SOB A LUZ DO REFLETOR – Precisamos de Armadores
A excelente ideia, do Fluminense e Botafogo, em fazer 2 amistosos nesse período sem jogo, porque a FERJ e o novo queridinho resolveram acelerar sem nenhuma razão o Carioca, resultou em um bom teste no primeiro confronto. O Flu saiu vitorioso, porém mais do que isso, gerou preocupação na torcida, que todos nós já sabíamos: O Flu não tem poder de ataque.
Odair já fez parecido no Inter, quando tornou o time competitivo defensivamente, e agora tende a repetir no Flu. Mas precisamos de mais do que isso para ter um desfecho mais feliz no Brasileiro e na Copa do Brasil. O time não consegue agredir o adversário. Mesmo quando fica com a bola não tem dinâmica e peças suficientes para penetrar na defesa adversária. O Flu adiantou as linhas de marcação e o resultado não foi o esperado. Não conseguimos roubar essa bola lá na frente perto da área e deixamos mais espaços atrás do que quando jogamos mais recuados. A questão defensiva me parece óbvia. Você adianta a marcação, se não rouba a bola e o adversário vence essa primeira linha, buracos aparecem e somos expostos. Faz parte do futebol. Agora, e com a bola?
Então 2 problemas sérios que precisam de atenção da parte da comissão técnica: Não estamos tendo sucesso na pressão e não conseguimos agredir o adversário quando temos a bola.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
A primeira é mais treinamento e acertar o posicionamento. É ensaiar e treinar constantemente essa pressão, porque não existe melhor solução para se fazer um gol do que roubar essa bola mais próximo do gol adversário e pega-lo desprevenido. Já a segunda precisa, na minha humilde opinião, de um esquema mais solto e peças que permitam uma criação e dinâmica melhores.
É fato que os 3 volantes do meio cresceram de produção, mas esse esquema não vai ser suficiente para ganhar de ninguém, digamos, um pouco mais cascudo. Hoje o Flu joga em um falso 4-3-3. Falso porque dois desses três na frente são na verdade marcadores dos laterais e não tem força para chegar no ataque, muito menos para fazer jogadas pelas pontas. São eles Marcos Paulo e Nenê. Ou alguém acha que esses dois jogadores tem características de pontas? Esse esquema foi inventado para um retranqueiro justificar sua retranca, alegando que joga com 3 atacantes. Mentira, joga com 1!
O fato é que temos no banco dois atletas que podem ajudar muito nessa falta de agressividade do time. Essa falta de movimentação, a ausência de muitos jogadores entrando na área e principalmente a falta de imaginação na criação das jogadas. São eles Miguel e Michel Araújo. Um desses dois precisa entrar no time, fato. Pode ser que em um jogo mais pedreira, na casa do adversário, a opção por 3 volantes se sustente, não que eu acredite nisso, mas vai lá. Agora quando precisamos ganhar um jogo, não dá para ter 3 volantes, Nenê com seus 39 anos abertos na ponta direita, Marcos Paulo com sua preguiça aberto na ponta esquerda e Evanílson batendo cabeça contra dois zagueiros. Não é compreensível.
Além das peças que precisam mudar, temos a movimentação. Um defesa armada e você tocando bola de pé em pé com uma lentidão absurda. O adversário com aquela cara de “vai dar em nada, daqui a pouco a gente rouba essa bola e sai no contra ataque!” Atacante parado é presa fácil para defesa. Precisam se movimentar, trocar de posições e confundir o adversário. Um de um lado lá na linha lateral, outro do outro lado na linha oposta….Qualquer time monta uma retranca e complica a gente.
Está na hora do nosso técnico dar um upgrade na carreira e mostrar que sabe montar time também para ganhar jogo e não só para não perder.
Toque Curto:
- E o Diniz hein? Não aprende mesmo. Poderia ser uma grande técnico, quem sabe um dos melhores do país, mas tem uma dificuldade tremenda em equilibrar o time.
- Michel Araújo e Miguel, esses são os nomes que podem ajudar ao Flu dar uma evoluída boa na questão ofensiva.
- Enquanto o Flu e Botafogo fazem amistosos, o Fla enfrenta o Olaria. Cada vez mais mostra o absurdo que foi a aceleração do Carioca. Foi feito para eles irem atrás de técnico europeu com mais tempo.
- Não merecemos a vitória contra o Botafogo, o empate era mais justo. Espero um atuação melhor nesse sábado.
SDT