Ex-treinador de Cazares, Thiago Larghi comenta sobre o novo reforço do Flu:”É um jogador muito talentoso”
Em entrevista à Rádio Brasil, o técnico de futebol Thiago Larghi comentou sobre a época em que treinou Cazares, um dos novos reforços do Fluminense para a temporada. Durante suas respostas ao jornalista Gerson Junior, o ex-comandante do novo meio-campista tricolor, ressaltou a qualidade técnica do jogador, seus momentos de oscilação, posicionamento e muito mais. Confira:
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
Thiago começou falando suas convicções em relação ao atleta:
“Tive o prazer de trabalhar com ele no Atlético em 2017 e 2018. É um jogador muito talentoso, um jogador com uma técnica diferenciada. Ele tem uma facilidade pra dominar a bola incrível e um passe preciso. É um jogador que tem boa leitura do jogo e que precisa constantemente ter opções de passe. Eu vejo que o ponto chave pro funcionamento do Cazares, quando a gente conseguiu encontrar e tirar dele a melhor performance possível no Atlético, foi quando ele tinha sempre as opções de passe. Isso é uma grande virtude que tem devido à qualidade do jogador. “
Em seguida, Larghi comentou sobre os questionamentos em relação às oscilações do equatoriano:
“O Cazares é um jogador que teve uma base no River Plate. Um jogador que tem uma expectativa muito grande dele. E aí, quando ele oscila, por vezes, é tratado como um desvio dele de conduta, não preparação, não levar a sério. Eu falo pelo período que eu tive com ele, onde a gente teve algumas oscilações sim, mas eu também procurava levar com naturalidade, tentando extrair do jogador, conversar com ele, trazê-lo pra gente, pra junto do time. Ele foi solícito por vezes em que a gente precisou que ele atuasse em outra posição, mostrou comprometimento, teve uma lesão, aí foi pro banco e recuperou a posição. Então, eu vejo que são flutuações naturais na carreira de um jogador de alto nível, obviamente, a gente espera uma constância de performance, de alto nível que vai ser capaz de levar aos títulos, que é, eu entendo que o grande diferencial quando numa equipe se conquista título é conseguir constância de performance. É jogar no alto nível o maior tempo possível.”
Thiago também disse como enxerga o futuro de Cazares com Roger Machado:
“Faço questão de dizer que o Fluminense hoje é treinado pelo Roger Machado, um grande treinador. Certamente vai extrair dele o melhor possível e conversando com o jogador pra posicioná-lo da melhor maneira, de acordo com o momento dele a necessidade da equipe.”
O treinador de 40 anos expressou sua visão geral sobre seu ex-atleta:
“O Cazares é um jogador de um potencial muito grande. Isso traz com ele uma expectativa junto, e essa expectativa, por vezes, ela não foi alcançada. Mas eu entendo que ele não caiu de rendimento, ele oscilou. Eu prefiro olhar dessa maneira. No Atlético ele teve bons momentos quando chegou, depois ele oscilou, caiu um pouco, mas depois ele também reergueu. Eu entendo que ele tenha um tipo de oscilação, não que ele tenha caído, porque é um jogador que quando ele quer, quando ele tá em forma, quando ele se prepara e vive o momento, devido a qualidade dele, do potencial que ele tem, ele tem muito pra contribuir. Eu entendo que em qualquer time no futebol brasileiro ele é um jogador de alto nível. “
Em questão de posicionamento, Thiago Larghi disse como visualiza Cazares dentro de campo:
“Ele é um meio-campista. Ele é um meia e eu entendo que principalmente ele atua no corredor central. Ele é um camisa dez. É um jogador que pode cair um pouquinho mais pra esquerda. Acho que tem uma certa preferência de jogar um pouco mais do lado esquerdo, mas dentro do meio-campo. É um jogador de meio mesmo. Ele tem a capacidade de achar os passes chave. É um jogador com muita qualidade e visão do jogo. Talvez no 4-2-3-1 ele seja aquele dez na linha de três, e se for um 4-3-3, é aquele meia esquerda também como camisa dez.”
Juan Cazares atuou sob os comandos de Thiago Larghi em 2018, pelo Atlético-MG. A parceria dos dois rendeu ao jogador quatro gols e quatro assistências em 23 jogos.
ST!