Globo e SBT apresentam propostas para comprar os direitos de transmissão do Campeonato Carioca

Compartilhe

A Globo e o SBT formalizaram propostas junto a Ferj para adquirir os direitos de transmissão do Campeonato Carioca 2021. De acordo com o jornal “Lance!”, a Federação deve decidir nos próximos dias. Embora não tenha divulgado valores, o site afirma que a disputa está acirrada principalmente entre as duas emissoras, que concorrem ainda com outros grupos.

Desde que a Rede Globo decidiu rescindir o contrato de direitos de transmissão do Campeonato Carioca por quebra de exclusividade, a exibição da edição 2021 se tornou uma incógnita em relação aonde os torcedores assistiriam às partidas. Em 2020, por exemplo, o Fluminense transmitiu a final da Taça Rio e o primeiro jogo da decisão do Estadual através da FluTV. Enquanto o segundo jogo, com mando do Flamengo, foi ao ar no próprio SBT. A primeira transmissão em 20 anos na emissora de Silvio Santos.

O sucesso de audiência do Fla-Flu fez com que o canal investisse mais em futebol. Além da final do Campeonato Carioca, o SBT conseguiu abocanhar, pelos próximos três anos, os direitos de transmissão da Copa Libertadores da América para o Brasil — que pertenciam a Globo. A emissora se aproveitou da política de corte de gastos da rival e ofereceu os mesmos US$ 60 milhões de dólares para exibir a competição continental em sua grade de programação.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Ainda segundo o “Lance!”, a oferta do SBT chama a atenção pelo formato. O canal transmitiria as partidas na TV aberta, no canal da Ferj no YouTube e em um modelo de pay-per-view em parceira com a Federação. Esta última em um sistema semelhante ao que Conmebol TV. Em Dezembro de 2020, as notícias de bastidores já afirmavam que o SBT havia definido o Cariocão 2021 como prioridade e que a empresa de Silvio Santos faria uma proposta à Ferj.

Globo e SBT disputam a transmissão do Campeonato Carioca 2021
Foto: Reprodução/FERJ

Relembre a quebra de contrato por parte da Globo

O rubro negro, aliás, foi o pivô desta situação. Apoiado na Medida Provisória 984, assinada em Junho pelo presidente Jair Bolsonaro que concedia aos mandantes a exclusividade dos direitos de transmissão, o Flamengo, sem contrato com a Globo, transmitiu a partida contra o Boavista na FlaTV. Contudo, a emissora entendeu que a MP não poderia alterar um compromisso celebrado anteriormente. E, por isso, decidiu rescindir o acordo com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro pela transmissão do Estadual. Enquanto que a MP do Mandante, por não ter sido votada no Congresso, perdeu a validade em Outubro.

Embora tenha rompido unilateralmente contrato, a Globo garantiu que iria honrar o pagamento dos direitos de transmissão de forma integral aos clubes com quem tinha contrato. De acordo com o “Lance!” a ideia de “recuperar” o Campeonato Carioca surgiu após as mudanças no sistema de disputa da competição para 2021. Por isso, a emissora teria apresentado uma “boa proposta” para convencer a Ferj.

Com os estádios ainda sem público por conta da pandemia da COVID19, a discussão sobre a responsável pelos direitos de transmissão se tornou ainda mais importante. Seja na Globo ou no SBT, o Campeonato Carioca 2021 começa no dia 27 de Fevereiro. A primeira partida do Fluminense é fora de casa diante do Resende com hora e local ainda a serem definidos. Por outro lado, a fase seletiva começa neste sábado (16). América, Americano, Cabofriense, Friburguense, Nova Iguaçu e Sampaio Correa disputando uma vaga na Taça Guanabara.


Compartilhe

Lucas Meireles

Jornalista formado pela UFRRJ, apaixonado por esportes e pelas boas histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.