Scout Saudações: análise de Vitor Mendes e Lima possíveis reforços do Fluminense
Além de Guga e Keno, o Fluminense também esta próximo de acertar com Vitor Mendes e Lima para 2023. O zagueiro, que disputou o último Brasileirão pelo Juventude, pertence ao Atlético-MG e chegaria por empréstimo. Enquanto o meia-atacante estava no Ceará.
Aos 23 anos, Vitor Mendes é um jovem defensor. Com passagens por Inter de Limeira e Santos nas categorias de base, o zagueiro chegou ao Galo em 2018. Desde então, colecionou empréstimos para Guarani, Boa Esporte, Figueirense e Juventude nas últimas duas temporadas. No Alfredo Jaconi, em 2022, disputou ao todo 21 jogos e marcou um gol.
O zagueiro pode ser o quarto reforço vindo do Galo. Isso porque o Flu também está encaminhando a renovação do empréstimo de Nathan por mais um ano.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
Já Lima chega de outro Alvinegro, só que o Cearense. Revelado pelo Grêmio, antes mesmo de estrear pelos profissionais, o meia-atacante passou por empréstimo pelo Mallorca, da Espanha, onde só atuou pelo time B. Sem espaço no time de três cores do Rio Grande do Sul, acabou emprestado para Al Wasl, dos Emirados Árabes, e principalmente para o Ceará, acertando a sua permanência em definitivo no Castelão em 2021. Pelo Vozão, marcou seis gols e contribuiu com duas assistências em 2022.

Assim como Keno e Guga, tanto Vitor Mendes quanto Lima chegam ao Fluminense para adicionar ainda mais opções ao elenco de Fernando Diniz.
Como Vitor Mendes se encaixaria no Fluminense de Fernando Diniz?
Embora Nino e Manoel tenham terminado 2022 como dupla titular, o presidente Mário Bittencourt já admitiu em entrevista precisar de “um elenco de zagueiros” para suprir as ausências por lesões e suspensões ao longo das competições.
Sendo assim, Vitor Mendes chega como mais um opção para a posição que hoje conta também com David Braz — com contrato só até Abril —, David Duarte e Luan Freitas — que não jogou em 2022 por causa de uma grave lesão no joelho.

O defensor tem como principal característica a antecipação. Vitor foi o vice-líder em interceptações no Juventude pelo último com média de 1,5 por jogo de acordo com dados do SofaScore. Além disso, costuma pressionar o adversário para recuperar logo a bola, comportamento útil em um time que ataca e defende em blocos, se expondo muitas vezes a contra-ataques.
Também utiliza seus 1,86m de altura para marcar presença na área. Já marcou quatro gols na carreira, todos com a camisa do Juventude, sendo três em 2021 e um em 2022.
Como Lima se encaixaria no Fluminense de Fernando Diniz?
Enquanto Vitor Mendes chegaria para compor o elenco da defesa do Fluminense, Lima chega para brigar por uma posição no ataque. O atacante surgiu no Grêmio como um ponta pela esquerda. Em sua primeira passagem pelo Ceará, entretanto, encontrou espaço na direita.
Aos 26 anos, tem se mostrado um atleta mais versátil. Em 2022, por exemplo, atuou mais pela direita, mas também pela esquerda e também pelo meio como mostra o mapa de calor.

Rápido, habilidoso e incisivo, Lima pode ser uma opção de jogador para o um-para-um — função que Diniz não conseguiu repôs desde a saída de Luiz Henrique. Além disso, o meia-atacante tem desenvolvido o seu passe, sendo o quinto com mais passes-chaves no Vozão com média de 0,9 no Brasileirão. Uma qualidade importante para o time que preza pela manutenção da posse de bola.

O meia-atacante também costuma aparecer dentro da área para balançar as redes. Já são 28 na carreira, sendo nove em 45 partidas só no ano de 2020.
ST