Fluminense está no top10 dos clubes mais transparentes do Brasil

Compartilhe

O Fluminense se manteve em oitavo no ranking dos clubes mais transparentes e confiáveis publicado pelo jornalista Rodrigo Capelo, do SporTV. Mas, na opinião dos especialistas — novidade este ano —, o Tricolor aparece em segundo.

Desde 2020, Rodrigo Capelo avalia os 60 clubes que disputam as Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro em relação a transparência e confiabilidade das finanças. Ou seja, como os clubes prestam contas à torcida e a sociedade civil. Para elaborar o ranking, o jornalista responde a 10 perguntas como, por exemplo, se o clube publicou o orçamento do ano anterior até a data prevista pela Lei Pelé, se publicou balancetes durante todo 2020, se publicou o orçamento de 2021, entre outras. Todas com peso um.

No caso do Fluminense, as informações foram retiradas do Portal da Transparência do clube, lançado já na gestão Mário Bittencourt. De acordo com a apuração de Capelo, o Tricolor só não publicou os balancetes de 2021 e não teve ressalvas da auditoria. Além disso, em relação as questões de detalhamento — que valem 0,1 cada — o clube não publicou as contas com intermediários. Ficando assim com 7,9 e atrás dos rivais Flamengo e Vasco. Enquanto o top3 ficou com Internacional, Bahia e Grêmio.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

No ranking dos clubes mais transparentes do Brasil com o Fluminense em oitavo
Fortaleza, Cruzeiro e Palmeiras subiram enquanto Grêmio, Ceará e Santos caíram (Frame: Reprodução/SporTV)

Por outro lado, o Fluminense aparece em segundo no ranking dos  especialistas. Cesar Grafietti, responsável pelo estudo do Itaú BBA, Benny Kessel, ex-presidente da Autoridade Pública de Governança do Futebol (Apfut), e Thiago Salomão, criador do canal Stock Pickers e sócio da corretora XP Investimentos, deram uma nota 4,7 de 5 para o Flu. Assim como Inter, Grêmio, Fortaleza e Palmeiras. Os clubes ficam atrás só do Flamengo, com 5.

Confira o ranking e critérios completos no blog do Rodrigo Capelo.

ST


Compartilhe

Lucas Meireles

Jornalista formado pela UFRRJ, apaixonado por esportes e pelas boas histórias.

One thought on “Fluminense está no top10 dos clubes mais transparentes do Brasil

  • 05/06/2021 em 18:23
    Permalink

    Fluminense. E o amor da minha vida…

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.