Nino e Manoel é a dupla de zaga com maior número de jogos pelo Fluminense na temporada

Compartilhe

O Fluminense tem tido problemas para formar a dupla de zaga titular nos últimos jogos. Com Nino e Manoel revezando entre lesões e suspensões, os dois atletas tem obrigado Fernando Diniz a fazer mudanças no miolo da defesa. Contudo, para a próxima partida contra o Avaí, na Ressacada, o treinador vai poder contar com os seus titulares.

Isso porque Manoel conseguiu um efeito suspensivo no STJD. Expulso por empurrar Marinho no Fla-Flu, o camisa 26 havia pego um gancho de duas partidas, mas está liberado para a próxima rodada. Assim, Nino e Manoel devem começar jogando juntos pela 27ª vez em 2022. Foram 24 jogos como dupla de zaga titular do Fluminense e mais dois jogos formando um trio com David Braz.

Nino e Manoel é a dupla de zaga que mais vezes se repetiu no Fluminense em 2022
Hoje capitão, Nino disputou 47 jogos no ano, enquanto Manoel entrou em campo em 44 partidas (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC)

Mesmo contando só os jogos que atuaram como dupla, os dois ainda assim tem mais jogos que a segunda combinação que mais se repetiu no ano. Titulares no início da temporada, Nino e David Braz disputaram 16 jogos lado a lado. Enquanto a então dupla reserva formada por Manoel e Luccas Claro — hoje no Eyupspor, da segunda divisão da Turquia — completam o top3 com 10 jogos.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Ou com Abel Braga ou com Fernando Diniz, o Flu montou ao todo montou 14 combinações diferentes envolvendo Nino, Manoel, David Braz, Luccas Claro, David Duarte e Felipe Melo — que tem atuado como zagueiro nos últimos jogos.

As duplas que menos se repetiram, aliás, envolvem o ex-defensor do Goiás. Titular só em quatro partidas, David Duarte só formou dupla com Luccas Claro, além de trios com Nino e Manoel, Nino e Felipe Melo, Manoel e Luccas Claro, Manoel e David Braz.

Nino e Manoel é a dupla com a terceira menor média de gols sofridos no Fluminense

Com os hoje titulares em campo, o Tricolor sofreu 19 gols em 24 partidas — para o levantamento foram descontados os sofridos após a substituição de um ou de outra. Em outras palavras, uma média de 0,79 por jogo. O aproveitamento fica atrás só de Nino e David Braz (0,56), além de Manoel e Luccas Claro (0,62).

Todavia, ambas as duplas tiveram a vantagem de disputar mais jogos contra times de menor investimento no início da temporada. Por outro lado, algumas das piores médias envolvem a presença de Felipe Melo na zaga. O camisa 52 recentemente se tornou a primeira opção de Diniz para substituir um dos dois titulares.

Com Felipe Melo em campo, a defesa tricolor sofreu 38 dos 62 gols na temporada (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC)

Com o experiente volante ao lado de Nino, por exemplo, o Flu sofreu sete gols em apenas dois jogos. Enquanto que, junto com Manoel, a defesa foi vazada em quatro oportunidades nos três jogos em que atuaram juntos.

Dupla Média de gols
Nino e David Braz 0,5625
Manoel e Luccas Claro 0,625
Nino e Manoel 0,791667
Manoel e Felipe Melo 1,333333
Nino e Luccas Claro 1,5
David Braz e Manoel 1,6
Nino, Manoel e David Braz 2
Nino e Felipe Melo 3,5

ST


Compartilhe

Lucas Meireles

Jornalista formado pela UFRRJ, apaixonado por esportes e pelas boas histórias.