O Fluminense acertou a contratação do goleiro Vitor Eudes, que pertence ao CS Marítimo, equipe da primeira divisão do futebol português. A informação foi vinculada primeiramente pelo repórter Sérgio Guimarães, da Rádio Tupi, e confirmada pela nossa equipe de reportagem, em solo lusitano.
Foto: Divulgação/CSM Oficial
Com 24 anos de idade, ele é formado pelo Cruzeiro. Em junho de 2021, os mineiros o venderam ao clube madeirense. Os celestes não receberam nenhuma compensação financeira pela negociação, mas mantiveram 30% dos direitos econômicos do jogador.
Desde 2021 no time da Ilha da Madeira, ele ainda não realizou nenhum jogo na equipe profissional, atuando somente na Equipe B e no Sub-23. Na época 2021/22, participou de 29 jogos nessas duas categorias e sofreu 39 gols. A Equipe B joga o Campeonato de Portugal (4ª Divisão) e o Sub-23 joga a Liga Revelação – Série Sul (Primeira Divisão dos Sub-23). Ele, ao fim da temporada, chegou a ser relacionado para uma partida do time principal, contra o FC Paços de Ferreira.
Foto: Divulgação/CSM Oficial
Apesar de ainda não ter despontado no time profissional do Marítimo, atuar nessas duas divisões citadas do futebol português – a nível de desenvolvimento de atletas – é algo extremamente importante e levado em conta para a desenvoltura no futebol praticado em Portugal. É nessas ligas que saem jogadores para as principais equipes do país e onde há observadores de vários países.
Na temporada passada, o Time B do Marítimo esteve na fase de apuramento (fase de subida) para a Liga 3 (Terceira Divisão, criada em 2021/22), mas acabou por não conseguir o acesso, disputado contra o Salgueiros, Leça FC, São Martinho, Lank FC Vilaverdense (recém-comprado por um grupo de investidores canadenses) e USC Paredes.
Pelo Cruzeiro, o goleiro atuou apenas em algumas partidas do profissional, antes de ser negociado com a equipe lusitana. Entretanto, teve muito tempo de treinamento com a equipe profissional, dividindo espaço por anos com Fábio. Na base do clube mineiro, o jovem era bastante conhecido como pegador de pênaltis. Com 1,96m, brasileiro pegou algumas penalidades com a camisa cruzeirense. Na temporada passada, com o Marítimo, voltou a fazer esse tipo de defesa em jogo contra o Paredes, equipe que acabou por subir de divisão.
Além disso, pode-se dizer que o goleiro viveu uma fase importante com a camisa do Marítimo. Suas boas atuações nas duas categorias mencionadas lhe renderam já momentos de destaque. Ele ganhou evidência na página oficial do Campeonato de Portugal, da Liga Revelação e foi eleito para os 11 melhores da primeira jornada da fase de subida por suas ótimas defesas.
Na sua época de Cruzeiro, Eudes chegou a dividir o vestiário com Manoel e Fred, além de Fábio.