Sem o Flu, clubes se reúnem com Crivella e projetam retorno do Carioca sem público em junho

Compartilhe

Um encontro entre a prefeitura do Rio, liderada pelo prefeito Marcelo Crivella, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) e clubes que disputam o Campeonato Carioca, realizada neste domingo, debateu um projeto para a volta do futebol carioca. Fluminense Botafogo já se mostraram contra essa decisão, não enviaram representantes. A informação é do Globo Esporte.com

A reunião deste domingo ocorreu um dia após o estado do Rio bater o recorde de mortes causadas pelo novo coronavírus. No sábado, foram registrados 248 óbitos pela Covid-19. Desde o início da pandemia, o estado soma 37.912 casos e 3.993 mortes provocadas pelo vírus. Porém, o prefeito informou que os treinos devem ser liberados a partir de terça-feira, e os jogos sem público, a partir de 14 de junho.

Crivella avisou aos clubes que o estado está no pico da curva e inicialmente sugeriu a volta dos treinos no dia 8 de junho e dos jogos no dia 10 de julho, dando tempo para amenizar a crise sanitária causada pelo novo coronavírus. Mas a pressão pela liberação imediata, liderada por Flamengo e Vasco e com apoio da FERJ e dos clubes de menor investimento, fez efeito, e o prefeito cedeu. O presidente do Madureira, Elias Duba, confirmou que houve pressão desses clubes:

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

“Houve pressão do Flamengo e do Vasco, mas todos pequenos também querem a volta. Em julho não podia voltar porque o Brasileiro já vai entrar por janeiro. Precisamos voltar em junho” – disse o mandatário que confirmou que os jogadores do Madureira voltam a treinar na terça. O clube vai fazer nova bateria de testes de coronavírus e decidiu confinar os jogadores em hotel para realizar os treinos.

A FERJ emitiu uma nota sobre a decisão e sobre os novos protocolos. A organização também enviou um edital de convocação aos clubes para uma reunião virtual às 15h desta segunda. Até o atual momento, não se sabe se o Flu participará.

O prefeito Marcelo Crivella divulgou nota na noite deste domingo em que afirma:

“Neste domingo (24/5), nos reunimos com os dirigentes da Federação de Futebol do Rio e todos os Clubes do campeonato estadual (exceto Fluminense e Botafogo), no Riocentro, para falar sobre a volta gradativa dos treinos esportivos.
Os clubes vão permanecer apenas com fisioterapia, reabilitação muscular dos atletas, fisioterapia com bola, tudo levando em consideração o protocolo de segurança para evitar o contágio do coronavírus.”

A cada dia que passa, vemos o número de casos e óbitos aumentado gradativamente e sem qualquer previsão de abaixar. Em estudo levantado pela UFRJ, está sendo recomendado o lockdown para tentar conter o avanço da pandemia no estado. Com quase 4 mil óbitos, pensar em um retorno do futebol parece uma situação bem complicada.

ST


Compartilhe