Alejandro Domínguez anuncia fair play financeiro na Conmebol: “Não queremos clubes endividados”
O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, revelou que a entidade vai implementar medidas de fair play financeiro para as competições continentais, com o objetivo de tornar as torneios financeiramente mais sustentáveis e competitivos. O anúncio foi feito durante seu discurso de posse para um novo mandato à frente da entidade, agora válido até 2031.
Ele destacou o aumento nas receitas e premiações nos últimos anos, mas ressaltou que é necessário estabelecer limites:
Temos que cuidar muito bem da saúde do nosso futebol. De nada serve ou vai servir gerar dinheiro e investir, com os clubes ficando cada vez mais endividados Então, o próximo passo é inovar e implementar o fair play financeiro. É tempo que a história mude. Não queremos clubes endividados
A medida visa criar regras mais rígidas de controle orçamentário, como já acontece na Europa com a UEFA, e busca garantir mais equilíbrio e responsabilidade nos gastos dos clubes. Segundo o presidente, a intenção é preservar a sustentabilidade dos participantes e proteger as competições sul-americanas de distorções econômicas.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
A iniciativa está prevista para entrar em vigor em breve e isso pode impactar diretamente times como o Fluminense, que nos últimos anos aumentaram significativamente seus investimentos em elenco.
A tendência é que os critérios do novo regulamento envolvam limites de gastos proporcionais às receitas, auditorias independentes e punições esportivas para quem descumprir as normas, embora os detalhes ainda não tenham sido divulgados oficialmente.
Caso a Conmebol avance com a proposta, clubes grandes terão que adaptar suas estratégias para reforços e negociações, o que pode tornar o mercado mais seletivo e vantajoso para clubes bem estruturados.