FIFA libera janela extra e contratos temporários para o Mundial de Clubes

Compartilhe

Classificado para o Mundial de Clubes, o Fluminense pode se beneficiar das novas regras da FIFA, que abrem espaço para os participantes reforçarem o elenco logo antes do início da competição, marcada para acontecer entre os dias 14 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos.

Foto: Divulgação/FIFA

As mudanças foram anunciadas em outubro de 2024 com o objetivo de atender exclusivamente os clubes que disputarão o Mundial de Clubes. Entre as novidades estão uma janela extra de transferências, permissões para contratos temporários e a chance de inscrever novos atletas durante a competição.

Apesar de ter sido criada com foco nos clubes do Mundial, a FIFA deixou a critério de cada federação nacional decidir se a janela excepcional de transferências será estendida a todas as equipes do país. Inglaterra e Espanha, por exemplo, já confirmaram que adotarão a medida, beneficiando todos os clubes de suas ligas.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Confira as medidas:

1. Janela de transferências excepcional (1 a 10 de junho)

A FIFA autorizou uma janela extra de transferências para os clubes que participarão do Mundial. Isso significa que as equipes participantes do torneio poderão contratar reforços neste período. As contratações não precisam ser de jogadores livres, podendo incluir transferências definitivas e empréstimos.

2. Contratos temporários para jogadores com vínculo até 30 de junho

Jogadores que tenham contrato apenas até o fim de junho poderão ter o vínculo estendido temporariamente até o fim do Mundial, com aval da FIFA.
Isso permite, por exemplo, que o clube mantenha atletas importantes que estejam em fim de contrato apenas para a disputa do torneio. A medida visa beneficiar, principalmente, o futebol europeu, onde a temporada se encerra em junho.

3. Inscrição de jogadores para a fase eliminatória (27 de junho a 3 de julho)

Outra novidade é a possibilidade de inscrever novos jogadores para a fase final da competição. Se o clube fechar com um reforço entre o fim de junho e o início de julho, será possível contar com esse atleta a partir das oitavas de final.


Compartilhe