Fluminense lançou 33 jovens jogadores nos últimos anos
O Fluminense está acostumado a lançar jovens jogadores vindos de Xerém. Foram 35 só do ano de 2020 para cá. O último foi o meia Freitas estreou pelos profissionais do Flu no segundo tempo da vitória por 1 a 0 sobre o Madureira em Cariacica-ES.
Um dos destaques do Tricolor na Copinha deste ano, Freitas se juntou ao atacante Isaac — outro que disputou a competição pelo Sub-20 e estreou pelo profissional contra o Nova Iguaçu na rodada anterior.

A dupla de jovens jogadores agora pode mirar no exemplo de André, Calegari e Martinelli no Fluminense. O três que fizeram parte da “Geração de Ouro” do Sub-17, subiram para o profissional em 2020 e hoje estão entre os atletas com mais jogos no atual elenco tricolor.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
Jovens jogadores lançados pelo Fluminense por ano desde 2020
Para fazer este levantamento, o Saudações considerou todos os jovens atletas com passagem por Xerém e que disputaram ao menos uma partida pelo profissional do Flu neste interím. Alguns nomes, entretanto, estrearam como profissionais antes de chegar a base do Tricolor.
Caso, por exemplo, do próprio meia Freitas que disputou seis partidas pela terceira divisão do Campeonato Cearense com a camisa do Tinguá em 2020. Da mesma forma que Alexandre Jesus, Edinho e Gustavo Apis que entraram em campo por Cruzeiro, Tubarão-SC e Nova Iguaçu, respectivamente.
Sendo assim, o ano que o Fluminense mais promoveu jovens da base foi 2021, com 15 jogadores. Principalmente porque iniciou o Campeonato Carioca com uma mescla de jogadores do Sub-23 e atletas que estavam emprestados ou foram pouco utilizados na temporada anterior.

Em segundo lugar ficou 2020, com 11. Enquanto, em 2022, tiveram apenas sete. A maior parte no empate em 0 a 0 com o Boavista, quando Abel Braga colocou em campo um time alternativo e promoveu a estreia de nomes como Jhonny, Marcos Pedro e Edinho, por exemplo.
Biel disputou mais partidas em seu primeiro ano como profissional e Martinelli é quem tem mais jogos
A mesma partida que colocou Arthur na história do Flu também marcou a estreia de Biel — chamado até então de Gabriel Teixeira. Titular nos dois primeiros jogos, o meia-atacante que hoje defende o Bahia aproveitou a chance e caiu nas graças do então técnico Roger Machado — com quem trabalharia também no Grêmio em 2022 — e passou a ser bastante utilizado.
Entre os jovens jogadores revelados pelo Fluminense nos últimos anos, aliás, Biel foi o mais aproveitado em sua temporada de estreia nos profissionais com 44 jogos. Na sequência vem uma dupla da Geração dos Sonhos do Sub-17, o atacante Matheus Martins, que entrou em campo 41 vezes em 2022, e Kayky, com 37 partidas também em 2021.

O meia-atacante, no entanto, não se firmou. Acabou emprestado ao Grêmio em 2022 e este ano o Bahia o comprou por R$ 10,5 milhões de reais.
Em contrapartida, Martinelli é quem alcançou a maior regularidade no time de cima. Com 125 jogos, o volante de 21 anos é a revelação que mais atuou pelo profissional do Flu nesse interím. Enquanto Luiz Henrique — vendido em 2022 para o Real Bétis, da Espanha — com 120 e André (108) fecham o top3.
Lista de jovens revelados pelo Fluminense desde 2020
- Martinelli – 125 jogos
- Luiz Henrique – 120 jogos
- André – 108 jogos
- Calegari – 82 jogos
- Biel – 47 jogos
- Matheus Martins – 41 jogos
- John Kennedy – 37 jogos
- Kayky – 37 jogos
- Alexandre Jesus – 9 jogos
- Gustavo Apis – 6 jogos
- Dani Bolt – 5 jogos
- Samuel Granada – 4 jogos
- Alexsander – 3 jogos
- Gabriel Capixaba – 3 jogos
- João Neto – 3 jogos
- Nascimento – 3 jogos
- Pedro Rangel – 3 jogos
- Raí – 2 jogos
- Wallace – 2 jogos
- Wisney – 2 jogos
- Arthur – 1 jogo
- Christian – 1 jogo
- Edinho – 1 jogo
- Freitas – 1 jogo
- Gabryel Martins – 1 jogo
- Higor – 1 jogo
- Isaac – 1 jogo
- Jhonny – 1 jogo
- Luan Freitas – 1 jogo
- Marcelinho – 1 jogo
- Marcos Pedro – 1 jogo
- Matheus Pato – 1 jogo
- Metinho – 1 jogo
ST