Flúnel do Tempo: Há 11 anos, Fluminense bateu o Avaí no Engenhão com dois gols de Fred

Compartilhe

Por: João Pedro Cupello

Nesse domingo (16), às 19 horas, o Fluminense e Avaí se encontrarão na Ressacada, em jogo válido pela 32ª rodada do Brasileirão. O jogo, que terá portões fechados, é importantíssimo para o tricolor se manter na briga pela Libertadores.

Nesse mesmo contexto que se encontra agora, o Flu já esteve há 11 anos, no Brasileirão de 2011. Nessa temporada, o tricolor das Laranjeiras também estava na briga pela vaga para a Taça Libertadores, e precisava de uma vitória contra o Leão da Ilha dentro do Engenhão, em jogo válido pela 25ª rodada, para seguir nela. Naquela altura, o clube também se encontrava na 5ª colocação do campeonato, assim como no presente, e era perseguido por rivais que vinham logo embaixo. Naquela ocasião, Flamengo, Internacional e Santos eram os clubes que ameaçavam a quinta posição do Flu.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Porém, graças a grandes atuações de Fred e Deco, o Fluminense venceu o Avaí nesse jogo importante pelo placar de 3 a 1. Os gols da partida foram feitos pelo camisa 9 tricolor (duas vezes) e Alejandro Martinuccio.

Jogo truncado que Fred, em posição irregular, deu a tranquilidade no primeiro tempo

Foto: Photocamera

O primeiro gol do tricolor foi marcado aos 5 minutos de jogo. Rafael Sobis faz boa jogada pela esquerda do ataque tricolor e passa para Lanzini, que cruza para a área. A bola ficou com Marquinho que, de primeira, chuta para o gol. Entretanto, o goleiro Felipe Garcia, que mais tarde jogaria pelo Fluminense, defendeu, mas deu rebote. Nele, Fred estava alerta, e estufou as redes do Engenhão. 1 a 0 para o clube das Laranjeiras.

Todavia, a vitória parcial do tricolor não duraria muito tempo. Aos 8 minutos, o meia Lincoln faz grande jogada no meio de campo, carrega a bola até a entrada da área e, com categoria, deixa a bola para William. O camisa 9 do Avaí acerta bom chute e empata a partida. A partir daí, o jogo ficou apertado, com o Leão da Ilha crescendo no jogo e com o tricolor com dificuldades de quebrar a defesa do clube catarinense.

Entretanto, mais uma vez Fred trouxe a vantagem para o Fluminense na partida. Após bela tabela de Marquinho com Rafael Sóbis, o meia deu um biquinho na bola para o camisa 9 tricolor. O ídolo do Flu, em posição de impedimento, recebeu a bola e chutou na saída do goleiro Felipe Garcia, colocando o Flu novamente com a vitória.

Deco entra, faz magia e Flu garante a vitória na segunda etapa

Chapéu de Deco em cima de Batista – Foto: Photocamera

O começo do 2º tempo para o tricolor foi bem complicado. Displicente, a equipe não conseguia chegar bem ao ataque. Além disso, o Flu dava espaços para o Avaí atacar, trazendo novamente o medo de um novo empate. Para mudar esse cenário, o então treinador do Fluminense, Abel Braga, promoveu duas substituições aos 28 minutos. Saíram Rafael Sóbis e Lanzini para as entradas de Deco e Martinuccio.

O tricolor ganhou força na partida. Deco fez grande atuação, com passes de qualidades e colocando uma nova dinâmica para o Fluminense. Já Martinuccio fez o terceiro gol que sacramentou a vitória no Engenhão. Aos 35 minutos, após boa jogada de Mariano pela direita, o lateral cruza para a segunda trave. O argentino se esticou, completou para as redes e fez o seu primeiro e único gol com a camisa do Flu.

O jogo ainda teve tempo para, talvez, o lance mais marcante de Deco pelo tricolor. Após bicão para frente, o camisa 20 dominou com extrema categoria, deu um lençol em cima do volante avaiano Batista, matou no peito e tocou para o lado, animando muito a torcida do Flu presente no Engenhão. Sem maiores momentos e com a vitória garantida, o juiz encerra a partida, o Fluminense vence o Avaí seguia na briga pela vaga na Libertadores, que mais tarde conseguiria ter.

ST


Compartilhe