Scout Saudações: análise de Gabriel Suazo, do Colo-Colo, possível reforço do Fluminense
Em final de contrato com o Colo-Colo, Gabriel Suazo atraiu a atenção do Fluminense. De acordo com o canal “Sentimento Tricolor”, o clube apresentou, na última sexta-feira (02), uma proposta pelo lateral-esquerdo. Por isso, o ST preparou uma análise do jogador de 25 anos que hoje também defende a seleção chilena.
Revelado pelo Colo-Colo, Suazo despertou também o interesse do Fortaleza. Em seu sexto ano como profissional, viveu em 2022 a sua melhor temporada em números até aqui. Titular e capitão do Cacique, disputou 38 jogos — somando Campeonato Chileno, Libertadores e Copa Sul Americana — com três gols marcados e quatro assistências.

Além disso, o lateral — que já foi tratado como uma das principais revelações do seu país na posição — ganhou mais oportunidades com a camisa do Chile. Foram 10 jogos por La Roja — sendo seis como titular — e mais um passe para gol.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
Como Gabriel Suazo pode encaixar no time de Fernando Diniz?
Bastante participativo, Suazo terminou o Campeonato Chileno, por exemplo, com uma média de 70,6 toques na bola por jogo segundo dados do SofaScore. O lateral — que também pode atuar como meia aberto pelo lado — cobriu todo o setor esquerdo do campo como mostra o mapa de calor.

Veloz e habilidoso, Suazo é o tipo de lateral que apoia bastante. O chileno, portanto, pode ajudar o Flu a manter a amplitude pelo lado esquerdo. Diniz, por exemplo, improvisou o ponta Caio Paulista no setor justamente para isso.
No ataque, o chileno costuma chegar muitas vezes à linha de fundo. Ou para cruzar a bola na área pelo alto ou para dar um passe rasteiro para quem vem de trás. Além disso, Suazo também pisa na área para fazer gols. Como neste marcado sobre o Santiago Wanderes pelo Campeonato Chileno em que o lateral começa a jogada e entra em diagonal.
Na defesa, o jogador também se mostrou bastante sólido. A média de 2,6 desarmes por jogo no Campeonato Chileno é superior a de André, o melhor do Flu no quesito no Brasileirão, com 1,5. Também terminou a com a média de 1,5 interceptações por jogo, mostrando que sabe utilizar a velocidade para se antecipar aos adversários.
Suazo, aliás, já foi muito questionado no Chile ora por atacar muito bem e defender mal, ora por defender bem e atacar mal. Contudo, segundo o comentarista Joza Novallis, o lateral enfim parece ter encontrado um equilibrio em campo.
“Em 2022, a gente percebe que ele é um jogador completo, que consegue atacar muito bem e defender muito bem também. Isso provavelmente vem da maturidade, do entendimento do jogador daquilo que está errado no seu jogo e daquilo que é preciso consertar”, explicou o jornalista que é especialista no futebol sul americano.
Números de Gabriel Suazo no Colo-Colo
Com passagens pelas Seleções Chilenas de base, Gabriel Suazo estreou como profissional no segundo tempo da derrota por 1 a 0 do Colo-Colo para o San Marcos Arica pelo Campeonato Chileno. Desde então, foram ao todo 241 jogos — contando as partidas pelo clube e pela seleção — com 10 gols marcados e 15 assistências.
Pelo Cacique, aliás, ‘El Capi’ conquistou dois Campeonato Chilenos, três Copas do Chile e três Supercopas Chilenas. Na última temporada, além de erguer o troféu de campeão, Suazo encerrou o Campeonato Chileno com:
- 26 jogos
- 3 gols
- 2 assistências
- 78% de precisão no passe
- 20% de precisão no cruzamento
- 67 desarmes completos
- 155 disputas vencidas
- 38 interceptações
- 45 dribles certos
- 31 passes decisivos
- 3 amarelos
- 1 pênalti feito
Por que Suarez vai deixar o Colo-Colo?
Titular, capitão e convocado constamente para a seleção do país, fica difícil imaginar porque o Cacique abriria mão de um jogador como Gabriel Suazo. No entanto, o lateral já vinha dando indícios de que o seu ciclo na equipe chilena estava perto do fim.
Com contrato só até Dezembro deste ano, o jogador em Novembro chegou a admitir que seu futuro era incerto. “Estou feliz aqui, é minha casa, mas tenho meus ojetivos também e sonhos para cumprir”, comentou o jogador.
Desde então, o lateral-esquerdo teve o seu nome especulado no River Plate, da Argentina, no Sporting, de Portugal, além de Fluminense, Fortaleza e Grêmio, que negocia com Reinaldo — outro em que o Flu estava interessado — para a posição, no Brasil.
ST