Laterais esquerdos do Fluminense tem números melhores que os direitos no Brasileirão

Compartilhe

As laterais tem sido alvo de críticas por parte da torcida do Fluminense desde o início do ano. Sobretudo a esquerda. Mas — analisando os números —, no Brasileirão, tanto Egídio quanto Danilo Barcelos tem números superiores aos dos colegas, Samuel Xavier e Calegari, que disputam palmo a palmo a posição na direita.

Os dois laterais canhotos, aliás, lideram o ranking de assistências do Fluminense nesta edição do Campeonato Brasileiro. Embora tenha disputado apenas oito dos 22 jogos do Flu (sendo sete como titular), Danilo Barcelos aparece em primeiro com quatro passes para gol. Metade do que fez o líder, Gustavo Scarpa, do Palmeiras, mas com 11 jogos a menos. Enquanto Egídio aparece em segundo empatado com Fred e Yago Felipe, com dois cada. Por outro lado, na lateral direita, tanto Samuel Xavier quanto Calegari ainda não contribuíram com assistências.

Danilo Barcelos tem o maior número de assistências não só entre os laterais, mas contando todos os jogadores Fluminense no Brasileirão
Danilo Barcelos está entre laterais com mais assistências no Brasileirão, empatado com Guilherme Arana (Atlético-MG), assim como Natanael (Atlético-GO) e Marcinho (Athletico) (Foto: Lucas Merçon/FFC)

De acordo com dados do SofaScore, a dupla também está entre os jogadores com mais grandes chances criadas no Tricolor. Egídio — que não atua desde o início do mês por causa de dores na coxa — lidera com quatro, seguido por Danilo Barcelos, Fred e Nenê, com três cada um. Enquanto na direita, Calegari criou apenas uma.  Além disso, o camisa 6  tem a maior média de passes decisivos (ou seja, passes que terminam em finalizações), com 1,3 por jogo. Número superior a jogadores que atuam mais próximos do gol, como por exemplo, Nenê (1,2), Fred (1,0) e Cazares (0,9). Já Danilo Barcelos tem média de 1,0 por jogo, enquanto Calegari tem 0,9 e Samuel Xavier apenas 0,2 por partida. Scarpa, por exemplo, lidera no Campeonato Brasileiro com média de 2,8.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Laterais direitos levam a melhor nos desarmes, mas ficam atrás nos outros quesitos defensivos

Se ofensivamente Egídio e Danilo Barcelos se sobrepõe, pelo menos nos desarmes Calegari e Samuel Xavier despontam. O jovem, titular contra o RB Bragantino, lidera no quesito com uma média de 2,4 por jogo nas 10 partidas que disputou de acordo com dados do SofaScore. Enquanto Samuel Xavier, assim como Egídio, aparecem empatados em quinto, com média de 1,7 e Danilo Barcelos é apenas o 13º, com apenas 0,9. No Brasileirão, o argentino Renzo Saravia, do Inter, lidera com média de 3,4.

Em contrapartida, Egídio e Danilo Barcelos voltam a ganhar destaque nas interceptações. O lateral-esquerdo nos últimos sete jogos, por exemplo, lidera com média de 1,9 antecipações por jogo. Seguido de perto, curiosamente, por outro lateral que começou o Brasileiro na reserva, Calegari (1,6), Egídio tem 1,0 de média e Samuel Xavier (0,9). O ex-lateral do Ceará, aliás, fica ligeiramente atrás de Barcelos também nos cortes (1,9 contra 2,0). Enquanto Calegari tem média de 1,6 e Egídio de 1,1.  Por fim, Rodrigo Dourado, também do Inter, tem a maior média de interceptações com 3,4 e Messias, do Ceará, e Marcelo Benevenuto, do Fortaleza, lideram nos cortes, com média de 5,5 cada

No canal “Sentimento Tricolor” no YouTube, inclusive, nosso companheiro André Luiz comparou e comentou sobre o contraste nos números envolvendo os jogadores das duas laterais do Flu. Confira:

Contudo, o futebol não se restringe a análise de dados. Por isso, vale ressaltar que tanto Egídio e Danilo Barcelos quanto Calegari e Samuel Xavier cometeram erros decisivos ao longo da temporada.

Números dos laterais do Fluminense na temporada

Jogos Minutos em campo Gols Assistências Cartões Amarelos Cartões Vermelhos
Calegari 25 1883 0 0 3 0
Danilo Barcelos 13 1325 0 5 5 0
Egídio 36 3217 1 3 5 1
Samuel Xavier 30 2459 0 0 4 0

ST


Compartilhe

Lucas Meireles

Jornalista formado pela UFRRJ, apaixonado por esportes e pelas boas histórias.

2 thoughts on “Laterais esquerdos do Fluminense tem números melhores que os direitos no Brasileirão

  • 29/09/2021 em 17:32
    Permalink

    EM COMPENSAÇÃO OS ESQUERDOS NOS TIRARAM TÍTULOS, PONTOS EM FALHAS RIDÍCULAS E ELIMINAÇÃO DE COPA DO BRASIL

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.