Fluminense está invicto em estreias da Copa Libertadores

Compartilhe

O Tricolor vai defender sua invencibilidade em estreias na Libertadores hoje (03/04), contra o Alianza Lima, na primeira rodada da fase de grupos de 2024. Esta é a 10ª participação do Fluminense na competição, e nas edições anteriores, a equipe nunca foi derrotada em estreias. Ao todo, são cinco vitórias e quatro empates. Estes números dão a condição ao clube se tornar o segundo brasileiro com maior aproveitamento em estreias da Libertadores, atrás apenas do Palmeiras.

A história da invencibilidade tricolor na Libertadores começou em 1971 contra o Alviverde. O tricolor venceu com o placar de 2 a 0 fora de casa, no Estádio Pacaembu, com dois gols de Flávio. Apesar de começar a competição com o “pé direito”, o time foi eliminado por ter ficado no 3º lugar ainda na fase de grupos. A segunda participação tricolor, em 1985, começou com um empate de 3 a 3 contra o Vasco da Gama, no Maracanã, com gols de Romerito e Leomir.

Foto: Reprodução / X / Newscolina

Em 2008, após 23 anos sem disputar a competição, o tricolor retornou a Libertadores e começou sua jornada contra a LDU. O jogo terminou com um empate de 0 a 0, e os adversários voltaram a se encontrar na final da competição do mesmo ano, na qual o tricolor foi vice-campeão na disputa de pênaltis. Após a derrota na final, o Fluminense disputou o torneio nos anos de 2011, 2012 e 2013 respectivamente.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

No ano de 2011, a estreia contra o Argentino Juniors foi marcada por uma atuação abaixo do esperado. A equipe ficou atrás no placar duas vezes, mas conseguiu se recuperar – após Rafael Moura marcar dois gols – e terminou a partida com um empate de 2 a 2. Já em 2012, o Fluminense iniciou a competição com uma vitória de 1 a 0 contra o Arsenal de Sarandí, e teve a melhor campanha da fase de grupos – assim como em 2008 -, mas foi eliminado nas quartas pelo Boca Juniors.

Classificado como campeão brasileiro, em 2013 o Tricolor estreou na Libertadores fora de casa. Na Venezuela, a equipe venceu o Caracas por 1 a 0 com um gol de Fred, e foi novamente eliminado nas quartas pelo Olimpia. Depois desta eliminação, o Fluminense só retornou a competição em 2021, e após oito anos, o time estava de volta à elite do futebol sul-americano.

Foto: LATINCONTENT VIA GETTY IMAGES

Durante a pandemia, a equipe estreou no Maracanã contra o River Plate. A partida terminou em 1 a 1, e o Fred foi o responsável por marcar o gol de empate da equipe tricolor. Apesar de ter finalizado a fase de grupos como líder, foi eliminado nas quartas de finais pelo Barcelona-EQU. Em 2022, o Fluminense disputou, e venceu, a primeira partida do torneio contra o Millonarios por um placar de 2 a 1. Na Colômbia, os gols de David Braz e Germán Cano foram os responsáveis pela virada.

Foto: Marcelo Gonçalves / Fluminense FC

Na temporada 2023, a jornada foi iniciada com uma vitória em Lima, contra o Sporting Cristal. A partida foi marcada pela reestreia do Marcelo e terminou com o placar de 3 a 1, com dois gols de Germán Cano e um gol de Vitor Mendes. Esse foi o pontapé inicial da campanha vitoriosa do time tricolor, que conquistou a América pela primeira vez em sua história no ano de 2023.


Compartilhe

3 thoughts on “Fluminense está invicto em estreias da Copa Libertadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *