Arias termina a temporada com o maior número de assistências desde Gustavo Scarpa

Compartilhe

Com o passe para Germán Cano na vitória sobre o RB Bragantino, Jhon Arias terminou o ano com 17 assistências. O colombiano ficou a uma de igualar a marca do meia Gustavo Scarpa, que contribuiu com 18 em 2016.

Arias já havia superado o até então segundo colocado em assistências na quinta rodada do Brasileirão. O cruzamento para o gol de cabeça do zagueiro Manoel no empate em 1 a 1 com o Palmeiras foi a 12ª em 2022. Uma a mais que o lateral Egídio em todo o ano de 2020, que fecha o top3 nesse ínterim. Em relação ao ano passado, o colombiano deu mais que o dobro de passes para gol de Fred e Nenê, com seis cada um.

Jogadores com mais assistências no Fluminense por temporada desde o ano de 2015
(Artes: Lucas Meireles/ST)

Foram três assistências no Campeonato Carioca, duas na Copa do Brasil, duas na Sul Americana e mais 10 no Brasileirão, deixando o camisa 21 em terceiro na competição — atrás curiosamente de Gustavo Scarpa, do Palmeiras, (14) e Arrascaeta, do Flamengo, (11). O principal destino não poderia ser outro. Mais da metade dos passes terminaram em gols do artilheiro Germán Cano.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Distribuição das assistências de Jhon Arias em 2022
Dados: Ogol (Arte: Lucas Meireles/ST)

Para além das assistências, Arias vive temporada de afirmação no Fluminense

Contratado em 2021 logo após enfrentar o Flu pelo Santa Fé na Libertadores, Jhon Arias começou a temporada no banco ainda com Abel Braga no comando. Mas ganhou a titularidade na reta final do Carioca e não saiu mais do time.

Ao todo, o colombiano entrou em campo em 62 partidas, sendo 51 como titular. Só não jogou mais que Germán Cano no ano. Além das 17 assistências, Arias ainda balançou as redes 16 vezes — o segundo na artilharia do Flu —, totalizando 33 partipações diretas em gols.

A dupla formada pelo argentino e pelo colombiano, aliás, liderou neste quesito. Juntos, os dois participaram diretamente de mais da metade, 72 dos 121 gols marcados pelo Flu em 2022.

Além disso, Arias se mostrou incansável. O meia se multiplicou em campo, conforme mostra o mapa de calor do colombiano.

Mapa de calor de Jhon Arias
(Foto: Reprodução/SofaScore Brazil)

Ainda de acordo com o SofaScore, Arias terminou com a maior média de passes decisivos por jogo (2,2) e a maior média de dribles (2,2). Já na defesa, por exemplo, terminou em segundo na média de desarmes pelo Tricolor no Brasileirão. Com 1,5 por jogo, o camisa fechou a competição empatado com Martinelli e atrás só do volante André, com 1,6.

Aos 25 anos, Arias tem contrato com o Fluminense até 2025. O Tricolor quitou em Outubro a última parcela por 50% dos direitos econômicos do colombiano. Agora, a diretoria planeja adquirir a outra metade que pertence ao Patriotas, clube que o revelou na Colômbia.

ST


Compartilhe

Lucas Meireles

Jornalista formado pela UFRRJ, apaixonado por esportes e pelas boas histórias.