Flunel do Tempo: Há 33 anos, Washington marcava um golaço e Fluminense vencia Vasco

Compartilhe

No dia 23 de Julho de 1987, o Fluminense vencia o Vasco por 2 a 0 pela terceira fase do Campeonato Carioca. Mas quem roubou a cena no clássico foi o centroavante Washington. O camisa 9 marcou os dois gols da partida. Sendo que o segundo ficaria marcado como um dos mais bonitos da história do Maracanã.

O Fluminense vencia o Vasco por 1 a 0 até os 31 minutos do segundo. O centroavante Washington já havia aproveitado o cruzamento para, de cabeça, abrir o placar.

Foi então que a defesa do Flu lançou, Leomir desviou de cabeça e a bola chegou até Washington novamente. Naquele momento, o camisa 9 podia não imaginar, mas estava prestes a entrar para a história do Tempo de Futebol.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

O atacante driblou o zagueiro vascaíno Donato, escapou da falta. E driblou, não só uma, mas duas vezes, o goleiro Acácio antes de balançar as redes. Um gol de placa, expressão que surgiu justamente após um golaço de Pelé sobre o próprio Flu no Maraca.

Confira na reportagem abaixo:

“Eu acredito que foi um gol muito bonito. Eu não sei analisar ao certo se esse foi o mais bonito. Mas eu espero dar continuidade ao meu trabalho fazendo gols que não sejam bonitos, mas que sejam gols. De mão, de qualquer maneira. E, é claro, se for um gol, como essa ai, me dá orgulho porque eu sou um ser humano e tenho ego”, disse o atacante após a partida.

Única vitória na terceira fase

Apesar da boa vitória sobre o Cruzmaltino, esta foi a única do Fluminense no quadrangular da terceira fase. O Tricolor fechou a competição com uma vitória, um empate e uma derrota.

Mas o curioso é que a pontuação do Flu foi -2. Isso porque o Time de Laranjeiras perdeu cinco pontos por ter  ter escalado o lateral-esquerdo Eduardo através de uma liminar da Justiça comum antes de esgotar todas as instâncias da Justiça Desportiva.

Números de Washington com a camisa do Fluminense

Contratado junto ao Athletico em 1983, Washignton entrou para a história do Fluminense. O atacante fez parte uma parceria de sucesso com Assis, apelidada de “Casal 20” — em referência ao seriado estadunidense de mesmo nome.

Além disso, o atacante está no top 10 dos maiores artilheiros da história do clube. Washington é o nono maior artilheiro, com 124 gols marcados entre 1983 e 1989, ficando empatado com Magno Alves.

Destes, assim como os gols marcados no clássico contra o Vasco, 46 foram feitos no Maracanã. O que faz do ex-camisa 9, o oitavo a fazer mais gols no Templo do Futebol pelo Flu.

O ex-centroavante faleceu no dia 25 de Maio de 2014, aos 54 anos, em decorrência da esclerose múltipla.

ST

Lucas Meireles


Compartilhe

Lucas Meireles

Jornalista formado pela UFRRJ, apaixonado por esportes e pelas boas histórias.

One thought on “Flunel do Tempo: Há 33 anos, Washington marcava um golaço e Fluminense vencia Vasco

  • 23/07/2020 em 17:14
    Permalink

    Isso ninguém paga da memória nós somos à História! Nessa época nos éramos temidos por todos os times. MAS … VEM BOSTA DE PRESI… EM 89 ACABA E VENDE UM TIME INTEIRO PRO BRAGANTINO ESSE CARA TINHA BOTAR NA CADEIA SAQUEOU O CLUBE, DEPOIS DAI SO TRISTEZA… ST.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.