MP recomenda que Vasco x Boca Juniors seja realizado no Maracanã

Compartilhe

O Ministério Público do Rio de Janeiro enviou, na noite desta segunda-feira, uma recomendação ao Consórcio Fla-Flu para que a partida entre Vasco e Boca Juniors, pela semifinal da Copa Sul-Americana, seja realizada no Maracanã.

Esta é a primeira manifestação formal do órgão sobre a disputa pelo estádio, mas o documento tem caráter de recomendação, e não de obrigação.

O MP argumenta que o confronto envolve duas torcidas de grande apelo e que o Maracanã oferece uma estrutura de segurança superior à de São Januário. O estádio do Vasco não atende atualmente ao requisito mínimo de 30 mil lugares estabelecido pela Conmebol para a competição.

O Vasco já tentou levar a partida para o Maracanã em duas ocasiões. Primeiro, negociou diretamente com Flamengo e Fluminense, que administram o estádio por meio do Consórcio Fla-Flu, mas não houve acordo. Depois, o clube recorreu à Justiça, que também negou o pedido de tutela de urgência.

Na recomendação, o Ministério Público também questiona o principal argumento apresentado pelo Consórcio para não liberar o estádio: a preservação do gramado. Segundo o órgão, o Maracanã recebeu partidas com intervalo de 48 horas em nove oportunidades ao longo de 2026, o que indicaria que a realização do confronto não seria necessariamente impeditiva por esse motivo.

Além disso, a Polícia Militar e a própria Conmebol também são favoráveis à realização do jogo no Maracanã. O Vasco ainda tenta viabilizar uma exceção para atuar em São Januário, mas precisa informar à entidade sul-americana o local da partida até sexta-feira (10).

Diante da recomendação do MP, o Vasco deve apresentar uma nova ação na Justiça nas próximas horas para tentar conseguir o direito de mandar o confronto no Maracanã. O novo recurso pode ser protocolado ainda na manhã desta terça-feira (6).


Compartilhe