Carioca 2020 – O retorno que nunca fez tão pouco sentido. Ou não…

Compartilhe

O Campeonato Carioca 2020 promete acabar nos tribunais. Primeiro os desportivos – no caso, o TJD. Depois, na justiça comum mesmo – o que penso que será o caminho natural de Fluminense e Botafogo para buscar seus direitos, assim como para que o próprio regulamento do Campeonato seja respeitado por quem o administra e organiza, além dos demais afiliados.

Não penso que chegará à justiça comum só por pensar. Acho que o TJD não vai enfrentar a pressão de FERJ e do Flamengo. Lembram-se do caso onde o time da Gávea, claramente, infringiu um dos seus artigos e “passaram” o pano para eles? Isso porque numa semana antes, num julgamento abjeto, numa denúncia pra lá de ignóbil, proferiram votos absolvendo o Fluminense de tamanho disparate, e com explicações “que se fosse caso de cânticos homofóbicos e afins” o clube certamente seria punido. Como foi o Flamengo o denunciado no artigo, e que claramente o infringiu… Pano pra eles.

Não posso crer que o TJD irá aceitar os argumentos de Fluminense e Botafogo, protagonistas do clássico vovô, e brecar o retorno do Estadual. A política vai falar alto ali e eles, sob quaisquer argumentos, e independente em que o Flu venha se baseado na sua ação, a decisão não deve ser favorável aos clubes. Isso sem falar que os julgamentos podem acontecer após o pontapé inicial, desta próxima quinta. E isso, se de fato houver, deverá ser outro argumento para que se mantenha o campeonato ativo. Penso que vai parar na Justiça Comum mesmo.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

E, ainda assim, em terras fluminenses, o veredicto pode não ser o que pleiteiam Flu e Botafogo. Isso porque o processo pode cair no colo de um magistrado-torcedor, e aí o que ele torce falará mais alto do que a razão. Mas isso são outros 500 e prefiro ainda acreditar nos princípios básicos de justiça.

E o retorno nunca fez tão pouco sentido, como o pretendido neste momento. O Brasileirão – e demais competições geridas pela CBF – só devem ser retomadas na metade de agosto. O que isso quer dizer? Que os clubes vão jogar, no máximo, mais 5 partidas e depois vão ficar PARADOS novamente. Se imaginarmos um início dia 19 de junho, com duas datas por semana, o campeonato acabaria no início de julho. Ou seja… qual o sentido de se iniciar um campeonato agora para, de toda forma, ficar só treinando, aguardando o início das demais competições? Ou será que eles vão conseguir forçar a CBF a antecipar o retorno também?

O futebol, mais do que qualquer coisa no Brasil, mexe com milhões de torcedores. E, nesse momento, uma boa parcela deles não está pensando no melhor e sim em defender a posição de seu clube de coração. É nítido isso nas redes sociais. Não importa o que é certo ou não… o que importa é o que o presidente do seu clube decidir. Mas, só uma dica… você pode discordar, viu?

Conheço inúmeros torcedores de outros times que são completamente contra o que seus presidentes estão decidindo. Inclusive tricolores que já entendem que o campeonato possa voltar e, desta forma, contrariam o que o nosso presidente almeja. Essa é a beleza da democracia e do estado de direito. E para se manter a paz, existem as leis. Mas que, em muitas vezes, são interpretadas em favor deste ou daquele grupo. No Carioca 2020, imagino que as coisas deverão acabar assim… que se interpretem as leis ao bel prazer e ao interesse de poucos, sob a escusa do interesse de muitos.

A conferir…

ST

WdA


Compartilhe

6 thoughts on “Carioca 2020 – O retorno que nunca fez tão pouco sentido. Ou não…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *