Flunel do Tempo: Há 11 anos Fluminense vencia Ceará no Engenhão

Compartilhe

Há cerca de 11 anos, pelo Brasileirão de 2010, o Fluminense vencia o Ceará por 3 a 1 no Engenhão. A partida teve o argentino Dario Conca como grande destaque. O camisa 11 contribuiu com duas assistências para Washington Coração Valente. Antes, Mariano já havia aberto o placar. Enquanto Geraldo descontou para os cearenses. O Tricolor enfrenta o Vozão nesta quarta-feira (07), às 21:30h, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.

Assim como hoje, o Fluminense não contava com o Maracanã. O Templo do Futebol atualmente está cedido a Conmebol para final da Copa América, enquanto que, em 2010, começava as reformas para Copa do Mundo de 2014. Por isso, o clube mandou a partida no Engenhão — à época ainda chamado de Estádio Olímpico João Havelange. Além disso, podemos ver outras coincidências entre os times. Como, por exemplo, ter um jogador experiente no meio-campo, Deco em 2010 e Nenê no atual, e de um centroavante veterano com fama de artilheiro, Washington e Fred.

Em 2010, o Fluminense entrava em campo como líder do Brasileirão, mas não vencia a três rodadas. Por isso, a equipe de Muricy Ramalho começou pressionando.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

O Tricolor abriu o placar aos seis minutos. Mariano cobrou lateral para a Conca e recebeu de volta. O camisa 2 fez então sua famosa jogada, cortando para o meio e cruzando de perna trocada. Mas a bola— sem querer, querendo — encontrou o caminho direto para o gol de Michel Alves. 1 a 0 Flu.

O Vozão, por outro lado, chegou a ameaçar com um velho conhecido dos tricolores. Magno Alves desarmou Valencia e chutou de fora da área, saindo à direita do gol de Fernando Henrique. Mas ficou só nisso. O dia era mesmo de outro artilheiro.

Conca e Washington brilham em primeiro tempo alucinante

Com dois gols, Washington terminou como o destaque do Fluminense na vitória do Fluminense sobre o Ceará no Engenhão
Washington comemorando o seu segundo gol na vitória sobre o Ceará (Foto: Wallace Teixeira/Photocamera)

A blitz do Fluminense sobre o Ceará continuava no Engenhão. Júlio César até tentou colocar Washington na cara do gol. Mas Michel Alves saiu e cortou com os pés. Aos 22 minutos, no entanto, o arqueiro nada pode fazer quando Conca — após uma triangulação com Mariano e Deco — deu um linda enfiada para o Coração Valente, que precisou só de um toque sutil para balançar as redes. 2 a 0.

Aos 30, novamente o Coração Valente. Desta vez, Conca fez grande jogada individual, levantou a cabeça e cruzou para trás. E Washington — com a calma de um artilheiro — chegou batendo de primeira para ampliar. 3 a 0.

Conca deixando o zagueiro Anderson sentado na vitória do Fluminense sobre o Ceará no Engenhão
Conca deixou o zagueiro Anderson — que viria para o Flu em 2011 — no chão antes de cruzar para Washington (Foto: Wallace Teixeira/Photocamera)

O Tricolor ainda perdeu uma grande oportunidade de fazer o quarto. Leandro Euzébio — de forma surpreendente — arrancou pela direita, driblou e cruzou para Mariano, que entrava pelo meio. Mas o lateral bateu por cima do gol.

Já na segunda etapa, Conca chegou a driblar Michel Alves. No entanto, o goleiro conseguiu se recuperar. O mesmo Conca que levantou na medida para Carlinhos, mas o lateral-esquerdo, em cima da linha, não conseguiu tocar na bola.

Enquanto isso, o Ceará também ameaçava. O Vozão perdeu algumas chances com Kempes. Magno Alves também obrigou FH a defender primeiro com as mãos e depois com os pés. Mas foi o angolano Geraldo — após arrancada de Camilo — que descontou para o Alvinegro. 3 a 1 já aos 44 do segundo tempo.

Com a vitória, o líder Fluminense chegou então aos 41 pontos. O Tricolor terminaria tricampeão brasileiro com 71 pontos após vencer o Guarani no mesmo Engenhão.

Ficha técnica – Fluminense 3 x 1 Ceará

Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro.

Data: 08/09/2010.

Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (AL).

Assistentes: Ednilson Corona (Fifa/SP) e Luís Alberto Kallenberger (SC).

Gols: Mariano aos 6; Washington aos 22 e aos 30 minutos do primeiro tempo; Geraldo aos 44 minutos do segundo tempo

Cartões amarelos: Fernando Bob (Fluminense); Michel, Heleno, Anderson (Ceará)

Público: 4.632 (pagantes) / 5.698 (presentes)

Renda: R$ 85.440,00

Fluminense: Fernando Henrique, Gum, André Luis, Leandro Euzébio; Mariano, Valencia (Belletti), Fernando Bob (Marquinho), Conca, Deco e Julio Cesar (Carlinhos); Washington

Ceará: Michel Alves, Anderson, Fabrício e Diego Sacoman; Heleno (Geraldo), Michel, João Marcos, Camilo (Oziel) e Ernandes; Kempes e Magno Alves.


Compartilhe

Lucas Meireles

Jornalista formado pela UFRRJ, apaixonado por esportes e pelas boas histórias.

25 thoughts on “Flunel do Tempo: Há 11 anos Fluminense vencia Ceará no Engenhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *