Fluminense foi o time com mais jogadores a marcarem pelo menos um gol no Brasileirão 2020
Se o elenco do Fluminense em 2020 tivesse que ser definido em uma só palavra, certamente esta seria competitivo. O time terminou o Campeonato Brasileiro em 5º lugar, foi dono do quinto melhor ataque da competição com 55 gols, emendou nove jogos de invencibilidade na reta final e terminou a temporada classificado para a Libertadores.
E muito desse desempenho se deu pela força do grupo tricolor. Não apenas o bom clima no vestiário – como foi possível assistir através dos bastidores das partidas publicados pela FluTV assim como pela fala dos jogadores nas entrevistas coletivas – mas também pelo equilíbrio coletivo demonstrado em campo e corroborado através dos números.
Para se ter noção, dos 55 gols marcados pelo Fluminense neste Brasileirão, 21 tiveram diferentes autores. Nenhum outro time teve tantos jogadores balançando as redes nesta edição do campeonato. A título de comparação, Flamengo, Internacional, Atlético-MG e São Paulo, equipes que formaram o G-4, tiveram 18, 16, 15 e 14 diferentes nomes marcando gols, respectivamente. Além disso, nenhum jogador do Flu atingiu sequer a marca de 10 gols no Brasileiro. O artilheiro tricolor foi Nenê com oito gols, seguido por Fred com cinco e Wellington Silva com quatro, o que demonstra a boa distribuição destes números:
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
- 8 gols – Nenê;
- 5 gols – Fred;
- 4 gols – Wellington Silva;
- 3 gols – Martinelli, Nino, Marcos Paulo, Caio Paulista, Lucca;
- 2 gols – Luccas Claro, Luiz Henrique, John Kennedy, Yago Felipe, Digão, Evanilson, Felippe Cardoso;
- 1 gol – Matheus Ferraz, Michel Araújo, Danilo Barcelos, Ganso, Samuel Granada, Dodi.

Na temporada
Tal força coletiva pôde ser observada também nos números totais do Fluminense na temporada, na qual o time disputou 62 partidas, venceu 30 e marcou 94 gols. Vale destacar que 25 jogadores diferentes fizeram gols com a camisa do Flu em 2020/21 e apenas Nenê atingiu – e passou – a marca dos 10 gols. Com 20 ao todo, o meia foi o artilheiro do Flu na temporada, seguido por Marcos Paulo e Evanilson, ambos com oito, e Luccas Claro e Wellington Silva com seis. Enquanto isso, apesar de não ter balançado as redes, Egídio foi quem mais contribuiu com assistências na temporada do Fluminense. Foram 11 ao todo, com sete somente no Brasileirão.
A não-dependência de um só nome na construção de seu modelo de jogo, aliada ao espírito de coletividade do elenco, fez com que o Fluminense se mantivesse uma equipe equilibrada e competitiva durante a temporada apesar das lesões, Covid-19 e saída de jogadores. E o resultado final disso foi o retorno do clube à Libertadores após oito anos.
ST