SOB A LUZ DO REFLETOR – O Que Esperar em 2022?

Compartilhe

Depois do período de festas do final de ano e da lista de reforços estar praticamente fechada, podemos fazer uma breve analise da atuação da diretoria e do que podemos esperar para esse ano de 2022.

O que esperar desse elenco “reforçado” em 2022? Fomos felizes no mercado? Conseguimos preencher nossos pontos mais fracos? Perguntas importantes, mas que são altamente pessoais. Uns podem ter achado excelente a atuação do tricolor no mercado, outros horrorosa. Vamos a opinião desse humilde colunista.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Começando, avaliando rapidamente, onde acredito que estávamos mal ou medianos, o que seria aquela velha expressão: reforços pontuais. Flu de 2021 tem laterais direito medianos. Xavier não me encanta, acho mediano para baixo. Compromete pouco, mas andou fazendo suas besteiras como o pênalti contra o Cuiabá totalmente sem razão. Callegari já mostrou que rende melhor de volante, sua posição de origem, do que como lateral. Entendo ser um ponto fraco.

Nossa lateral esquerda é horrível. No final do campeonato Marlon andou tendo boas atuações, mas muito pouco para contar com ele como titular. Meio de campo armador, sem isso não se joga futebol. É ilusão montar time sem armador, vai ganhar nada, no máximo não perder ou ficar em 5º para cima no Brasileiro. Temos um excelente jogador que não quer (ou não queria) nada com a hora do Brasil: Cazares. O resto são volantes que sabem jogar improvisados como camisa 10.

No ataque Fred não se movimenta mais. A não ser que consiga uma excelente pré temporada e volte melhor fisicamente, precisa de descanso e além disso tem vida curta. Ano passado foi bem até abril / maio, depois caiu muito de produção, praticamente só fazendo gols de pênaltis. Interessante ter outra opção para velocidade e não contar só com Luís Henrique. O garoto cansa e o melhor substituto seria o Gabriel Teixeira, que vive machucado. Caio Paulista e Lucca não podem vestir mais a camisa tricolor. São esforçados, gente boa e ruins.

Diante dessa analise, eu teria priorizado: lateral esquerdo, meia armador camisa 10, atacante de lado e atacante camisa 9. Se sobrasse fôlego, lateral direito. Flu já começou errado, contratando antes do novo técnico, Felipe Melo. Uma posição que temos 6 opções. Um salário alto para um jogador de 38 anos de idade. Agora que veio, tomara que some com sua experiência e currículo vencedor. Nota 4

Abel veio. Conforme comentado em colunas passadas, não é bem o que o tricolor sonhava, mas não pode ser considerada uma opção ruim, se acreditarmos que o mesmo trará novidades. Eu apostaria em algo novo, fora do Brasil ou em algum brasileiro promissor, trazendo alguma coisa diferente. Abel foi uma aposta segura. Bom trabalho em 2020 no Inter dentro de alguns péssimos anos do treinador. Tricolor de coração, o cara é vencedor. Nota 7

Bigode, velho sonho da diretoria. Estava encostado no Palmeiras, não sendo relacionado pra final da Libertadores. Jogador raro. Inteligente, rápido e sabe fazer gols. Tem uma idade preocupante para fazer o lado do campo, acredito que seria mais útil como um camisa 9 de movimentação ( e não fixo como Fred). Interessante contratação, currículo vencedor. Nota 8

Pineida, lateral direito / esquerdo. Não se destacou até agora com seus 29 anos, sempre jogando no Equador. Não vejo problema nisso, temos alguns exemplos de jogadores que aparecem mais tarde, não craques, mas bons jogadores. Pelos comentários e lances que vi, parece ser jogador forte, marca bem e ataca razoavelmente. Faz a lateral esquerda, mas é destro. Tendência de cair pelo meio e não de buscar o fundo. Pode jogar na direita, mas acho que vai ter dificuldade em se adaptar devido aos anos na esquerda. Considerando que tem o Cristiano na lista e o Marlon no elenco, pode ter sido demais essa contratação, ou a do Cristiano. É o que vamos ver mais a frente. Nota 6

David Duarte, zagueiro que veio do Goiás que o Flu já tentou anteriormente. Não acredito que venha para ser titular. Vem para compor o elenco e tentar surpreender. Aposta. Nota 6

Cristiano, lateral esquerda jogando na Moldávia. Complicado essa. Não analiso pelos 28 anos ou pelas passagens por times sem expressão e pouco sucesso. Como disse, já vi vários jogadores aparecendo no mercado depois de alguns anos no profissional. Parece que teve excelentes atuações na última Champions. O preço, apesar de parcelado, foi alto. Considero uma aposta que pode dar certo, mas como tem a chegada do Pineida e o preço salgado acompanhando a analise, recebe uma Nota 6.

Nathan, meio de campo. Sem oportunidade no elenco milionário do galo, o jogador de 25 anos é bom de bola. Tenho minhas dúvidas se é um excelente terceiro homem de meio de campo ou um razoável camisa 10 armador. A aposta da contratação fica nesse sentido. Se conseguir evoluir bem na armação, terá sido uma bola dentro das boas. Se ficar disputando vaga com Yago, Nonato e etc….será apenas um leve upgrade no setor. Como tem qualidade, apesar de ser somente um empréstimo de 1 ano, foi uma boa tacada. Nota 8.

Cano, atacante argentino. Se confirmar entendo que poderia ter apostado mais alto em outro setor. É só imaginar como escalar esse ataque. Quando o Fred não puder jogar, Bigode poderia fazer muito bem a função de 9. Com Cano, um dos 3 sempre estará no banco, a não ser em situações especiais. São jogadores caros para mantermos no banco na nossa situação financeira atual. Palmeiras e Galo, por exemplo, conseguem deixar um jogador ganhando muito no banco, nós ainda não. Jogador matador, sabe fazer gols. Vamos ver o que o Abel vai fazer com esses três e torcer para nenhum dar ataque se ficar no banco. Nota 6

O que eu entendo da movimentação do Fluminense para reforçar o elenco é que poderia ser mais significativa, poderia impactar mais com menos reforços e mais importantes. Foram 7 contratações, excluindo o Abel. Poderiam ser 4 ou 5  melhores, daquelas de encher aeroporto. Acho que seria mais interessante.

Sim, esse é o melhor elenco que temos nos últimos 8 anos, por aí. Vamos ver se é suficiente para alcançarmos a fase 2 da recuperação do clube, a de ganhar títulos.

Toque Curto:

  • Excelente entrevista do Mário hoje. O clube está no caminho certo. Ainda vejo muitos equívocos nas contratações, mas se reforçando a cada ano com os pés no chão. Não dá para acertar todas.
  • Melhor reforço seria o Cazares se cuidar e ficar fininho.
  • Faltando aliviar mais a folha com umas barangas desnecessárias.
  • O que será que o Abelão vai nos apresentar de novidades?

SDT

 


Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.