Mandou bem? Confira os dados completos de Fred após a saída do Flu

Compartilhe

10 de Junho de 2016. Esse foi o dia em que Frederico Chaves Guedes oficialmente deixou o Fluminense, clube que defendia desde 5 de março de 2009, quando chegou do Lyon-FRA.

Após assinar a rescisão com o Fluminense, fechou contrato com o Atlético-MG até o fim de 2018. O camisa 9 tinha compromisso com o Flu até 31 de dezembro de 2018 e custaria pelo menos mais R$ 33 milhões até lá. Ganhava R$ 800 mil por mês entre salários e direitos de imagem. Na época, avisou que não queria ser um peso para o clube das Laranjeiras.

No mesmo ano o camisa 9 teve algumas rusgas recentes com o técnico Levir Culpi, principalmente por causas das seguidas substituições. Desde que voltou de uma lesão, o capitão disputou cinco jogos e foi sacado em outros quatro, gerando uma grande insatisfação.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Como dito pelo GloboEsporte.com, a vitória sobre o Madureira, o único jogo dessa lista que Fred jogou até o fim, foi marcada ainda por uma discussão no vestiário. No intervalo da partida, o capitão reclamou muito com os mais jovens de que a bola não estava chegando. Levir o interrompeu e disse que quem falava ali era ele. O camisa 9 não gostou. Para piorar, ainda perdeu um pênalti no segundo tempo e manteve o jejum.Quando foi sacado aos 15 minutos da etapa final contra o Tombense, o atacante deixou o estádio sem falar com ninguém. Perguntado sobre, o treinador respondeu:

– Um cara me perguntou: ”A saída do Fred foi um pedido dele?”. Eu respondi: ”Não, foi um pedido meu” (risos). É incrível como as pessoas passam a liderança para um cara que não tem que assumir a liderança do clube. Fred tem que assumir a liderança do time. Aliás, é um líder natural. Não acho que ele deve receber todo esse peso que dão a ele. Não pode comandar o clube, a não que que pare de jogar e assuma o comando. Ai fica tranquilo, ele manda, dá as cartas – disse Levir ao programa ”Esporte Fantástico.

No dia de sua saída, Fred falou que tinha se resolvido com o treinador.

– Já me acertei com o Levir. Falei isso na época, fui claro. Pensei que era algo político para a minha saída e vi que não teve nada disso. Levir não teve peso algum nisso. Graças a Deus tive tempo de pedir desculpas ao Levir, a família, ao grupo. Reconheci meu erro. Tivemos uma conversa franca.

Levir foi demitido no início de novembro do mesmo ano.

Como dito, Fred foi parar no Atlético Mineiro, completando assim o ciclo de ter jogado pelas três equipes grandes de Minas Gerais. Revelado pelo América-MG, passou pelo Cruzeiro antes de ir para a França.

Em 2016, pelo Brasileirão, o atacante já tinha feito seis jogos pelo Flu e marcado dois gols. Após a mudança, concluiu mais 28 partidas e 12 gols pelo Galo.

Em 2017, também pelo Atlético, Fred fez um ano brilhante. Juntando Primeira Liga(1), Brasileirão(12), Libertadores(6), Copa do Brasil(1) e Campeonato Mineiro(10), balançou as redes 30 vezes em 55 partidas. Além disso, deu 10 assistências na temporada. Ele marcou presença em 35% dos gols alvinegros no ano. Foi campeão mineiro com o Galo.

Já em 2018,  Fred rescindiu com o Atlético e no mesmo dia, assinou com o Cruzeiro em uma negociação que até hoje, envolve muita polêmica, uma vez que, previa no contrato, que caso o jogador fosse para o rival, a Raposa teria que arcar com cerca de 10 milhões de reais. A situação se estende na justiça até os dias de hoje.

Com o clube celeste, o camisa 9 foi novamente campeão mineiro e também, da Copa do Brasil. Porém, teve uma grave lesão em março, na semifinal do estadual contra o Tupi, ocasionando a ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito (LCA). Ele retornou no fim de setembro. Na temporada, foram apenas 15 jogos e 4 gols marcados (três no Brasileirão e um no mineiro).

Em 2019, o jogador levantou pelo terceiro ano seguido o título de campeão mineiro. Ficando afastado das lesões, Fred disputou 54 partidas na temporada e balançou as redes 21 vezes, sendo quatro na libertadores, cinco no brasileiro e 12 no estadual, onde também ganhou o prêmio de artilheiro. Porém, fez parte da equipe cruzeirense responsável pelo rebaixamento do clube para a segunda divisão.

DADOS:

Galo: Meio de 2016 e 2017 – 83 Jogos / 42 Gols

Cruzeiro: 2018 e 2019 – 69 Jogos / 25 Gols

CURIOSIADE:

Fred nunca fez gol no Fluminense. Era sempre muito cobrado pela torcidas de Cruzeiro e Atlético, mas nunca conseguiu ir ás redes contra o clube que mais vestiu a camisa na carreira. E também, nunca escondeu o amor e o carinho que teve pelo clube. Sempre falou que tinha interesse em voltar a vestir a camisa verde, branca e grená. E agora, esse sonho está mais perto do que nunca.

ST

João Eduardo Gurgel

 


Compartilhe

4 thoughts on “Mandou bem? Confira os dados completos de Fred após a saída do Flu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *