Scout Saudações: Quem é Wiris, a nova contratação do Flu para o time de Aspirantes? Conheça tudo do jogador!

Compartilhe

Por João Eduardo Gurgel e Eduardo Marques

O Fluminense trouxe o jogador Wiris Gustavo, que estava jogando na primeira divisão da Bulgária, pelo Lokomotiv Plovdiv, para ser mais um reforço do seu time de Aspirantes. O brasileiro estava no país europeu desde o agosto de 2018 e ao fim da temporada europeia de 2020 (julho), não teve seu vínculo renovado e estava sem clube desde então. Ainda com pendências na documentação para serem acertadas, o atleta não foi oficializado pelo tricolor.

Depois de muita pesquisa e apuração, nossa reportagem levantou todas as informações sobre o jogador, sua carreira e como ingressou no futebol europeu.

Início da Carreira

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Natural de Lima Duarte, cidade no interior de Minas Gerais, Wiris Gustavo de Oliveira, tem 20 anos de idade. Nasceu no dia 04/07/2000. É canhoto e tem 1,75m.

Sua trajetória no futebol começou na própria equipe de sua cidade natal. Em uma avaliação realizada pelo projeto do empresário e ex-lateral esquerdo do Vasco, Pedrinho Vicençote, que até agenciava a carreira de Edmundo enquanto jogador, em Lima Duarte, Wiris foi bem avaliado e escolhido. Com isso, foi para o Rio de Janeiro, onde ficou de janeiro até junho (2018) treinando no CT Itaguaí atuando no Veneto FC, que pertence ao ex-jogador (o clube e o local). Vale ressaltar que o centro de treinamento inicialmente foi construído para as categorias de base do cruzmaltino, que somente utilizou de 2012 a 2014. Depois, o próprio Vicençote colocou o clube na justiça cobrando aluguéis não pagos pela agremiação. O ex-jogador ainda tenta profissionalizar e filiar o Veneto à federação carioca. Pedrinho atualmente reside no Rio de Janeiro. Tem ligações com vários clubes da Itália, para onde costuma levar atletas cuja carreira gerencia.

Wiris em ação pelo Veneto FC. Clube tem a logo parecida com o São Paulo (Foto: Arquivo Pessoal/Instagram)

Nesse período, vieram pessoas da Bulgária para avaliar alguns garotos no CT. Wiris se destacou e foi convidado para ficar um mês fazendo uma avaliação no país. Deu certo e assinou contrato em agosto de 2018 por 3 anos com a equipe do Lokomotiv Plovdiv, da primeira divisão do país. Contudo, ficou um tempo treinando e fazendo amistosos e jogos treinos para ganhar a confiança da comissão técnica.

Foto: Arquivo Pessoal

Fez a sua estreia no time profissional do Loko em dezembro de 2018, na derrota de 2×0 para o Cherno More. Chegou a ser relacionado em uma partida em novembro, mas ficou no banco de reservas. Jogou outras quatro partidas da “Relegation Cup”, que junta os times do país que se classificaram para um quadrangular final. O vencedor ganha a vaga na pré qualificação na UEFA Europa League.

Ainda na temporada, fez parte do plantel que conquistou a Copa da Bulgária, seu único título conquistado na carreira. Essa conquista rendeu ao time a classificação para as eliminatórias do torneio europeu.

Foto: Arquivo Pessoal

Na temporada 2019/20, o time venceu a segunda rodada da qualificação da Europa League contra o Spartak Trnava, da Eslováquia, onde Wiris atuou somente na segunda partida. Na terceira ronda, o brasileiro atuou nas duas partidas contra o RC Strasbourg da França, mas o time búlgaro foi derrotado nos dois confrontos.

Na liga búlgara, Wiris fez mais 7 partidas com a camisa do clube. No dia 11/08/2019, na goleada sobre FK Arda Kardzhali por 5×2, marcou seu único gol com a camisa do Loko Plovdiv.

Sua última partida pelo Plovdiv foi antes da paralisação do campeonato por conta da pandemia do novo coronavírus. Ele atuou no empate em 1×1 no dia 07/03/2020 contra o FK Vitosha Bistritsa. No retorno da competição, em junho, já não fazia mais parte do elenco. No dia 25/05/2020, o clube búlgaro, em nota oficial, anunciou a rescisão contratual do jogador. O comunicado afirmou que a diretoria e o jogador optaram por encerrar o vínculo, desejo de ambas as partes, de forma amigável. Vale ressaltar que, nessas duas temporadas, ele foi relacionado para inúmeros jogos e não entrou.

Números Temporada 2018/2019: 5 jogos (5 derrotas) – 381 minutos – 4 jogos com 90 minutos jogados – 1 cartão amarelo tomado.

Números Temporada 2019/20: 10 jogos (2 vitórias, 4 empates e 4 derrotas) – 390 minutos – 1 gol – 2 jogos com 90 minutos jogados – 1 cartão amarelo tomado.

Sem clube, o atleta retornou para o Brasil. Nossa reportagem apurou que Wiris chegou a fazer um período de testes no Corinthians para atuar no Sub-23. Participou de quatro amistosos entre outubro e setembro contra São José, Itapirense, Flamengo de Guarulhos e Santos, com a camisa do time paulista. Entretanto, não conseguiu um contrato com o time para disputar o Brasileirão de Aspirantes.

E agora, no Sub-23 tricolor, deverá ter uma nova oportunidade em um time brasileiro. Segundo o Boletim Informativo de Registro de Atletas da FERJ, Wiris foi registrado pelo Fluminense na quinta-feira (18), mas ainda há pendências na transferência internacional para ser regularizado e estar disponível a atuar oficialmente. Entretanto, no jogo-treino realizado ontem contra o Bangu, ele já foi a campo pelo Flu.

Análise do Vídeo

Conseguimos ir atrás de dois vídeos do jogador. O atleta se destaca por seus desarmes e no seu tempo de bola onde conseguiu interceptar alguns passes em profundidade do adversário. O seu estilo de jogo é de um primeiro volante, protegendo a zaga e desarmando jogadas na entrada da área. Ele ocupa mais o setor defensivo do campo. O analista de desempenho Felipe Barros, da ‘FB Scout TV’, ainda trouxe os seguintes números na temporada 2019/20:

– Recuperou a bola 50 vezes (9,4  para uma partida completa)/Recuperar não significa desarmar
– Perdeu a bola 42 vezes (7,9 para uma partida completa)
– Ganhou 54% das disputas na bola aérea
– Um passe para assistência

Opinião do autor (Edu Marques):

A vinda desse jogador, quando analisada a sua carreira e o seu desempenho nas partidas, é um verdadeiro mistério. O atleta foi pouco aproveitado pelo time búlgaro e acho que pelo fato de que o Wiris não tenha jogado em equipes de base isso possa ter atrapalhado no seu crescimento antes de virar profissional. Ele vem para completar o time sub-23 do Flu na disputa do Brasileirão de Aspirantes e chega como uma verdadeira aposta. Lembrando que o jogador ainda não assinou com o Fluminense oficialmente, então ainda não sabemos o tempo de duração do seu contrato ou se será apenas um período em que ele será avaliado pela comissão técnica e depois, caso agrade, ganhará um contrato.

Atletas parecidos: Yuri e John Everson (Sub-23)

Opinião do autor (João Gurgel):

Não gosto de tirar conclusões precipitadas sobre contratações. Primeiro, vamos ver se irá ser oficializado ou se será apenas um período de testes igual aconteceu no Corinthians. Caso seja, vamos ver em campo o que conseguirá produzir. Mas adianto que é uma aquisição no mínimo estranha e curiosa. O jogador não teve praticamente nada de formação em categorias de base no país e já chega ao Fluminense com 20 anos, idade que, para muitos, é o limite para saber se o jogador vai engrenar na carreira. Em duas temporadas na Europa, atuar em 15 partidas é pouca coisa. Ainda mais no futebol búlgaro (com todo respeito, mas de longe, não é uma liga forte). Não consegui achar nada, mas ou ele deve ter sofrido com lesões ou com algum outro problema (performance em treinos, extra-campo) que não sabemos para ficar tantas partidas sem atuar. O Sub-23 do Flu hoje tem nomes mais robustos e, pelo menos o que pude observar do jogador nos vídeos que obtivemos, melhores que Wiris.

Comentários

Em contato exclusivo com a nossa reportagem, o meia brasileiro Lucas Salinas, titular e um dos principais jogadores do time Búlgaro, atuou com Wiris e conhece o atleta. Ele descreveu o jogador com as seguintes características:

Foto: Loko Plovtiv

“É um jogador novo com boa margem de progressão. Prefiro ele como primeiro volante, mas aqui, atuou em várias posições. Combate bastante e tem um bom passe”


Compartilhe