Relembre a primeira passagem de Marcelo pelo Fluminense

Compartilhe

Nesta sexta-feira (24), o Fluminense surpreendeu ao anunciar Marcelo para a sua segunda passagem pelo clube. Cria de Xerém, o lateral atuou pelo Tricolor entre 2005 e 2006 antes de fazer história com a camisa do Real Madrid.

Como o presidente Mário Bittencourt relembrou em entrevista ao programa “Seleção SporTV”, antes de ir para Xerém, Marcelo começou no futsal do Flu em 1997. Com apenas nove anos, o jovem promissor já despontava com a camisa tricolor nas quadras.

Não tardou para todo este destaque o levar para o CT da base do clube. Com a ajuda do avô Pedro — que chegou a pedir demissão e com a indenização comprou um fusca para levá-lo — o menino começou a treinar em Xerém.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

“Ele chegou aqui no finalzinho de 2002 vindo do futsal, veio um pouco mais tarde que o comum, com uns 13, 14 anos. Foi indicado pra ser centroavante. O treinador era o Alexandre Gama, que sugeriu que o Marcelo jogasse na lateral-esquerda pela facilidade de drible e porque não tínhamos um lateral de qualidade. Em menos de duas semanas ele já era titular, nunca foi reserva”, contou André Medeiros, então coordenador das categorias de base do Fluminense, em entrevista ao canal ESPN.

Pedindo passagem, Marcelo fez lateral mudar de posição no Fluminense

Cercado de expectativa desde o início, sobretudo pelas convocações para as seleções brasileiras de base, Marcelo estreou pelos profissionais com apenas 17 anos em 2005. Com apenas Lino disponível para a posição, o então técnico Abel Braga solicitou a subida do menino, que entrou no segundo tempo da derrota por 2 a 0 no clássico contra o Vasco em São Januário no dia 13 de Novembro daquele ano.

Contudo, foi no ano seguinte que o lateral realmente se firmou. Ex-auxiliar, o técnico Josué Teixeira já conhecia Marcelo das categorias de base quando começou a escalá-lo no início do ano.

“Quando eu tive a oportunidade de assumir a equipe, eu chamei a diretoria e disse que queria subir o Marcelo dos juniores, ele estava no primeiro ano ainda. A diretoria me deu carta branca e ficou tudo certo. Na época, eu falei para ele que tinha a possibilidade dele ir para o Real Madrid, o Roberto Carlos estava no final da carreira. Falei que a vaga na Seleção e no Real seriam dele. Depois, acabou se concretizando isso”, relembrou Josué Teixeira em entrevista ao “ge”.

O curioso é que o jovem Marcelo acabou tirando a vaga do experiente Roger Machado, contratado junto ao Vissel Kobe-JAP para ser o lateral-esquerdo. Assim, o autor do gol do título da Copa do Brasil em 2007 começou a atuar como zagueiro.

“O interessante é que passei o Roger de lateral para zagueiro por causa do Marcelo. Aí, no Fluminense, a zaga era Thiago Silva e Roger, com o Marcelo na lateral. Isso prolongou um pouco a carreira do Roger como profissional mudando de posição”, disse Teixeira.

Marcelo e Thiago Silva durante a primeira passagem do lateral pelo Fluminense
Marcelo jogou ao lado de Thiago Silva em 2006 (Foto: Reprodução/Fluminense FC)

Melhor lateral-esquerdo do Brasileirão e saída para o Real Madrid

Marcelo, aliás, terminou como um dos destaques do Flu na temporada. Ao todo, disputou 40 jogos disputados, seis gols marcados e três assistências com a camista tricolor de acordo com dados do “Estatísticas Fluminense”. Além disso, acabou eleito o melhor da posição no Campeonato Brasileiro.

Mas, como citou o hoje técnico do Tuna Luso, o Real Madrid já tinha interesse na contratação da jovem promessa tricolor. Os merengues investiram € 9 milhões de euros pelo jogador que também era disputado pelo Sevilla. A contratação foi acertada em Novembro, mas o jovem só embarcou para Madrid em Janeiro do ano seguinte.

ST


Compartilhe

Lucas Meireles

Jornalista formado pela UFRRJ, apaixonado por esportes e pelas boas histórias.

224 thoughts on “Relembre a primeira passagem de Marcelo pelo Fluminense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *