Fluminense teve o maior número de passes trocados da Era Diniz contra o Botafogo no primeiro turno do Brasileirão

Compartilhe

Depois de vencer o Clássico Vovô no primeiro turno, o Fluminense vai encarar o Botafogo pelo returno do Brasileirão. A partida disputada em Junho no Nilton Santos ficou marcado principalmente pelo golaço do zagueiro-artilheiro Manoel, que deixou Saravia e Gatito no chão logo após o cruzamento de Caio Paulista. Mas ainda há outra curiosidade sobre o jogo: foi o que Flu trocou mais passes sob o comando de Diniz no Brasileirão.

Diante do Alvinegro, o Tricolor acertou 653 (89%) dos 730 passes tentados — um número muito superior a média de 454, de acordo com dados do SofaScore. Além disso, foi também a partida em que a equipe registrou a maior posse de bola (79% do tempo).

Destaque sobretudo formado por André, Nonato e Ganso. Com 118 passes, o volante que hoje defende o Ludogorets, da Bulgária, foi o segundo com mais passes totais em uma partida do Brasileirão — em primeiro lugar está o chileno Arturo Vidal com 123 na goleada do Flamengo sobre o RB Bragantino. Enquanto o camisa 10 aparece em quinto entre os com mais passes certos no mesmo jogo, com 101.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Ganso em campo na partida entre Fluminense e Botafogo pelo primeiro turno
Ganso tem uma média 52 passes certos em 89% das tentativas, mas contra o Botafogo acertou mais que o dobro e com um aproveitamento 94,4% (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC)

Jogos com mais passes trocados do Fluminense no Brasileirão 2022

Desde que retornou, Fernando Diniz tem incentivado a troca de passes e o jogo apoiado. Enquanto mantém a posse de bola, os jogadores trocam passes curtos e rápidos, sobretudo pelo lado direito, para abrir espaços na defesa adversária. Assim, pelo menos, o Tricolor viveu os momentos de maior brilhantismo na temporada.

Justamente por isso, o Flu lidera no Brasileirão em passes certos com uma média de 454 por jogo e em posse de bola, com média de 60,3% ainda de acordo com o SofaScore. Sob o comando do treinador, aliás, o Tricolor só teve menos a bola que o adversário em um jogo, contra o Fortaleza no Castelão pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Enquanto que, em outros dois, contra Flamengo e Avaí no primeiro turno, o time terminou dividindo a posse com 50%.

Jogo Passes Passes certos Aproveitamento Posse de bola
Botafogo 0 x 1 Fluminense 730 653 89% 79%
Athletico 1 x 0 Fluminense 699 634 91% 74%
América-MG 0 x 0 Fluminense 685 514 90% 78%
Santos 2 x 2 Fluminense 660 603 91% 67%
Fluminense 4 x 0 Juventude 658 599 91% 62%

Em contrapartida, o jogo em que trocou menos passes foi diante do Juventude em Caxias do Sul. Com o gramado do Alfredo Jaconi completamente alagado, a equipe tricolor só conseguiu acertar 102 dos 259 passes.

As mudanças de Fluminense e Botafogo entre o primeiro e o segundo turno

Se passaram menos de quatro meses e um turno inteiro do Brasileirão, mas Fluminense e Botafogo mudaram desde o último encontro entre os rivais. O Tricolor, por exemplo, perdeu dois jogadores importantes dentro do esquema de Fernando Diniz: o atacante Luiz Henrique e o volante Nonato.

Luiz Henrique fez a sua despedida oficial com a vitória no Clássico Vovô. Atacante cria de Xerém hoje defende o Real Bétis, da Espanha (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC)

Martinelli herdou a vaga do camisa 8 e Matheus Martins foi titular durante muito tempo logo após a saída do camisa 11. Só que, para a partida do próximo domingo (23), a tendência é que Yago Felipe — que entrou bem na vitória sobre o Avaí, se mantenha entre os titulares.

Enquanto o Alvinegro mudou ainda mais. O time comprado por John Textor no início do ano passou uma reconstrução no meio da temporada. Do provável time chegaram recentemente a General Severiano o zagueiro Adryelson, o lateral-esquerdo Marçal, o volante Gabriel Pires, o meia Eduardo — que teve uma curta passagem pelo Fluminense em 2009 —, além do atacante Junior Santos e o artilheiro Tiquinho Soares. Ou seja, mais da metade dos jogadores que devem começar jogando no Maracanã.

ST


Compartilhe

Lucas Meireles

Jornalista formado pela UFRRJ, apaixonado por esportes e pelas boas histórias.

26 thoughts on “Fluminense teve o maior número de passes trocados da Era Diniz contra o Botafogo no primeiro turno do Brasileirão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *