De Olho Neles — Sem vencer há sete jogos, Bahia vai estrear novo técnico diante do Fluminense

Compartilhe

Diante do Fluminense, o Bahia vai ter um novo técnico à beira do gramado. Contratado para o lugar de Dado Cavalcante, o argentino Diego Dabove vai comandar o time de três cores nordestino pela primeira vez. O time — assim como o Flu —  vive um jejum de vitórias no Brasileirão. No caso dos baianos, foram seis derrotas e um empate nas últimas sete partidas. Mas, com um jogo a mais, se encontra em 15º, à frente do Tricolor na tabela pelo número de vitórias (cinco contra quatro do Time de Guerreiros).

Confirmado como novo técnico do Bahia no dia 18, desde que chegou Dabove acompanhou a derrota por 2 a 0 para o Grêmio em Porto Alegre e teve uma semana de treino para preparar a equipe para a partida contra o Fluminense no Maracanã. O treinador, aliás, chegou prometendo intensidade no trabalho.

“Vamos tentar impor nossa forma de jogar, intensidade, compromisso, equipe com personalidade, que tenta jogar igual como mandante ou visitante. Como temos feito em toda nossa carreira. Precisamos de trabalho, tempo. Estamos trabalhando com tranquilidade. Isso é o mais importante. Estamos convencido do plantel que temos. Mas queremos uma equipe competitiva, com personalidade”, disse Dabove em sua apresentação.

Diego Dabove, novo técnico do Bahia, comandando um treino antes da partida contra o Fluminense
De acordo com a imprensa, o treinador realizou dois treinos táticos e ajustou o time (Foto: Felipe Oliveira/ECB)

O Bahia tem a segunda pior defesa do Brasileirão. Com 28 gols sofridos até agora, só não sofreu mais que a lanterna Chapecoense, com 29.  Nos últimos sete jogos, o time baiano sofreu 13 gols, o mesmo número que o líder Atlético-MG, por exemplo, sofreu nas 18 partidas que disputou. Por outro lado, enfrenta o Fluminense que, ainda com um jogo amenos, tem o segundo pior ataque da competição, com apenas 13 gols marcados e à frente do Grêmio, com 12.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Destaques

Para a partida contra o Bahia, Marcão vai ter de ficar atento a alguns velhos conhecidos do futebol carioca. Principalmente com o centroavante Gilberto, um dos artilheiros do Brasileirão ao lado de Edenilson (Internacional) e Bruno Henrique (Flamengo), com 8 gols. O ex-jogador do Vasco, de acordo com dados do SofaScore, também lidera em finalizações e finalizações certas pelo time baiano na competição. Além disso, já balançou as redes 19 vezes em 2021.

Gilberto atuando pelo Bahia contra o Atlético-GO
Em compensação, o camisa 9 só marcou um gol nos últimos 10 jogos (Foto: Felipe Oliveira/ECB)

Rossi, outro ex-Vasco, também merece atenção. O atacante aparece como jogador com mais assistências do Bahia no campeonato, com quatro. Também tem o maior número de grandes chances criadas, quatro, e a maior média de passes decisivos (2,0) por jogo no time de três cores do Nordeste.

Por fim, na parte ofensiva vale ficar de olho em Daniel. Campeão Brasileiro Sub-20 pelo Fluminense em 2015, o hoje volante tem a segunda maior média de passes certos no Brasileirão (89%).

Daniel com a camisa do Bahia
Daniel vem sendo um motor do meio-campo do Bahia (Foto: Felipe Oliveira/ECB)

Já na zaga, o argentino Germán Conti — emprestado pelo Benfica, de Portugal — tem se destacado nas antecipações. Com um média de 2,4 interceptações por partida, o defensor fica atrás apenas de Rodrigo Dourado (Inter), Guga (Atlético-MG) e Busanello (Chapecoense), com 2,5 cada.

Para a partida, Dabove ainda não vai poder contar com o experiente goleiro Danilo Fernandes, com o volante Ronaldo, com o meia Índio Ramírez e com o meia-atacante Thonny Anderson, todos lesionados. Sendo assim, segundo a imprensa,  o time soteropolitano deve entrar com Matheus Teixeira, Nino Paraíba, Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia (Juninho Capixaba); Patrick de Lucca, Daniel e Mugni; Rodriguinho, Rossi e Gilberto.

Desempenho de Dabove, novo técnico do Bahia, em estreias

O Bahia é apenas o quarto clube de Diego Dabove em sua carreira. Antes, o treinador de 48 anos havia conseguido se destacar comandando o Godoy Cruz — vice-campeão argentino em 2018 — e o Argentinos Juniors. Mas, não conseguiu repetir o mesmo sucesso à frente do San Lorenzo, também da Argentina.

Contudo, se tratando de estreias, o comandante costuma ter sorte. São duas vitórias e uma derrota, por enquanto. Em 2018, em seu primeiro jogo à beira do gramado como treinador, o Godoy Cruz venceu o Estudiantes por 1 a 0. Da mesma forma que o San Lorenzo venceu o Arsenal de Sarandí por 2 a 1 já em 2021. A única derrota, no entanto, aconteceu na primeira partida comandando o Argentino Juniors, quando o time perdeu por 2 a 0 para o Colón.

Somando as passagens pelas três equipes, Dabove tem — de acordo com dados do Ogol — 47 vitórias,  34 empates e 27 derrotas em 115 jogos. O treinador deixou o Godoy Cruz com um aproveitamento de 67,7% e o Argentinos Juniors com um de 54,5%. Já no San Lorenzo, o aproveitamento foi de apenas 45%.

ST


Compartilhe

Lucas Meireles

Jornalista formado pela UFRRJ, apaixonado por esportes e pelas boas histórias.

7 thoughts on “De Olho Neles — Sem vencer há sete jogos, Bahia vai estrear novo técnico diante do Fluminense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *