Maior torcida do Peru e liderados por um argentino multicampeão – Conheça tudo sobre o Alianza Lima, adversário do Flu na Libertadores

Compartilhe

O grupo do Fluminense para a disputa da Libertadores 2024 está definido. O Tricolor vai enfrentar o Colo-Colo-CHI, Alianza Lima-PER e Cerro Porteño-PAR. O Alianza, conhecido também como “Los Blanquiazules” e “Los Portrillos”, é o de menor tradição entre os três adversários. Os peruanos se classificaram diretamente para a fase de grupos da Libertadores, após terminar em 3º no campeonato local. O clube de 123 anos de história, participará da competição pela 30ª vez, o menor número comparado aos outros da chave. As melhores campanhas foram nos anos de 1976 e 1978, quando foi eliminado na semifinal, em triangulares vencidos por Cruzeiro e Deportivo Cali, respectivamente. O time detém a pior sequência sem vitórias da Libertadores, foram 11 anos sem vencer, até superar o Libertad pelo placar de 2 x 1, no ano passado. O recorde negativo é de 30 jogos, 6 empates e 24 derrotas.

JOGADORES IMPORTANES E COMANDANTE

O protagonista do Alianza Lima é o atacante argentino Hernán Barcos, de 39 anos, que coleciona passagens em Cruzeiro, Palmeiras e Grêmio no futebol brasileiro. Barcos é o artilheiro da equipe esse ano com três gols em oito jogos, e também possui duas assistências. Ele divide a artilharia com o outro centroavante Cecilio Waterman, de 30 anos, que nasceu no Panamá e chegou em janeiro desse ano no clube. O panamenho começou a carreira San Miguelito-PAN e passou por times importantes no futebol sulamericano como Deferson-URU, Cobresal-CHI e Universidad de Concepción-CHI. O jogador é outro experiente no plantel e atualmente é titular da seleção do Panamá, com 37 jogos e dez gols marcados no geral.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Foto: Jack Díaz

A promessa da equipe é o meio campo Catriel Cabellos , de 19 anos, que veio do Racing-ARG. O argentino tem seis partidas no ano e já balançou a rede em duas oportunidades. O jogador revelou ao jornal “Líbero” que pediu a transferência por estar sem espaço em Avellaneda. Após chegar em Lima, ele atuou bem nos primeiros jogos e é peça fundamental na equipe.

Foto: Alianza Lima / X

O elenco é comandado por Alejandro Restrepo, de 42 anos, que chegou em janeiro deste ano. Ele começou a carreira nas categorias de base do Atlético Nacional e assumiu o time principal em 2021. O técnico surpreendeu após fazer uma campanha satisfatória pela Libertadores ano passado, e alcançou as quartas de final com o Deportivo Pereira.

Foto: Alianza Lima

PROTAGONISTA NO FUTEBOL PERUANO

Foto: Divulgação / Alianza Lima

A equipe é uma das mais vitoriosas do Peru e é a 2ª com mais conquistas do campeonato local com 25 títulos, atrás apenas do Universitário com 27. O 2 Supercopa Peruana e 1 Copa Peruana. O único título internacional vencido foi a Copa Simón Bolívar de 1976. Nesse torneio, apenas times da Venezuela, Colômbia, Peru, Equador e Bolívia participavam. A competição teve fim no mesmo ano que o Alianza venceu e teve duração de seis anos. Na atual temporada, o time não vive bom momento e perdeu os últimos três jogos dos oito já disputado no campeonato peruano. Estão em 7º, com quatro vitórias e quatro derrotas.

ESTÁDIO 

Foto: Alianza LIma

O Alianza Lima vai mandar os jogos da Libertadores no Estádio Alejandro Villanueva, em Lima. A casa dos Los Blanquiazules foi inaugurada em 27 de dezembro de 1974 e tem capacidade para 35 mil torcedores. O clube está impedido de jogar no local pela liga peruana, pois na final do ano passado entre Alianza x Universitário, as luzes foram desligadas depois da perda do título, impossibilitando a festa dos adversários. Portanto, os jogos ocorrem no Estádio Nacional do Peru. São oito meses de punição, que não vale para a Copa Libertadores.

MAIOR TORCIDA DO PERU

Foto: Divulgação / via X

Em estudo realizado Instituto de Estudios Peruanos (IEP) em 2020, a maior torcida é a do Alianza, com 19% da população. A segunda maior torcida é a do Universitário com14% de torcedores. Em terceiro lugar no estudo aparece o Sporting Cristal com 8% dos cidadãos ao seu lado.

HISTÓRIA RECENTE NO TRIBUNAL

Elenco rebaixado para segunda divisão peruana Foto: Divulgação

O Alianza Lima é um dos clubes do futebol mundial que nunca foram rebaixados. Porém, após terminar o campeonato de 2020 na zona de rebaixamento com apenas 26 pontos, o clube foi aos tribunais para evitar essa mancha histórica. Na ocasião, Carlos Stein e Alianza estavam separados por um ponto ao término da competição, e os advogados dos blanquiazules se aproveitaram da situação para entrar com recurso contra uma irregularidade financeira do adversário direto.

Carlos Stein foi denunciado por atrasar o pagamento de salários, e em um primeiro momento, a federação peruana decidiu que não haveria punições. Visto isso, o Alianza acionou o Tribunal Arbitral do Esporte, que atribuiu à Federação Peruana de Futebol que deveria haver uma punição para o Carlos Stein. A equipe, que já havia estreado na elite peruana em 2021, perdeu dois pontos e amargou o rebaixamento, salvando o Allianza de um inédito rebaixamento.


Compartilhe

53 thoughts on “Maior torcida do Peru e liderados por um argentino multicampeão – Conheça tudo sobre o Alianza Lima, adversário do Flu na Libertadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *