Scout Saudações: Saiba quem é Rafael Ribeiro, zagueiro que o Flu está negociando para a próxima temporada
O Fluminense já começa a se planejar para a próxima temporada. Dito isso, ontem, como informado em primeira mão pelo “GE” o clube abriu negociações com o Náutico para contratar o zagueiro Rafael Ribeiro em 2021. O defensor renovou o contrato com o time pernambucano nesta quarta feita (21) até 2022 para, teoricamente, ser emprestado ao Flu na próxima temporada. A negociação, a ser firmada só no ano que vem, deverá ser feita por empréstimo, sem custos ao Fluminense. Ao fim do contrato, o clube poderá adquirir o zagueiro por um valor fixado.
Por se tratar de um atleta pouco conhecido entre o torcedor tricolor, nosso “Socut Saudações” foi atrás de mais informações sobre a carreira, números e outras informações sobre o jogador.
Início da Carreira
Apesar de ter nascido no Rio de Janeiro, Rafael chegou na base do Náutico em setembro de 2014 para disputar o sub-20. Em janeiro de 2016, foi promovido para o profissional. Porém, antes de desembarcar em Pernambuco, o defensor passou por uma situação bem cotidiana no Brasil: sair de casa cedo para tentar o sonho de virar jogador. Aos 16 anos, em 2012, ele defendia o Serra Macaense clube que ficou durante um ano e depois se mudou para São Paulo, onde assinou o seu meu primeiro contrato junto ao Comercial FC de (Ribeirão Preto). Foi então que seu antigo empresário o levou para o Náutico, em 2014. Hoje, Rafael está em seu quarto ano como profissional.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
Ou seja, Rafael é formado nas categorias de base do próprio Náutico. Hoje em dia, já é um velho conhecido da torcida, mesmo estando com 24 anos. No ano passado, foi reserva do clube praticamente durante toda a disputa da Série C. Em 2020, passou a ter mais minutos com a camisa alvirrubra. Ele iniciou a temporada como um dos jogadores de rotação do elenco, como a quarta ou quinta opção da zaga. Porém, com as várias lesões ocorridas em atletas do setor, como Ronaldo Alves e Diego Silva, então titulares no começo da temporada e que precisaram passar por cirurgia, o prata da casa ganhou espaço. Desta forma, se tornou o zagueiro mais utilizado do elenco. Disputou 25 dos 37 jogos da equipe até aqui. No total, disputou 63 partidas como profissional, marcando 4 gols.
Abaixo, o vídeo de divulgação dos melhores momentos do jogador com a camisa do Timbu.
Rafael Ribeiro teve muitos problemas entre 2018 e 2019. Assombrado por lesões, o zagueiro nunca conseguiu ter uma sequência consistente de jogos. Em 2020, no entanto, ele já bateu seu recorde pessoal de jogos em uma só temporada. Diante da Chapecoense, fez sua 20ª participação no ano.
No seu primeiro como profissional, em 2017, ainda era um garoto de 21 anos, recém-promovido da base. Atuou só sete vezes. No ano seguinte, em 2018, mais consolidado, dobrou: jogou 15 vezes. Em 2019, no entanto, a evolução foi interrompida. Ele fez só uma partida a mais do que no anterior. Foram 16 jogos na última temporada.
A taxa de participação é de cerca de 65%, superior aos três anos anteriores, quando não chegou nem a participar de 50% das partidas que o Náutico fez em 2019, 2018 e 2017. No ranking de minutos em campo, Rafael é o sétimo. Está atrás de Rhaldney, Wilian Simões, Jean Carlos, Hereda, Erick e do goleiro Jefferson, líder do quesito.
Números na Série B em 2020
Desarmes por jogo: 3,5
Duelos aéreos ganhos: 2,5 (58%)
Duelos no chão ganhos: 1,6 (57%)
Disputa de bolas vencidas: 4,1 (58%)
Jogos sem tomar gol: 3
Interceptações por jogo: 1,5
Eficiência no passe: 84%
Minutos por partida: 84
Nenhum pênalti cometido
Cartões: 1 amarelo
Abaixo, temos o mapa de calor do jogador na Série B. Ou seja, é um defensor que atua pelo lado direito, setor hoje ocupado pelo zagueiro Nino.
Nota SofaScore: 6,8
Dando mais detalhes da negociação, o empresário do jogador, em conversa com o ‘Diário de Pernambuco, Fabiano Barbosa, comentou essa situação;
Opinião do Autor
Rafael, apesar dos 24 anos, me parece mais uma aposta da atual diretoria. Sendo bem sincero, os zagueiros do Fluminense, hoje em dia, são o menor dos problemas do time. Nino, Luccas Claro (renovou recentemente), Digão, Ferraz (também renovou recentemente), Frazan e a promessa Luan, são nomes com um bom calibre para ficarem no Flu por mais alguns anos. E ao que parece, esse possível reforço não vai para o Sub-23. Se sua vinda for realmente confirmada, algum defensor pode estar de saída em breve. Pelo histórico de lesões e pelos números, antes de 2020, apesar de estar no elenco, não tinha muito tempo em campo. Pode ser uma aposta que pode vir a dar certo, como também, muito errado, como aconteceu em diversos casos recentes no Fluminense. Aposta complicada!
ST
João Eduardo Gurgel