Análise Tática: Fluminense volta a envolver e vence o Avaí

Compartilhe

Depois de três derrotas consecutivas, o Fluminense voltou a vencer diante do Avaí no último domingo (16), na RessacadaCom um futebol envolvente, digno das boas atuação da Era Fernando Diniz, o Tricolor aplicou um 3 a 0 sobre o Leão da Ilha com gols de Germán Cano, David Braz e Martinelli.

Para a partida, aliás, o treinador do Flu preparou duas novidades. Calegari, que já havia entrado na vaga de Caio Paulista no intervalo da derrota para o América-MG, começou jogando como lateral-esquerdo. Enquanto Yago Felipe entrou no lugar de Matheus Martins — outro substituído diante do Coelho.

Sexto a atuar pela esquerda em 2022, Calegari possui características diferentes, sobretudo em relação a Caio Paulista e Cristiano — os dois com mais jogos no ano. Volante de origem — mas que vinha jogando pela lateral-direita — o jovem apoiou na construção por dentro. Assim, deu mais liberdade para os volantes Martinelli e Yago Felipe se projetarem ao ataque. Ou caindo pelos lados ou pisando na área.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Yago Felipe na vitória do Fluminense sobre o Avaí
Titular pela primeira vez desde a vitória sobre o Fortaleza, Yago Felipe teve uma atuação elogiável. Camisa 20 participou do primeiro e do terceiro gol. Além disso, terminou com quatro passes decisivos e duas chances criadas (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC)

Fluminense abre 2 a 0 sobre o Avaí com gols de cabeça

Com grande risco de rebaixamento, o Leão da Ilha começou então tentando pressionar. Os catarinense levaram perigo ao gol de Fábio logo após o apito inicial. Só que, pouco-a-pouco, o Tricolor assumiu o controle do jogo.

Antes da partida, aliás, o De Olho Neles já denunciava a fraqueza dos avaíanos na bola área. Contra o Botafogo, por exemplo, foram dois gols de cabeça. Da mesma forma que o Fortaleza levou perigo no jogo seguinte.

E o Flu soube aproveitar a deficiência do adversário. Tudo bem que o primeiro gol, marcado por Cano — que voltou a artilharia do Brasileirão —, saiu em um lance mais de oportunismo do centroavante.

Yago Felipe no lance que originou o primeiro gol do Fluminense sobre o Avaí
Tônica do jogo, a defesa do Avaí deu muito espaço para Yago na frente da área. O Volante então enxergou Vladimir adiantado e quase encobriu o goleiro. A bola bateu na trave, mas Cano aproveitou o rebote para marcar o 18º gol na competição (Frame: Reprodução/ge)

O segundo gol, no entanto, saiu de bola parada. David Braz — que entrou na vaga de Nino — lesionado, aproveitou seus 1,87m de altura para ampliar logo após o escanteio cobrado por Jhon Arias.

Terceiro gol com “a cara do Dinizismo”

Em desvantagem, o time de Santa Catarina começou a etapa final da mesma forma que começou o primeiro tempo. Mas a equipe do técnico Lisca continuava a conceder espaços para o Tricolor na frente da área.

O Flu já havia ameaçado, principalmente com Yago Felipe. O camisa 20, no entanto, teria participação em um golaço colativo marcado por outro volante, Martinelli. Com toques curtos e rápidos e aproximação entre os jogadores, o Fluminense envolveu o Avaí.

Com a vitória sobre o Avaí, o Fluminense retornou assim ao G-4. Com 54 pontos, o Tricolor ocupa agora a quarta colocação, a um ponto do Flamengo. O Flu, aliás, agora vai enfrentar o outro rival, o Botafogo, no Clássico Vovô do próximo domingo (23), às 16h, no Maracanã.

ST


Compartilhe

Lucas Meireles

Jornalista formado pela UFRRJ, apaixonado por esportes e pelas boas histórias.