Ganso fecha a terceira temporada com mais jogos na carreira

Compartilhe

Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Paulo Henrique Ganso não participou da vitória sobre o RB Bragantino pela última rodada do Brasileirão. Assim, o camisa 10 terminou 2022 com 57 partidas. Por outro lado, Ganso disputava mais de 50 jogos em uma temporada desde 2015, enquanto ainda vestia a camisa do São Paulo.

Naquele ano, o meia disputou 53 partidas pelo time do Morumbi. A terceira temporada com mais jogos na carreira até então. Em todos os anos como profissional, o meia só participou de mais partidas em 2013 e 2014 — também pelo São Paulo — com 63 e 61, respectivamente, de acordo com dados do Ogol.

Aos 32 anos, este foi também o ano em que Ganso entrou em campo mais vezes pelo Flu. Desde que desembarcou no clube, em 2019, o meia disputou mais jogos logo no primeiro ano ano de casa, com 47 partidas.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Nos anos seguintes, contudo, o meia sofreu com muitas lesões. Além disso, também perdeu a concorrência muitas vezes para Nenê e Cazares. Em 2020, por exemplo, o camisa 10 jogou 32 vezes e em 2021 só 23 antes de sofrer uma fratura no pulso no confronta o Barcelona Guayaquil pelas quartas-de-final da Libertadores.

Número de jogos de Ganso por temporada
Ganso tem uma carreira de muitas lesões, altos e baixos nos clubes em que passou (Arte: Lucas Meireles/ST)

Depois de começar o ano no banco, Ganso já vinha demonstrando que 2022 poderia ser o ano da virada. Um dos destaques nos jogos com o time reserva ou misto, o meia contribuiu com três assistências na Taça Guanabara. Assim, ganhou a confiança de Abel Braga para começar jogando nas finais do Cariocão.

Com mais jogos, Ganso termina a temporada com os melhores números pelo Fluminense

O futebol de Paulo Henrique Ganso cresceu ainda mais logo após o retorno de Fernando Diniz. Meia e treinador já haviam trabalhado juntos no próprio Flu em 2019. O ‘Dinizismo’ potencializa o estilo de jogo do camisa 10. Com jogadores mais próximos e uma maior movimentação, Ganso pode contribuir com mais passes e jogadas de efeito no campo de ataque.

Ganso disputou a temporada com mais jogos pelo Fluminense
Ganso comemorando o golaço de voleio contra o Junior Barranquilla na estreia de Fernando Diniz (Foto: Mailson Santana/FFC)

Em contrapartida, Diniz admitiu em entrevista ao programa “Bem, Amigos”, do SporTV, que pediu ao meia para correr mais em campo. Pedido atendido como demonstra o mapa de calor do jogador no Brasileirão.

Mapa de calor de Ganso no Campeonato Brasileiro
(Foto: Reprodução/SofaScore)

Mais leve e livre de lesões — além de mais jogos —, Ganso viveu a sua melhor temporada pelo Fluminense. Com nove assistências, o meia só ficou atrás de Jhon Arias, maior garçom do time em 2022 com 17. Os nove gols marcados também fizeram com que o camisa 10 terminasse em terceiro na artilharia do ano, atrás de Germán Cano (44) e de Arias (16).

Além disso, segundo dados do SofaScore, encerrou a sua participação no Brasileirão com a quarta maior média de passes certos. Com 53,8 por jogo e um aproveitamento de 90%, Ganso só ficou atrás do volante André, do zagueiro Junior Alonso e do lateral Guilherme Arana, ambos do Atlético-MG. Só no clássico contra o Botafogo no primeiro turno, por exemplo, foram 101 acertos.

Também terminou a competição com a sexta maior média de passes decisivos — aqueles que terminam em assistência ou finalização — com 2,1 por partida. Na frente só ficaram Gustavo Scarpa do Palmeiras (3,4), Vina do Ceará (2,6), Artur do RB Bragantino (2,4), Arrascaeta do Flamengo (2,3) e Jhon Arias (2,2).

ST


Compartilhe

Lucas Meireles

Jornalista formado pela UFRRJ, apaixonado por esportes e pelas boas histórias.