Futebol feminino vive indefinição quanto ao início do Brasileirão A2

Compartilhe

O futebol feminino vive uma indefinição. Há três dias da data prevista para o início do Brasileirão A2, não foram divulgadas as informações básicas da competição, como tabela e regulamento. Em contato com a CBF, foi confirmado ao Saudações Tricolores que a competição estava em “fase de planejamento”- a informação foi dada primeiramente pela jornalista Tayna Fiori. Com isso, há indícios de que a primeira rodada poderá ser adiada.

Brasileirão A2 poderá ter início adiado
Foto: Leonardo Brasil/FFC

Violação ao Estatuto do Torcedor (Lei 10.671/2003)

A lei assegura ao torcedor a publicidade e a transparência na organização das competições, o que significa, conforme o parágrafo 1º do artigo 5º, que a entidade que organiza a competição, publicará em seu site a íntegra do regulamento, a tabela da competição e demais informações. No site da CBF atualmente consta apenas o Regulamento Geral de Competições (RGC), que traça as normas gerais dos torneios organizados por ela. Contudo, o Regulamento Específico da Competição (REC), não aparece no sítio da entidade.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Além disso, o Estatuto do Torcedor prevê, em seu artigo 9º, que é direito do torcedor que o regulamento e as tabelas da competição sejam divulgados até 60 dias antes de seu início. Nesse sentido, em cumprimento à legislação, a entidade máxima do futebol brasileiro deveria ter divulgado tais informações até março, o que não ocorreu.

Histórico na competição 

Esta será a quarta participação do Fluminense na A2. Em busca do título e do acesso para a elite do futebol brasileiro, as Guerreiras bateram na trave nas edições anteriores, sendo eliminadas na segunda fase. Em 2019, para o Grêmio, em 2020, para o Bahia e em 2021, para o Real Ariquemes.

Em relação ao Brasileirão A3, a situação é a mesma. O início estava previsto para a mesma data e será a primeira temporada em que haverá uma terceira divisão para o futebol feminino.

Foto destaque: Lucas Figueiredo/CBF


Compartilhe

9 thoughts on “Futebol feminino vive indefinição quanto ao início do Brasileirão A2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *