Entenda como vai ser o sorteio da fase de grupos da Libertadores
Com o título do Palmeiras na Copa do Brasil, o Fluminense garantiu presença no sorteio da fase de grupos da Libertadores 2021. O Tricolor, quinto colocado no último Brasileirão, herdou a vaga porque o Alviverde é o atual campeão do Torneio Continental. Agora, os torcedores aguardam o sorteio, que acontecerá no dia 09 de Abril.

Por enquanto, 27 dos 28 clubes já estão garantidos para o sorteio. A única exceção é o segundo representante do Uruguai na fase de grupos. Isso porque, faltando três rodadas para o fim do Torneio Clausura, apenas um ponto separa o Montevidéu City Torque — clube que pertence ao City Group, assim como o Manchester City, New York City e Troyes, da França — do Peñarol na Tabela Anual. Quem somar mais pontos, conquista uma vaga na final do Campeonato Uruguaio e, portanto, uma vaga direta na fase de grupos.
A classificação uruguaia mexe com o sorteio uma vez que os potes serão definidos de acordo com o ranking da Conmebol. Contudo, não influencia na situação do Fluminense, hoje 39º colocado, que vai ficar no pote 3 de qualquer forma.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
Potes no sorteio da fase de grupos da Libertadores 2021
No sorteio, o Pote 1 vai ficar o atual campeão da Libertadores (Palmeiras) e os sete melhores colocados no Ranking da Conmebol. Enquanto que, no Pote 2, entra o atual campeão da Copa Sul Americana (Defensa y Justicia, da Argentina) e mais sete dos melhores ranqueados. Por fim, no pote 4, entram os classificados da Pré-Libertadores, que conta com Grêmio e Santos, por exemplo.
Pelos motivos explicados acima, montamos um cenário com o Montevideo City Torque — como segundo represente do Uruguai — e os clubes na ordem em que aparecem no Ranking da Entidade que rege o futebol da América do Sul. Por isso, caso Peñarol se classifique, o time uruguaio vai entrar depois do Flamengo, no Pote 1, e “empurrar” as demais equipes uma posição para baixo.
Pote 1
Palmeiras – BRA
River Plate – ARG
Boca Juniors – ARG
Nacional – URU
Flamengo – BRA
Cerro Porteño – PAR
Olímpia – PAR
São Paulo – BRA
Pote 2
Defensa y Justicia – ARG
Internacional – BRA
Atlético-MG – BRA
Santa Fé – COL
Racing – ARG
LDU – EQU
Universidad Católica – CHI
Barcelona Guayaquil – EQU
Pote 3
Velez Sarsfield – ARG
Sporting Crystal – PER
América de Cali – COL
Fluminense – BRA
The Strongest – BOL
Universitario – PER
Deportivo Táchira – COL
Argentinos Juniors – ARG
Pote 4
Deportivo La Guaira – VEN
Unión La Callera – CHI
Always Read – BOL
Montevideo City Torque – URU
Quatro classificados da Pré-Libertadores
Histórico
Em 2021, o Fluminense vai disputar a Copa Libertadores da América pela sétima vez em sua história. E, de acordo com a divisão dos potes, o Tricolor pode reencontrar alguns velhos conhecidos.
O Argentinos Juniors, que está no pote 3, por exemplo, já caiu no mesmo grupo que o Flu em duas oportunidades: em 1985 — quando conquistou a competição — e em 2011. Da mesma forma que o Arsenal de Sarandí — que não se classificou este ano — sorteado junto com o Fluminense em 2008 e 2012.
Mas o clube que mais vezes cruzou o caminho tricolor é o Boca Juniors, da Argentina, com seis partidas no total. Em 2012, aliás, o Flu esteve no mesmo grupo que o clube xeneize e venceu por 2 a 1 em plena La Bombonera. Relembre abaixo:
O Boca é seguido por Argentinos Juniors e Arsenal de Sarandí, também da Argentina, LDU, do Equador, e Libertad, do Paraguai, todos com quatro confrontos cada.
ST