Marcão vs Odair – Em 12 jogos, atual comandante tem números e desempenho melhor – Veja a análise

Compartilhe

O temporada de 2020 do Fluminense já pode ser considerada como um sucesso. Mesmo com eliminações doloridas na Copa do Brasil e na Sulamericana, o principal objetivo do clube sempre foi o Brasileirão e retornar para a Libertadores, promessa de campanha da nova diretoria tricolor. E isso foi cumprido com êxito pelos jogadores e pelos dois comandantes que o time teve na temporada.

Odair, contratado no início da temporada, saiu no início de dezembro por uma proposta do Al-Wasl – financeiramente inegável – e deixou o Fluminense na 5ª posição do Brasileirão. Ao contrário do que fizeram ano passado ao contratar um técnico às pressas (como foi feito com Oswaldo de Oliveira e só depois Marcão assumiu), em 2021, a diretoria decidiu apostar tudo em Marcão. E no fim, provaram que a decisão estava certa.

Odair no Al-Wasl (Foto:Divulgação)

Mesmo com um início difícil, com um empate e duas derrotas, Marcão soube administrar as fortes críticas que sofreu, virou a chave e, com a confiança do elenco e da cúpula de futebol, levou o Fluminense de volta para a Libertadores após oito anos. Dito isso, para analisarmos os trabalhos de ambos comandantes na temporada de 2020, fizemos uma comparação das 12 partidas de Marcão no segundo turno com a mesma sequência no primeiro turno, com Odair Hellmann ainda no comando técnico do time

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Desempenho Odair:

Vasco – 2×1 (V)
Atlético-GO – 1×1 (E)
São Paulo – 3×1 (D)
Flamengo – 1×2 (D)
Corinthians – 2×1 (V)
Sport – 1×0 (D)
Coritiba – 4×0 (V)
Botafogo – 1×1 (E)
Goiás – (2×4 (V)
Bahia – 1×0 (V)
Atlético-MG – 1×1 (E)
Ceará – 2×2 (E)

12 jogos – 5 vitórias, 4 empates e 3 derrotas. 20 gols marcados e 15 sofridos. No total, Odair teve aproveitamento de 52,7% nesses 12 jogos.

Foto: Lucas Merçon/FFC

Vale ressaltar que o ‘Papito’ ainda ganhou os dois próximos adversários do Flu no Brasileirão no primeiro turno. Venceu o Santos por 3×1 em casa e o Fortaleza, por 0x1 fora de casa.

Odair conseguiu, da vitória contra o Coritiba, até a vitória contra o Fortaleza, 8 jogos de invencibilidade, tendo 5 vitórias e 3 empates.

Desempenho Marcão

Vasco – 1×1 (E)
Atlético-GO – 2×1 (D)
São Paulo – 1×2 (D)
Flamengo – 2×1 (V)
Corinthians – 5×0 (D)
Sport – 1×0 (V)
Coritiba – 3×3 (E)
Botafogo – 2×0 (V)
Goiás – 3×0 (V)
Bahia – 0x1 (V)
Atlético-MG – 0x0 (E)
Ceará – 1×3 (V)

12 jogos – 6 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. 18 gols marcados e 15 sofridos. No total, um aproveitamento de 58,3% nesses 12 jogos.

Nas últimas 7 partidas, foram 17 pontos em 21 possíveis.

Marcão em seu início de trabalho pelo Fluminense
(Foto: Lucas Merçon/Fluminense Football Club)

O interessante na comparação é que, em várias partidas, Marcão conseguiu resultados que Odair não conseguiu. E o vice-versa, também aconteceu. Se vermos os jogos, a sequência é bem parecida, o que muda realmente são as equipes que cada treinador conseguiu arrancar pontos.

Como o próprio atual comandante afirmou em entrevista recente para a Rádio Globo, ele ainda está se aprimorando para ser um melhor treinador. Para ter suas ideias e seus conceitos, que são aplicadas no dia-a-dia, Marcão contou que observou muito os trabalhos dos sucessores. Tanto Fernando Diniz, Oswaldo de Oliveira e Odair foram muito bem descritos pelo treinador, que absorveu muitas informações de todos, moldando assim, o seu modelo de jogo e sua forma de construir suas ideias em campo.

Tanto Odair quanto Marcão possuem papéis fundamentais no sucesso do Fluminense na temporada. Hoje, se o Flu está na quinta posição brigando por um G-4 e uma vaga direta na Copa Libertadores e está sendo descrito por todos os jornalistas como a “surpresa e sensação do campeonato”, os comandantes tem bastante crédito por isso. O Brasileirão de 2020 foi muito diferente e irregular para os principais favoritos, mas não devemos descredibilizar o trabalho feito pela comissão técnica com esse elenco.

ST

João Eduardo Gurgel


Compartilhe

40 thoughts on “Marcão vs Odair – Em 12 jogos, atual comandante tem números e desempenho melhor – Veja a análise

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *