O absurdo que fazem com o futebol brasileiro

Compartilhe

Uma verdadeira VARgonha o que vem acontecendo nos gramados brasileiros. Ou melhor, fora deles. O VAR, que chegaria para acabar com as “dúvidas” do futebol, na realidade veio referendar a pouca vergonha. Sim, não há outro nome para o que acontece se não POUCA VERGONHA. Isso porque agora a roubalheira é provada, de forma cabal, a cada lance controverso anotado em favor de um ou outro que, curiosamente, também eram favorecidos pelos erros de arbitragem sem a presença do VAR.

Não vamos discutir aqui um lance isolado ou outro, em que o queridinho da mídia foi beneficiado, de forma isolada. Mas vamos apenas ilustrá-los para que sirvam de exemplo. Esse último lance do goleiro pegar a bola fora da área é um deles. Outro podemos falar sobre o Fla x Flu, em que foram procurar um impedimento no lance em que Maldini Ferraz divide a bola com Rodrigo Caio (lance normal), e Léo Santos anota o gol, e voltaram com uma falta(!!!) absurda a favor do time do lado de lá da força. Nada mais evidente do que o VAR chegou para fazer no Brasil.

Ele, ao invés de equalizar lances polêmicos, e acabar com a subjetividade desses lances, ou seja, acabar com a famosa “interpretação” do árbitro, tirou essa subjetividade de dentro de campo e a colocou numa sala isolada, com 4 pessoas que analisam, ao bel prazer, aquilo que deve ou não ser anotado pela marionete, ops, pelo árbitro que está em campo. O propósito do VAR não era esse… Mas aqui no Brasil, estão consolidando o favorecimento a determinados clubes e prejudicando outros. O Flu é um grande exemplo de prejuízo.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

No jogo contra o Goiás anularam um gol – o que seria o último de Everaldo com a camisa tricolor – sob a argumentação de que Luciano estaria impedido e atrapalho o goleiro; contra o Santos a bola pega nitidamente na mão do zagueiro, dentro da área, e o jogo segue; já contra o Bahia, a bola pega quase no ombro de Gilberto, que estava meio de costas e de lado, e o tal do VAR dá o pênalti. E se puxar pela memória teremos mais lances. Mas. para o nosso ponto de vista, serve.

Resumindo a ação do VAR até aqui. Quando há um lance polêmico, ou pelo menos pela interpretação dos caretas da salinha seja assim, os caras chamam a marionete, ops de novo, o árbitro de campo que coloca a mão no ouvido. Se o lance for desfavorável ao time “A” eles voltam no tempo, tal qual o DeLorean  de “Doc Brown”, até acharem algo que justifique, ou que tente justificar, uma infração que beneficie o tal time – lembra do lance do Ferraz, citado acima? – ou seja, se for lance contra, e de forma óbvia – aquele que tem que marcar de tão claro que é – eles vão voltando o video-tape até achar algo que justifique alguma anotação, falta, impedimento, perigo de gol, um esbarrão e afins, para que se possa marcar alguma coisa a favor do time preferido. Quando não, ou ignoram ou deixam para lá (aquele lance com o CSA é uma prova contundente do que falamos aqui).

E não para por aí. A questão do acréscimo de tempo então ficou ainda mais à disposição deles, sem critério nenhum. É só parar para pensar um pouco que fica claro que essa parte também está ao bel prazer da arbitragem. Ora, imaginemos um lance que ocorreu aos 15 minutos de jogo. Mas o VAR e a marionete, ops outra vez, o árbitro de campo demoram 4 minutos para decidirem o que fazer. Aí acham um lance aos 13 que foi “irregular” – dependendo a favor de quem e quando – e anotam a falta ali, naquele momento do jogo. O que deveria acontecer? O acréscimo de tempo deveria levar em consideração, também, em qual minuto o jogo retroagiu para seguir em frente. Ou seja, nesse caso acima, deveria ser acrescido ao final os 4 minutos de demora da decisão mais os dois minutos em que o jogo correu mas não valeu de nada = 6 minutos de acréscimos em apenas uma polêmica. Se tiverem mais duas, seria mais ou menos isso também.

Hoje, o que vemos pelos gramados brasileiros, são acréscimos de tempo em que não fazem o menor sentido em relação ao tempo parado pela (1) cera e (2) VAR. Isso somando, em alguns casos, poderia chegar a 15 minutos. Alguém já viu algum acréscimos nesse magnitude que não tenha sido ocasionado por falta de luz ou algum outro incidente mais grave? Nem eu.

O que deveria acontecer seria o seguinte: jogo parado, o lance é revisado pelo VAR. Foi anotado uma falta, no tempo de jogo, aos 25 minutos. Demorou 5 minutos para recomeçar. O que fazer? Dar esses 5 de acréscimo lá na frente? Não. Recomeça o jogo com 25 minutos. Simples para caramba à beça, não? Eles não voltam no tempo para revisar? Então que seja assim. Naquele exato momento em que acharam uma infração, que o jogo recomece ali, naquela cronometragem. Ah, mas aí o jogo poderia demorar mais do que 2 horas ao todo, e as televisões teriam que alterar  grade de programação… Vão fazer isso? A toda poderosa mãe do queridinho da mídia? Pois é. Também duvido.

O que a CBF deveria ter feito era, obviamente, ter testado o VAR em categorias de base do futebol brasileiro. Nós temos tantos campeonatos bons, de nível técnico alto – sobretudo em suas fases finais – e o VAR poderia muito bem ter sido implementado ali para, só depois de avaliado e ter suas evidentes falhas corrigidas, ser implementado nos profissionais.

A intenção da FIFA ao promover o VAR era trazer uma equidade maior nas decisões da arbitragem. Por isso é que ele só pode ser usado em 4 momentos. No texto original do protocolo aprovado pela Fifa, “assistência por vídeo procura detectar erros claros e óbvios em situações que possam modificar o resultado de um jogo”. São elas.

  • Gol;
  • Pênalti;
  • Cartão vermelho direto;
  • Confusão de identidade;

Ou seja, aquela falta no meio de campo que o juiz deixou passar, 40 segundo antes do lance de pênalti, não está no protocolo. Mas aqui a utilizamos a torto e a direito. Não, corrigindo, só usamos a torto porque a direito não usamos não. O futebol brasileiro padece com a utilização do equipamento que, por mais incrível que pareça, teve um primeiro relatório favorável. Claro, os erros crassos favorecem somente a um ou outro time. Os demais, quando de enfrentam, não tem tanta polêmica assim.

Precisamos evoluir no quesito VAR no Brasil. Porque se não, só “VAR” interessar a quem não quer justiça naquilo que acontece em campo. Não é isonomia que queremos? Então defendam o real propósito do VAR e fiquem alertas quanto ao que vem sendo feito até aqui. Precisamos de mais coragem para falar sobre isso e mais representatividade dos 18 clubes que se sentem prejudicados no campeonato Brasileiro.

ST

Washington de Assis


Compartilhe

9 thoughts on “O absurdo que fazem com o futebol brasileiro

  • 13/07/2019 em 08:39
    Permalink

    Perfeito .. ainda tem o Lance do Agenor que pegou pênalti e ainda foi expulso…. lembro que nas únicas vezes que o Var atuou em pênaltis (acho que no mundo inteiro) foram jogos do FLU… absurdo….
    No final das contas, os times da mídia sempre serão beneficiados..infelizmente esse é o Brasil..
    saudações Tricolores

    Resposta
  • 13/07/2019 em 08:58
    Permalink

    Nada mais absurdo esse VAR. O queridinho da mídia, como você chama muito bem, sempre é favorecido… se a Fifa não intervier no Brasil esse escândalo só tende a aumentar
    Parabéns por mais essa coluna…
    Sou fã do site ha muito tempo e sempre te sigo Washington…

    ST

    Resposta
  • 13/07/2019 em 09:00
    Permalink

    Penso exatamente assim…
    Essa m*** só veio para tumultuar ainda mais… quando é lance polêmico para os queridinhos, como bem vc chama, não pega nada…
    Abre o olho Flu

    Resposta
  • 13/07/2019 em 09:01
    Permalink

    Perfeito mais uma vez.
    Sou fã desse site há muito tempo..

    Resposta
  • 13/07/2019 em 11:33
    Permalink

    Mais uma vez a constatação da força política do Varmengo, curioso que o juiz não deu a falta ao lado dele no decorrer do jogo , mas depois quando constatou-se que houve penalti, achou uma falta antes?! É triste esta desigualdade , visto que o Atlético martelou quase todo o jogo contra o Flamengo e foi prejudicado. Sem sombra de dúvida a estrela do Jogo foi o técnico Tiago Nunes do Atlético.

    Resposta
  • Pingback: 뉴토끼

  • 10/09/2023 em 23:50
    Permalink

    Totally! Find news portals in the UK can be unendurable, but there are many resources accessible to cure you find the unmatched one as you. As I mentioned in advance, conducting an online search with a view https://shellyshairandbeauty.co.uk/pag/reasons-behind-vinita-nair-s-departure-from-cbs.html “UK news websites” or “British news portals” is a vast starting point. Not one will this give you a encyclopaedic tip of news websites, but it choice also provide you with a improved understanding of the in the air story prospect in the UK.
    Aeons ago you obtain a itemize of imminent news portals, it’s important to value each undivided to determine which richest suits your preferences. As an example, BBC Dispatch is known in place of its intention reporting of intelligence stories, while The Guardian is known quest of its in-depth opinion of governmental and social issues. The Disinterested is known representing its investigative journalism, while The Times is known for its work and wealth coverage. By entente these differences, you can pick out the news portal that caters to your interests and provides you with the news you call for to read.
    Additionally, it’s quality looking at neighbourhood pub expos‚ portals with a view specific regions within the UK. These portals lay down coverage of events and news stories that are fitting to the area, which can be specially helpful if you’re looking to charge of up with events in your local community. For occurrence, shire good copy portals in London number the Evening Standard and the Londonist, while Manchester Evening News and Liverpool Reflection are in demand in the North West.
    Inclusive, there are tons bulletin portals readily obtainable in the UK, and it’s high-level to do your experimentation to unearth the united that suits your needs. By evaluating the different news programme portals based on their coverage, dash, and editorial angle, you can choose the song that provides you with the most relevant and interesting info stories. Meet luck with your search, and I ambition this information helps you come up with the perfect news broadcast portal suitable you!

    Resposta
  • Pingback: buy Ruthless OG Strain

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *