Pra ficar de olho! Conheça alguns destaques do Fluminense para a Copinha 2023

Compartilhe

Com direito a destaques da “Geração dos Sonhos” do Sub-17, o Fluminense estreia nesta terça-feira (03) na Copinha. O Tricolor enfrenta, às 17:15h, o Porto Vitória-ES com transmissão do SporTV. Mas, antes do Flu entrar em campo, o Saudações reuniu alguns destaques para torcedor tricolor ficar de olho durante a Copa São Paulo.

Entre os 30 nomes inscritos pelo técnico Ricardo Resende para a Copinha, estão sete titulares da chamada “Geração de Ouro” que conquistou o Campeonato Brasileiro Sub-17 em 2020. Incluindo toda a defesa formada pelo goleiro Cayo Fellipe, os laterais Justen e Jefté e os zagueiros David Schuindt e Joilson. Além do camisa 10 Arthur, de apenas 17 anos, considerado um das maiores promessas de Xerém nos últimos anos.

As únicas ausências, aliás, são de jogadores já vendidos para ao exterior. Como, por exemplo, Kayky e Metinho — negociados com o Grupo City — e Matheus Martins — que recentemente acertou a sua transferência para a Udinese, da Itália. Além do volante Alexsander, que terminou 2022 como titular, improvisado na lateral-esquerda, no time comandado por Fernando Diniz.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Saiba aonde assistir os jogos do Fluminense na Copinha

Na Copinha, estes jogadores vão se juntar a outros nomes de destaque do Fluminense no bicampeonato carioca Sub-20. Caso do goleiro Gustavo Ramalho — que chegou a ser relacionado em jogos do profissional —, do zagueiro e capitão Felipe Andrade e do atacante Luan Brito — o filho do ex-atacante Marco Brito — artilheiro da categoria em 2022 com 12 gols.

Antes da Copinha, o Fluminense venceu o Canaã por 3 a 0 em um jogo-treino com destaque para Luan Brito, Gustavo Lobo e João Neto
Antes de embarcar para a disputa Copinha, o Fluminense encerrou a preparação ao vencer o Canaã por 3 a 0 em um jogo-treino com destaque para Luan Brito, Gustavo Lobo e João Neto (Foto: Leonardo Brasil/Fluminense FC)

Por outro lado, o Tricolor não deve contar com o volante Nathan Lourenço. Isso porque o clube acertou o empréstimo do jovem ao Náutico.

Destaques do Fluminense para a Copinha 2023

Johnny

Jhonny é dos destaques do Fluminense na Copinha
Jhonny em campo pelo time Sub-20 do Fluminense (Foto: Leonardo Brasil/Fluminense FC)

Aos 20 anos, Jhonny é um dos 11 que vão disputar a Copinha pela segunda vez com a camisa do Flu. Na última edição, o lateral-direito se destacou ao contribuir com um gol e duas assistências nos dois últimos jogos da primeira fase. As boas atuações, aliás, fizeram com que a torcida “invadisse” as redes sociais do jovem.

Mesmo com a eliminação para o Santos na oitavas-de-final Jhonny ainda assim chegou a estrear pelos profissionais sob o comando de Abel Braga. Com o Tricolor já campeão da Taça Guanabara, o lateral entrou como titular contra o Boavista na última partida turno.

De acordo com dados do Ogol, em 2022, Jhonny disputou 10 jogos pelo Sub-20 com um gol e três assistências e mais 10 jogos pelo Sub-23 com mais um passe para gol.

Jefté

Jefté é dos destaques do Fluminense na Copinha
Jefté em campo no jogo-treino contra o Canaã (Foto: Leonardo Brasil/Fluminense FC)

Com destaque desde que atuava no Sub-17, o nome de Jefté volta e meia é pedido por alguns tricolores no time principal. Principalmente porque o Tricolor não teve um lateral-esquerdo que se firmou após a saída de Caio Henrique em 2019.

