamengo, no entanto, começou a temporada 2022 lesionado. Além disso, começou a apresentar problemas extracampo como faltas e atrasos, o que fez com que o jogador voltasse a jogar pelo Sub-20 e Sub-23. Agora, John Kennedy vai ter a chance de se recuperar disputando o Campeonato Paulista pela Ferroviária, onde vai disputar posição com os experientes Ytalo, ex-Audax, São Paulo e Bragantino, e Douglas Coutinho, ex-Athletico Paranaense, Fortaleza e Ceará.

John Kennedy 13 jogos pelo Sub-20 com nove gols marcados, sendo vice-artilheiro da categoria, além de três jogos pelo Sub-23 e mais oito pelo profissional em 2022.

ST


Compartilhe

Lucas Meireles

Jornalista formado pela UFRRJ, apaixonado por esportes e pelas boas histórias.

908 thoughts on “Para acompanhar: confira os jogadores emprestados pelo Fluminense para a disputa dos Estaduais