Análise Tática: Não basta só vontade para vencer o Fla-Flu

Compartilhe

O zagueiro Nino destacou, logo após o apito final, que não faltou vontade por parte do Fluminense no Fla-Flu. “Não faltou entrega, não faltou luta”, disse o defensor. Mas não bastava apenas transpiração para conquistar o Campeonato Carioca. Precisava também de inspiração, de uma partida tática e tecnicamente perfeita. No entanto, o Tricolor voltou a cometer os mesmos erros e acabou derrotado por 3 a 1 pelo arquirrival.

Diante do Flamengo, o técnico Roger Machado repetiu a escalação da derrota por 2 a 1 para o Junior Barranquilla. Repetiu também a postura. Uma marcação passiva, posicionada. Procurando mais fechar os espaços do que recuperar a bola.

Quando recuperava, faltava precisão. Recuados, Fred e Nenê não conseguiam acionar a velocidade dos pontas Kayky e Luiz Henrique. O Tricolor terminou a primeiro tempo com um aproveitamento de apenas 68% nos passes, de acordo com dados do SofaScore. Errou 29 dos 92 que tentou na etapa inicial.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Assim, o Flamengo ficava bem mais com a bola. Durante 74% do tempo, para ser mais exato. Em busca de espaço, o time da Gávea mostrava suas variações táticas no momento ofensivo. Saía do 4-4-2 — com Bruno Henrique e Gabriel Barbosa enfiados à frente — ou para 4-2-3-1 — com Arrascaeta pelo meio e Bruno Henrique pela esquerda — ou para o 4-1-3-2 — com uma linha formada por Gérson (na esquerda), Arrascaeta (no meio) e Éverton Ribeiro (na direita).

Movimentação de Gabriel Barbosa confunde a defesa do Flu

A constante movimentação do Flamengo dava certo sobretudo nas laterais. Mas o lance do gol veio em outra jogada conhecida do rival.

Gabriel Barbosa no lance que originou o pênalti
Durante o primeiro tempo, Gabriel Barbosa saiu muitas vezes para buscar a bola entre as linhas do Fluminense. Com o Flu marcando por área, os jogadores ficaram confusos sobre quem marcaria o atacante. Com espaço, o camisa 9 rubro-negro teve calma para lançar Arrascaeta, que ultrapassou Calegari, e sofreu o pênalti de Marcos Felipe (Frame: Reprodução/Cariocão TV)

O rival ainda teve tempo para ampliar a vantagem. A marcação do Fluminense errou na cobertura e acabou deixando Gabriel Barbosa, novamente, livre para finalizar.

Lance do segundo do Flamengo
Com Calegari voltando de ataque, enquanto Martinelli e Nino prestaram a atenção em Bruno Henrique, esqueceram de Gabriel Barbosa aberto na esquerda. Atacante levou e chutou forte, mas a bola poderia ter sido defendida por Marcos Felipe (Frame: Reprodução/Cariocão TV)

Queremos ver mais do início do segundo tempo no Fla-Flu: o time com vontade de recuperar a bola

Perdendo por dois gols de diferença e precisando do empate para levar a decisão para os pênaltis, Roger sacou Kayky e Luiz Henrique para as entradas de Gabriel Teixeira e Caio Paulista. Mas a maior mudança aconteceu na postura.

Assim como em outras partidas, o Tricolor voltou mais agressivo, pressionando o adversário e procurando recuperar a bola. O resultado não tardou a aparecer. Logo aos três minutos, Caio Paulista começou a jogada e após “triangulação” recebeu dentro da área para sofrer um pênalti — marcado após a revisão do VAR. Fred bateu e diminuiu.

Atacante Caio Paulista entrou com vontade no Fla-Flu
Embora ainda seja contestado pela torcida, Caio Paulista tem pedido passagem. Além do pênalti sofrido, o atacante venceu seis duelos e ainda contribuiu com três desarmes. Só Nino, com quatro, desarmou mais no Fla-Flu (Foto: Lucas Merçon/Fluminense Football Club)

O gol incendiou o Flu e e acuou o Fla. Tanto que, com apenas 20 minutos da etapa final, os gandulas já haviam sumido. Mas a falta de repertório ofensivo pesou.

A entrada de Cazares no lugar de Nenê deu mais velocidade nas viradas de jogo. No entanto, sem ultrapassagens coordenadas dos laterais, os atacantes recebiam sempre de frente para dois ou três marcadores.

As chances vieram na bola aérea — “calcanhar de Aquiles” da defesa do Flamengo. Na primeira, Luccas Claro subiu mais que os rubro-negros, mas cabeceou por cima. Enquanto, na segunda, nem Danilo Barcelos, nem Luccas Claro alcançaram o cruzamento na falta cobrada por Cazares.

No fim, a entrada de Abel Hernández e Bobadilla nas vagas de Fred e Yago Felipe tinha a intenção de decretar um abafa, mas acabou esvaziando o meio-campo.

Lance do terceiro gol do Flamengo
No início do lance que originou o terceiro gol do rival, a defesa já se mostra completamente bagunçada com Nino e Martinelli tentando para Pedro com falta (Frame: Reprodução/Cariocão TV)

Próximo jogo

Com a derrota na final do Cariocão, o Fluminense volta suas atenções para a Copa Libertadores da América. Depois de perder em casa para o Junior Barranquilla, o Tricolor precisa vencer o River na Argentina para garantir a vaga sem depender de outros resultados. Mas o início de segundo precisa servir de lição para a próxima partida.

River Plate e Fluminense se enfrentam na próxima terça (25), às 19:15h. no Monumental de Nuñez.

ST

Lucas Meireles


Compartilhe

Lucas Meireles

Jornalista formado pela UFRRJ, apaixonado por esportes e pelas boas histórias.

8 thoughts on “Análise Tática: Não basta só vontade para vencer o Fla-Flu

  • 23/05/2021 em 21:18
    Permalink

    Esquema sem alternativa e substituições manjada, time estagnado com um meio campo fraco e um ataque lento e previsível. Martinelli há várias partidas vem jogando muito mal e nunca é substituído, porque o Roger Machado não escala o Wellington? Se não confia porque deu o aval para o Flu contratá-lo? É inaceitável um lateral que não consegue acertar nem cobrança de lateral, o sr Danilo Barcellos cobrou 4 laterais e deu 3 nos pés do adversário, o fluminense precisa contratar um lateral esquerdo urgente. Sinceramente não estou gostando nada desse esquema do Roger Machado, parece até um jogo de pingue pongue, só ligação direta. Já não confio mais na classificação para a fase seguinte da libertadores. Fred e Nenê não tem mais a menor condições de jogar juntos.

    Resposta
  • Pingback: "Outro time": mesmo com derrotas consecutivas, mudança de postura faz Fluminense ter rendimento melhor no segundo tempo

  • 30/03/2023 em 21:23
    Permalink

    hi!,I like your writing so much! share we communicate more about your post on AOL? I require a specialist on this area to solve my problem. Maybe that’s you! Looking forward to see you.

    Resposta
  • 02/04/2023 em 00:30
    Permalink

    I was suggested this web site by means of my cousin. I’m no longer positive whether this post is written via him as nobody else realize such targeted approximately my difficulty. You’re wonderful! Thanks!

    Resposta
  • 27/10/2023 em 05:34
    Permalink

    194258 461033So funcy to see the write-up within this blog. Thank you for posting it 789309

    Resposta
  • 17/11/2023 em 22:58
    Permalink

    745056 446808I observe there is actually a lot of spam on this blog. Do you want help cleaning them up? I may help in between courses! 738953

    Resposta
  • Pingback: บอลยูโร 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *