Flu domina clássico no Nilton Santos e vence o Botafogo com gol de Manoel

Compartilhe

Em partida iniciada às 16h deste domingo (26/06), o Fluminense encarou o Botafogo pela 14° rodada do Brasileirão 2022. No Estádio Nilton Santos, os comandados de Fernando Diniz tiveram uma atuação das mais dominantes e saíram de campo com um triunfo de 1×0 graças a belo gol marcado pelo zagueiro Manoel aos 36 minutos da segunda etapa. Com a vitória, o Tricolor chegou a 21 pontos e assumiu 6° colocação da tabela. A partida ainda marcou a última partida de Luiz Henrique pelo Flu antes de se transferir para o Real Bétis, da Espanha.

Manoe marcou e o Fluminense venceu o Botafogo no clássico do Brasileirão 2022
Manoel marcou pelo segundo jogo consecutivo e o Fluminense venceu mais uma – Foto: MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE FC

Os onze iniciais

Embalado por duas vitórias consecutivas, o técnico Fernando Diniz repetiu a escalação dos triunfos e manteve Nonato entre os titulares. Pela última vez antes de viajar rumo ao futebol espanhol onde defenderá o Real Bétis, o atacante Luiz Henrique também foi confirmado no XI inicial. Confira a escalação inicial do Fluminense para o Clássico Vovô:

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

escalação do Fluminense para o clássico contra o Botafogo - 2022
Foto: Divulgação

Primeiro tempo:

O clássico teve início com maior pressão do Fluminense, que apostou – como de costume – na manutenção da posse de bola para criação das jogadas. Nesse ritmo, os primeiros 15 minutos foram de domínio Tricolor, apesar da falta de finalizações. O Botafogo, por sua vez, adotou uma estratégia de abaixar suas linhas e aproveitar estocadas ofensivas de contra-ataque nos erros do Flu. Sendo assim, a primeira chance de gol do jogo foi do alvinegro. Aos 15, Matheus Nascimento arrancou pelo meio até a entrada da área, onde finalizou com perigo ao gol de Fábio. Com o cronômetro rodando e a falta de finalizações dos comandados de Fernando Diniz, o Botafogo passou a crescer no jogo e ameaçar com mais frequência a meta Tricolor, primeiro com Matheus Nascimento e aos 25 com Vinícius Lopes exigindo boa defesa de Fábio. O primeiro chute ao gol do Fluminense aconteceu aos 26 minutos em finalização com pouco aproveitamento de Germán Cano. Retratando a diferença na posse e o cenário do primeiro tempo, a diferença no número de passes completados aos 42 minutos indicaram mais de 300 para o Flu e pouco mais de 50 para o Bota. Na reta final, Jhon Arias recebeu na entrada da área e arriscou com perigo numa finalização desviada por Cuesta. Apesar do enorme volume Tricolor na posse, a primeira etapa chegou ao fim com o placar zerado para ambos os lados.

Segundo tempo: 

Seguindo a mesma toada da primeira etapa, o Fluminense iniciou o segundo tempo pressionando o rival e utilizando a posse de bola para criar espaços no setor ofensivo. A diferença, no entanto, é que os comandados de Fernando Diniz começaram a acelerar a troca de passes e pressionar mais o time do Botafogo. Com 10 minutos, o Tricolor já havia ampliado as chegadas ofensivas em relação a etapa inicial e finalizado duas vezes contra a meta alvinegra, primeiro com Nonato e depois com Cano em ambas definições para fora. O Botafogo, que levou perigo nos contra-ataques no primeiro tempo, se fechou mais para a segunda etapa e com o melhor encaixe da defesa Tricolor, não conseguiu chegar ao ataque adversário nos primeiros 25 minutos. Restando 15 minutos para o apito final, o clássico já se configurava como jogo de um time só dado o tamanho domínio do Fluminense. Entretanto, a falta de chances claras continuavam a afastar o time de Fernando Diniz de abrir o placar. Aos 33, o Bota conseguiu uma estocada ofensiva de perigo em cruzamento de Sarávia para cabeceio com liberdade, mas sem direção de Erison. Aos 36, finalmente a pressão do Fluminense fez efeito. Em jogada dentro da área iniciada por Caio Paulista, o lateral-esquerdo achou Manoel no meio da zaga alvinegra. Na sequência, o zagueiro jogou como um atacante, fez o corte para cima dos defensores e do goleiro e mandou a bola para o fundo da rede para fazer 1×0 em favor ao Tricolor das Laranjeiras. Correndo atrás, o Botafogo chegou ao ataque com Vinícius aos 41 minutos em finalização travada pelo artilheiro da noite, Manoel. Após o gol, apesar do Botafogo ensaiar uma pressão, não levou perigo ao gol Tricolor e o Fluminense confirmou sua terceira vitória consecutiva.

Luiz Henrique fez sua última partida pelo Fluminense no clássico contra o Botafogo
Luiz Henrique se despediu do Fluminense com vitória no Clássico Vovô – Foto: MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE FC

O Próximo desafio do Fluminense acontece no próximo sábado, às 16h30, contra o Corinthians no Maracanã.

ST


Compartilhe