Flúnel do Tempo: a última vez que o Fluminense eliminou um paranaense pela Copa do Brasil foi no ano do título

Compartilhe

O Fluminense entra em campo hoje no Maracanã para decidir sua vaga diante do Operário, após o empate por 0 a 0 no jogo de ida, no Paraná. E o confronto desta noite traz uma curiosidade histórica: a última vez que o Tricolor enfrentou um clube paranaense pela Copa do Brasil foi há quase duas décadas — e terminou com classificação tricolor fora de casa e título.

Em 2007, o Fluminense enfrentou o Athletico Paranaense pelas quartas de final da Copa do Brasil. Depois de um empate por 1 a 1 no Maracanã, o time carioca foi até a Arena da Baixada pressionado pela necessidade de vencer ou empatar por dois ou mais gols.

O cenário era complicado: estádio lotado, pressão da torcida e um adversário forte dentro de casa. Mas aquele time comandado por Renato Gaúcho mostrou personalidade.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

O jogo foi duro, físico e bastante equilibrado. O Athletico tentou impor pressão desde o início, mas encontrou um Fluminense muito seguro defensivamente, liderado por nomes como Thiago Silva, Luiz Alberto e Fernando Henrique.

Até que, aos 29 minutos do segundo tempo, veio o momento decisivo.

Adriano Magrão, um dos heróis do título, que havia entrado durante a partida, aproveitou a oportunidade e marcou o gol da vitória por 1 a 0, silenciando a Arena da Baixada e garantindo a classificação tricolor.

Ficha técnica

ATHLETICO-PR 0 x 1 FLUMINENSE
Competição: Copa do Brasil 2007
Local: Arena da Baixada, Curitiba (PR)

Gol: Adriano Magrão, 29’ do 2º tempo

Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP)
Público: 24.496 torcedores
Renda: R$ 305.345,00

Cartões amarelos: Romeu (Fluminense), Erandir (Athletico-PR), Thiago Neves (Fluminense), Júnior César, Luiz Alberto (Fluminense)
Cartão vermelho: Guilherme (Athletico-PR)

ATHLETICO-PR: Guilherme, Jancarlos, Danilo, Marcão e Nei; Alan, Bahia, Erandir (Pedro Oldoni), Evandro (Válber) e Ferreira; Netinho (Viafra) e Alex Mineiro.
Técnico: Oswaldo Alvarez

FLUMINENSE: Fernando Henrique, Carlinhos, Luiz Alberto, Thiago Silva e Júnior César; Fabinho (Lenny), Arouca, Romeu (Thiago Neves) e Cícero; Rafael Moura (Adriano Magrão) e Alex Dias.
Técnico: Renato Gaúcho

Próximo capítulo

Agora, em 2026, o Fluminense volta a decidir uma classificação diante de um clube paranaense pela Copa do Brasil.

Após o 0 a 0 no jogo de ida contra o Operário, o Tricolor precisa vencer no Maracanã para avançar às oitavas de final sem depender de pênaltis.

A partida acontece hoje, 12/05, às 21h30, no Maracanã.


Compartilhe