VOU VER O FLU JOGAR – Em dia de dobradinha na base, Fluminense estreia no Carioca Feminino Sub-20 e Sub-17

Compartilhe

Nesse domingo (7) a base feminina do Fluminense volta à campo. Após encerrar sua participação no Brasileirão Sub-20 e na Copa Nike Sub-17, as equipes voltarão a jogar pelo Campeonato Carioca. As mais novas jogam às 9h contra o Barcelona, enquanto as mais velhas jogam em seguida, às 11, contra o Bangu.

Este é o primeiro ano em que a Federação do Rio de Janeiro organiza duas competições de base na temporada. Nos anos anteriores (2019 e 2021) , aconteceu apenas o estadual sub-18. A mudança nas categorias se deve à alteração promovida pela CBF em suas competições. A partir desta temporada, a entidade passou a dividir em sub-17 e sub-20, em vez de sub-16 e sub-18, como era feito antes.

Com isso, o histórico da competição são duas edições sub-18, sendo o Fluminense o campeão de uma delas. Na temporada passada, as Meninas de Xerém venceram o Flamengo nas Laranjeiras e conquistaram o primeiro título estadual da história do futebol feminino tricolor.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Bia Félix, do sub-17 tricolor.

Sub-17

O time base é o que competiu a Copa Nike há poucas semanas. No entanto, algumas peças, como Duda Calazans, Sandy e Sarah podem ser desfalques na equipe dependendo das escolhas de Douglas Matsumoto. Por atuarem nas duas categorias, a comissão técnica terá o desafio de manejar as jogadoras conforme a necessidade. E como os jogos são muito próximos, dificilmente conseguirão jogar na mesma rodada pelos dois.

Pensando nisso e nas convocações para a Seleção Feminina, o Fluminense reforçou o time com a lateral direita Thalyta e as atacantes Ana Yara e Sophia Caputo, que já integram o elenco. No entanto, o trio ainda não está apto a jogar, pois ainda não estão registradas no BIRA – o que pode ser feito até o penúltimo dia útil antes do fim da última rodada.

Nessa temporada, o time entrou em campo pela Copa Nike, ficando na sétima colocação. No grupo, estavam Internacional, São Paulo e Santos. Foram duas derrotas e um empate na fase de grupos. Na disputa de 7º e 8º lugar, o Flu enfrentou o Atlético Nacional, da Colômbia e venceu nos pênaltis.

Sub-20

Assim como a categoria de baixo, o time base é aquele que já entrou em campo pelo Brasileirão Sub-20. Agora, somam-se a elas os reforços que chegaram recentemente, a meia Mirian e a atacante Evelyn. Assim como as jogadoras do sub-17, a dupla ainda não pode atuar, pois não houve registro no BIRA.

O time não entra em campo desde o último jogo do Brasileirão Sub-20, um empate sem gols com o Flamengo. Na competição, foram três vitórias e três empates em seis jogos. o Flu não se classificou para a fase seguinte.

Foto: Marina Garcia/FFC

 


Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.