Veloz e habilidoso, Jefté chama a atenção. Com passagens pelas Seleções Brasileiras de base, o cria de Xerém conquistou o técnico Dudu Patetuci, da Sub-18.

“É um lateral com muita velocidade, joga tanto por dentro quanto pelos lados, apoia bastante e chega muito bem ao fundo, com qualidade. Tem muita capacidade técnica e refino para os cruzamentos. Defensivamente é muito equilibrado também. Entende bem as variações de sistemas, domina as táticas individuais e coletivas”, explicou Patetuci.

Jefté disputou 33 jogos com um gol e uma assistência em 2022, de acordo com dados do Ogol.

Arthur

Arthur é hoje a maior promessa das categorias de base do Flu
Canhoto, Arthur é considerado um dos maiores talentos do Tricolor nos últimos anos (Foto: Leonardo Brasil/Fluminense FC)

Arthur mais uma vez chega como um dos principais destaques do Fluminense na Copinha. Aos 17 anos, aliás, o jovem meia está acostumado a queimar etapas na base. Com 15, já fazia parte da “Geração dos Sonhos” do Sub-17, com direito a convocação para a Seleção Brasileira da categoria. Desde então, os dirigentes tricolores tem demonstrado cautela com o seu desenvolvimento.

Em 2021, o meia até se tornou o jogador mais jovem a atuar pelo time profissional do Fluminense com 16 anos e oito dias — 67 dias a menos que Miguel, então dono da marca após a sua estreia em 2019. Canhoto, habilidoso e dono de um passe apurado, Arthur é tratado como uma jóia. Tanto que o camisa 10 assinou contrato que, em 2021, assinou contrato até o fim de 2016.

Mesmo sendo o caçula do Flu na última edição da Copa São Paulo, Arthur entrou em todos os jogos que o Tricolor disputou — sendo um como titular. De acordo com o Ogol, o meia disputou ao todo 38 jogos com seis gols.

Luan Brito

Fluminense vai ter jogos na Copinha transmitidos pelo SporTV
Luan Brito (à esquerda) enquanto comemora um dos gols contra o Canaã ao lado de Gustavo Lobo, outro autor de um dos gols (Foto: Leonardo Brasil/Fluminense FC)

Para voltar a conquistar uma Copinha, o Fluminense tem entre os destaques a esperança nos gols de Luan Brito. Assim como os citados acima, o filho do ex-atacante Marco Brito — que vestiu a camisa tricolor entre 1996 e 2003 — vai disputar a sua segunda Copa São Paulo.

Reserva na última edição, Luan marcou três gols em quatro jogos. E, de acordo com o “ge”, o Fluminense chegou a receber uma proposta do Porto, de Portugal, pelo jovem goleador, mas a recusou por considerá-la baixa. Aos 20 anos, o cria de Xerém tem uma multa rescisória estipulada em R$ 300 milhões de reais.

Com 12 gols em 26 jogos, o atacante terminou a temporada 2022 como o artilheiro da categoria Sub-20 segundo o Ogol.

João Neto

João Neto é mais um destaque do Fluminense na Copinha
João Neto em campo pelo Fluminense (Foto: Leonardo Brasil/Fluminense FC)

Por fim, temos o também atacante João Neto. Titular da Geração dos Sonhos, formou trio de ataque com Kayky e Matheus Martins. Talentoso, no entanto, o jovem chegou a ficar quase um ano longe dos gramados após passar por duas cirurgias por conta de uma grave lesão no tornozelo esquerdo.

Por isso, João Neto disputou apenas cinco jogos e marcou um gol em 2022.

ST


Compartilhe

Lucas Meireles

Jornalista formado pela UFRRJ, apaixonado por esportes e pelas boas histórias.

5 thoughts on “Pra ficar de olho! Conheça alguns destaques do Fluminense para a Copinha 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *