Saudações traz dicas para enfrentar a ansiedade da quarentena #Tip6 – Dra. Liliam Marques

Compartilhe

Olá tricolores,
Para cada um a quarentena vem trazendo sentimentos diferentes. Esse quadro de confinamento, para os que podem, é tão novo para todos, que até os efeitos posteriores na Saúde Mental ainda são incertos.
Algumas pessoas puderam levar seus trabalhos para casa e isso contribuiu para ajudar a seguirem suas rotinas e ainda manterem a vida econômica equilibrada. Outros se isolaram sem suas funções e isso traz além do sentimento de vazio e inutilidade, o medo de não conseguir cumprir com seus custos mensais e a preocupação em não ter garantido seu emprego no fim desse confinamento. Várias pessoas relatam que seus comportamentos estão oscilando constantemente, comentam que há um desassossego interno, uma inquietude que não existia antes em suas vidas. Muitos se queixam que não conseguem focar em atividades de lazer porque as preocupações são inúmeras.
Alguns sentimentos estão entre as principais queixas:
Sensação de que algo ruim vai acontecer, medo, insegurança, sintomas da ansiedade como dificuldade de respirar, taquicardia seguida de suores e tremores nas mãos e distúrbios de sono.
Esses sentimentos ocorrem porque o desconhecido assusta e gera uma necessidade de proteção e amparo.
Muitos especialistas concordam que essa condição de isolamento pode causar sinais psicológicos semelhantes aos sintomas pós-traumáticos.
É importante relatar que esse medo é fruto da insegurança que se instalou e é compartilhado com todos. Ele demanda proteção imediata e impele a tentar solucionar a causa. Esse medo tem um fundamento, primeiro pelo fato de realmente poder se contaminar e o outro advém das inúmeras possibilidades de incertezas sobre como a vida pessoal e profissional de cada um vai ficar no futuro.

Dica de hoje:

COMO LIDAR COM O MEDO EM TEMPOS DE QUARENTENA?
Evitar o acúmulo de informações sobre o vírus diariamente pode contribuir para que você consiga ocupar sua mente com outros assuntos. Se proteger também passa por não se expor tanto ao problema.
Se o foco do medo é a insegurança financeira que se agrava dia após dia, busque encontrar em seu planejamento econômico cortes que poderiam acontecer. Diminuir gastos pode lhe dar um pequeno lastro de tranquilidade.
E para diminuir os sintomas que aparecem de forma recorrente como os citados acima, vou indicar aqui três técnicas de relaxamento que podem contribuir para repor o seu equilíbrio emocional:

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

• Respiração – ela realmente ajuda a amenizar as tensões. Nesta técnica procure trabalhar sua respiração de forma plena, observando cada ato de inspirar e expirar. Repita 3 vezes. Inspire profundamente pelo nariz até que seus pulmões estejam repletos de ar e expire soprando pela boca bem devagar. Essa técnica pode ser utilizada sempre que você perceber os sintomas desagradáveis chegarem;

• Relaxamento com imagens mentais e o uso de músicas suaves – para a eficácia deste relaxamento é necessário um espaço tranquilo. Colocando uma música suave que você pode conseguir online, procure estar numa posição confortável e busque preencher sua mente com imagens mentais que te lembrem bons momentos já vividos ou que você gostaria de vivenciar. Faça uma viagem à sua imaginação e se deixe mergulhar nas imagens boas e felizes que surgirem em seu pensamento;

• Meditar – a meditação, técnica tão antiga, contribui para harmonizar sua mente, acalmando o fluxo de seus pensamentos e contribuindo para aliviar emoções indesejadas. Nesta técnica você também deve estar em posição confortável e relaxado. Veja bem, pois a posição deve contribuir para que sua respiração flua facilmente. A meditação e realizada de forma muito particular. Aqui proponho que ao se concentrar consiga repelir qualquer pensamento que possa estar invadindo sua mente. Procure aquietar seu pensamento.

Escolha e experimente uma das técnicas.
Elas irão contribuir para redução paulatina do medo e dos sintomas desagradáveis.
Fiquem bem🙌🏻
E até a próxima dica
Liliam Marques

ST


Compartilhe

9 thoughts on “Saudações traz dicas para enfrentar a ansiedade da quarentena #Tip6 – Dra. Liliam Marques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *