Fala, presidente – Mário Bittencourt: “Temos certeza de que vamos fazer um ano competitivo novamente, disputar as competições no topo, mas com austeridade financeira”

Compartilhe

Texto por: Gabriel Gonçalves, Davi Barbosa e Edu Marques

 

Na tarde desta quarta-feira (17), o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, participou do programa “Seleção Sportv”, comandado pelo jornalista André Rizek. O mandatário tricolor, falou sobre diversos assuntos como: Covid-19, planejamento da temporada, sobre a posição do clube em relação a troca de nome do Maracanã entre outros.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Primeiramente, Mário foi perguntando sobre COVID-19. Para o presidente, ele é totalmente contra a volta do público aos estádios e disse que o protocolo está sendo bastante rigoroso entre as equipes. Além disso, lembrou que ele foi um dos mandatários contra a volta do futebol no início da pandemia.

“A gente não fez uma reunião sobre isso. A ideia é de que a gente possa, dentro das condições e dos resguardos, calendários decisões dos governos. A situação difere do inicio da pandemia, no sentido de que o pais todo estava parado e que não havia a necessidade do futebol e no começo do protocolo houve uma dificuldade que a gente não entendia. Eu fui um dos presidentes que mais defendeu a não volta do futebol e, principalmente, a do campeonato carioca. Depois de um ano de pandemia, a gente sabe que a situação está cada vez mais grave e devemos minimamente preservar as competições e os protocolos estão sendo mais rígidos. Nada pode ser definitivo ainda mais com relação a volta de público, o que é um absurdo e a CBF também ao meu ver pensa do mesmo jeito. E o protocolo tem sido bastante rígido, vamos tentar manter e caso ocorram pioras certamente a gente vai ter que rever essa medida.”

Foto: Reprodução

Perguntando sobre a temporada passada, Mário disse que sempre acreditou com uma vaga na Libertadores. Então esse seria o objetivo do elenco além de ficar na primeira página da tabela.

“Se buscar tem uma entrevista minha ao jornal O Globo um pouco antes de começar o Campeonato Brasileiro, aonde eu fui muito claro. Dizendo que a nossa meta de 2020 era buscar uma vaga na Pré-Libertadores, imaginando que a gente fosse conseguir pelo planejamento que a gente fez retornar à primeira página do Campeonato Brasileiro. Porque eu digo a primeira página, porque nos últimos cinco ou seis anos o Fluminense ficou na página dois do campeonato, abaixo do décimo segundo colocado. Então a gente planejou para retornar para essa primeira página e como a gente sabia de uma possibilidade de uma classificação até a sétima e oitava posição, a gente imaginava estar ali buscar uma Pré-Libertadores. Ao longo da competição, em razão da nossa performance, a gente percebeu que tinha possibilidade sim de conquistar uma vaga na fase de grupos e foi o que a gente conseguiu.”

Quando foi questionado sobre o elenco de 2021, Mário ressaltou a importância de manter os atletas da temporada passada. Para ele, isso é essencial para um clube que está passando por um momento de dificuldades financeiras. Por fim, comentou que o Fluminense irá manter os pés no chão em relação a reforços e que o clube irá fazer um ano bastante competitivo.

“Sobre o planejamento de 2021, o principal objetivo nosso foi tentar manter grande parte do elenco. Mantivemos mais de 80% do elenco, um elenco que hoje é recheado em torno de 40% ou 50% com jogadores da casa, quando eu digo é todo elenco profissional. Uma das coisas que eu identifiquei, antes de me tornar presidente do clube, eu percebi que um dos grandes problemas nossos além da falta de recurso, porque o investimento havia saído em 2014, o clube realmente teve uma queda enorme de investimento com uma dívida crescente absurda, além dos times com poucos investimentos, o clube se desfazia dos seus elencos a cada temporada. Então imagina você se já tem dificuldade financeira ainda se desfaz do elenco a cada dezembro e tendo que se reconstruir a cada janeiro, montar um novo grupo de jogadores e chamar outro treinador você vai ter sempre uma dificuldade. Então de 2019 para 2020 a gente conseguiu manter grande parte dos jogadores que já estavam aqui, fizemos um ano 2020 bastante digno e a ideia foi manter novamente grande parte do grupo e fazer contratações pontuais. Esse é o nosso planejamento sem tirar os pés do chão, porque o clube ainda tem uma dívida gastronômica e a gente precisa continuar na reconstrução financeira e ao mesmo tempo competir com grandeza como é a história do Fluminense. Então temos certeza de que vamos fazer um ano competitivo novamente, disputar as competições no topo, mas com austeridade financeira.”

Foto: Reprodução

Sobre os contratos com a futura geração de Xerém

“A gente renovou recentemente com cerca de 25 ou 26 atletas. Para deixar claro para o torcedor, a renovação depende sempre dos dois lados, das duas partes. Esses contratos que você (Petković) foram celebrados na gestão anterior. E isso não é uma crítica, até porque a legislação é muito cruel com os clubes, porque eram contratos com o prazo máximo que a legislação permite. E nesse caso os atletas optaram por não renovar com o Fluminense. No caso do Dodi, ele não era um atleta formado na base. Ele veio do Criciúma e foi uma aposta na época. Também estava aqui quando cheguei, mas ele tinha um contrato bem curto. A gente tentou renovar e foi uma opção do atleta não renovar com o clube.”

“Eu costumo dizer que a pergunta que deveria ser feita é: por que de 40 atletas, 35 ou 36 optam em renovar com a instituição e quatro não? E por que nesses quatro a responsabilidade é da instituição e não do estafe do atleta ou do próprio jogador, que não quis seguir no projeto? É uma pergunta que tem que ser feita a eles. Vou te dar um exemplo. O Luiz Henrique, Calegari e Martinelli renovaram por cinco anos. Todos com contratos longos e acreditando no projeto do Fluminense de se solidificarem aqui para no futuro realizarem o sonho de jogar na Europa. Mas por que 80, 90% acreditam no projeto de seguir um pouco mais e e outros não? É uma pergunta que deve ser feita aos atletas que não quiseram ficar.”

“Sobre a sua pergunta se a gente já vem se precavendo, a resposta é sim. Estamos conseguindo renovar os contratos com esses jogadores talentosos que a gente tem. Para você ter uma ideia, a nossa equipe sub-23 tem 25 atletas formados em Xerém. É um projeto muito importante para que a gente possa segurar esses jogadores ainda mais. O Brasileirão da categoria começa, possivelmente, em Maio e vai até o final do ano, ou seja, vai ter calendário para eles jogarem. E hoje estão atuando no profissional no Campeonato Carioca e vão ser utilizados ao longo das competições que o Fluminense vai disputar. Como são pelo menos quatro e a gente não tem condição financeira de contratar, nós acreditamos muito na utilização da base.”

Foto: Reprodução

Capacidade de investimento

“O clube tem uma divida de 700 milhões quando chegamos, o clube ganha 200 milhões, e o clube custa 190 milhões por ano, a nossa folha e 3 milhões liquidas, 4 milhões de dividas por mês fora as penhoras caso sem as dividas poderia ter uma folha de 7 pagamos 120 dividas mas a divida continua em 700 pelos juros. A gente paga e a divida cresce,  conseguir redução da divida, a venda dos jogadores pagar divida. Nos vamos aumentar a folha em 20 30 por cento para 2021, aumento de folha para nós consideráveis. adquirimos dois jogadores por preços baixos. Temos dividas na FIFA que mensalmente comprando direitos econômicos de atletas o fato da gente ter se classificado para a libertadores e vamos buscar o titulo da competição. nossa aposta é que montamos um time aguerrido e vamos disputar pra vencer mas sem atingir os cofres do Fluminense.”

Posicionamento do Fluminense sobre a troca de nome do Maracanã

“A posição do Fluminense é contrária a mudança do nome. Eu acho que esse estádio é conhecido mundialmente como Maracanã e como Estádio Jornalista Mário Filho. Quem minimamente conhece a história do futebol brasileiro, sabe a importância que o Mário Filho teve para a construção do estádio, então assim, eu acho que sinceramente, sem nenhuma crítica pessoal ou política, mas como pessoa desportiva que sou, acho que eu não vejo nenhum sentindo na mudança do nome. Apesar da enorme importância do maior jogador da história do futebol mundial que é o Pelé. Acho que o Pelé pode receber essa homenagem de várias outras formas, já existem outros estádios com o nome do Pelé no Brasil. A gente pode homenagear o Pelé dentro do Maracanã, mas acho que a mudança do nome, sinceramente, não vejo cabimento nela. Mas vamos esperar a decisão que vem do governo estadual.”

Foto Destaque: Reprodução


Compartilhe

22 thoughts on “Fala, presidente – Mário Bittencourt: “Temos certeza de que vamos fazer um ano competitivo novamente, disputar as competições no topo, mas com austeridade financeira”

  • 17/03/2021 em 17:32
    Permalink

    FAÇA-ME UM FAVOR! PERGUNTAR AO DODI E AO MARCOS PAULO, PRINCIPALMENTE O DODI QUE ESPERARAM SE VALORIZAR PARA TENTAR RENOVAR E AINDA ACHARAM ALTA A PEDIDA DO JOGADOR SENDO QUE ERA TITULAR ABSOLUTO MAS PAGAVA 200 PELO HUDSON E SABE-SE LÁ QUANTO PARA O FELIPE HORROROSO, CAIO PAULISTA E AINDA CONTRATARAM O “GRANDE” LUCCA PAGANDO OUTROS 200 MIL, ISSO SEM FALAR NO DANILO BARCELOS, QUANTO AO MARCOS PAULO ELE UM ANO E MEIO ANTES ACREDITOU NA PALAVRA DO JOGAR, LOGO ELE QUE É ADVOGADO! A UM E MEIO ATRÁS VISTO QUE ELE NÃO QUERIA RENOVAR O CONTRATO ENTÃO QUE VENDESSE OU TROCASSE POR QUALQUER VALOR/JOGADOR.

    Resposta
    • 17/03/2021 em 18:36
      Permalink

      Deve ser sinistro gerir isso. Como tricolor espero que dê certo e possamos fazer uma liberta competitiva, mesmo com as bolas fora, créditos tem pela classificação. Nenseee!!!

      Resposta
  • 18/03/2021 em 11:51
    Permalink

    Alô saudações, o trabalho de vocês é incrível e sou muito fã, mas a entrevista está muita mas transcrita.
    O texto está cheio de erros, assentos, pontuações, dívidas gastronômicas? O presidente falou isso?
    Sigam com o excelente trabalho, mas sem perder a qualidade.
    ST!

    Resposta
  • 27/03/2023 em 05:02
    Permalink

    I loved as much as you’ll receive carried out right here. The sketch is attractive, your authored subject matter stylish. nonetheless, you command get got an nervousness over that you wish be delivering the following. unwell unquestionably come further formerly again as exactly the same nearly a lot often inside case you shield this hike.

    Resposta
  • Pingback: หมอนวดอิสระ

  • Pingback: look at this site

  • 09/09/2023 em 11:17
    Permalink

    I am not sure where you are getting your info, but great topic.
    I needs to spend some time learning much more or understanding more.
    Thanks for magnificent info I was looking
    for this info for my mission.

    Resposta
  • 09/09/2023 em 22:42
    Permalink

    I’m really enjoying the design and layout of your website.
    It’s a very easy on the eyes which makes it much more
    pleasant for me to come here and visit more often. Did you hire out a developer to create your theme?
    Superb work!

    Resposta
  • 06/01/2024 em 14:37
    Permalink

    This is a topic which is near to my heart… Thank you!
    Exactly where are your contact details though?

    Resposta
  • 21/01/2024 em 13:51
    Permalink

    Hi to every one, the contents existing at this web page are actually remarkable for people experience,
    well, keep up the nice work fellows.

    Resposta
  • 22/01/2024 em 12:05
    Permalink

    Heya i am for the first time here. I found this board and I find It truly
    useful & it helped me out a lot. I hope to give
    something back and help others like you helped me.

    Resposta
  • 22/01/2024 em 13:33
    Permalink

    Hello! I know this is kinda off topic but I’d figured I’d ask.
    Would you be interested in trading links or maybe
    guest writing a blog post or vice-versa? My
    blog discusses a lot of the same topics as yours and I feel we could greatly
    benefit from each other. If you might be interested feel free to
    shoot me an email. I look forward to hearing from you!
    Excellent blog by the way!

    Resposta
  • 24/01/2024 em 05:19
    Permalink

    indiaherald.us provides latest news from India , India News and around the world. Get breaking news alerts from India and follow today’s live news updates in field of politics, business, sports, defence, entertainment and more. https://indiaherald.us

    Resposta
  • 06/03/2024 em 09:31
    Permalink

    Hi there friends, nice piece of writing and pleasant urging commented at this place, I am in fact
    enjoying by these.

    Resposta
  • 06/03/2024 em 16:41
    Permalink

    Heya! I understand this is kind of off-topic however I needed to ask.
    Does managing a well-established website such as yours take a large amount of work?
    I’m completely new to operating a blog however I do write in my journal daily.
    I’d like to start a blog so I can share my experience and feelings online.
    Please let me know if you have any kind of recommendations or tips
    for brand new aspiring blog owners. Appreciate it!

    Resposta
  • 06/03/2024 em 18:57
    Permalink

    I have been browsing on-line more than 3 hours these days,
    yet I by no means found any attention-grabbing article like yours.
    It is pretty value sufficient for me. In my opinion, if all webmasters and bloggers made excellent content material as you did, the net will
    likely be a lot more helpful than ever before.

    Resposta
  • 07/03/2024 em 04:43
    Permalink

    Why users still use to read news papers when in this technological world the whole thing is presented on web?

    Resposta
  • Pingback: jegs wheels

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *