Pela Libertadores, Fluminense também venceu as duas primeiras partidas em 1971 e 2012

Compartilhe

O Fluminense faz sua 9ª campanha na Copa Libertadores em 2023. Até o momento, pelo grupo D, o Tricolor das Laranjeiras é líder com seis pontos, tendo triunfado contra o Sporting Cristal, por 3 x 1, e o The Strongest, por 1 x 0.

Este início positivo já aconteceu duas vezes pelo torneio internacional: em 1971 e 2012. No primeiro caso, o Flu classificou-se por ter conquistado o Campeonato Brasileiro do ano anterior. Na época, somente o campeão e vice campeão nacional tinham vaga para a competição. Portanto, o Palmeiras fez companhia ao time carioca. Foi a primeira vez que o Fluminense disputou a Libertadores.

Inclusive, os brasileiros ficaram no mesmo grupo: grupo 3 com Deportivo Italia (atualmente chama-se Deportivo Miranda) e Deportivo Galicia, equipes venezuelanas. A saber, naquele tempo, apenas o líder do grupo passava para a próxima fase.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

O clube do Rio de Janeiro teve boa trajetória na fase de grupos. Respectivamente, o Flu conquistou três pontos contra Palmeiras (2 x 0); Deportivo Galicia (3 x 1); Deportivo Italia (6 x 0) e Deportivo Galicia (4 x 1 ). Contudo, nos dois últimos compromissos foi derrotado pelo Deportivo Italia (0 x 1) e Palmeiras (1 x 3).

Deportivo Italia X Fluminense / Foto: Extra Venezuela 1971
Deportivo Italia X Fluminense / Foto: Extra Venezuela 1971

Caso o regulamento se apresentasse como é atualmente, o clube verde, branco e grená tinha avançado à próxima fase com 12 pontos somados, somente atrás do Palmeiras, com 15 pontos.

Por outro lado, em 2012, o modelo de classificação já agregava o segundo colocado do grupo. Além do tricolor, Arsenal-ARG, Boca Juniors-ARG e Zamora-VEN fizeram parte do grupo 4.

Assim como na primeira participação em 1971, o time de Fred, Deco e companhia saiu vitorioso nos primeiros quatro jogos da fase de grupos. Os sucessos vieram contra: Arsenal-ARG (1 x 0); Boca Juniors-ARG (2 x 1); Zamora-VEN (1 x 0) e Zamora-VEN (1 x 0). Na 5ª rodada, o Boca levou a melhor por 2 x 1. No entanto, na última rodada, o Time de Guerreiros alcançou sua quinta vitória e avançou às oitavas de final em 1° lugar, com 15 pontos.

Fred marca contra Internacional pela Libertadores 2012 / Foto: Reprodução Globo Esporte
Fred marca contra Internacional pela Libertadores 2012 / Foto: Reprodução Globo Esporte

Naquele ano, o Fluminense chegou até as quartas de final, quando foi superado por 2 x 1 no agregado pelo Boca Juniors.


Compartilhe