Flu consegue manter padrão, vence o Santos e segue em fase invicta

Compartilhe

O Fluminense ontem voltou a ser o Fluminense que joga bem. Diante de um Santos, que veio preocupado demais em marcar, com três zagueiros e um esquema cauteloso, apostando nos contra-ataques puxados por Madson, Marinho e, sobretudo, do ligeiro Solteldo, o tricolor se comportou bem e finalizou bem. Enquanto Cuca armou seu time pensando nas limitações que o time de Odair tem na transição e na conclusão das jogadas no último terço do campo, Odair surpreendeu e soltou seus meiocampistas, como gosta de chamar, e o time conseguiu chegar com perigo várias vezes.

Se o Flu não tem um elenco muito equilibrado, com peças importantes e de reposição, pelo menos o futebol praticado ontem se mostrou competitivo, assim como fora contra os atleticanos. E com muitas dificuldades financeiras, para se conseguir trazer reforços de peso, esse elenco, quando acerta a pegada, mostra que pode sim dar motivos pro tricolor sonhar com uma vaga direto na fase de grupos da Liberta 2021. Se não consegue reproduzir um futebol deslumbrante, o Flu está longe de ser dos mais disformes. Pelo elenco e todas as limitações, o quarto lugar é até surpreendente para muitos.

E quando a equipe se apresenta da forma que foi, sobretudo em cima de um concorrente direto pela birga na parte alta da tabela, os comandados de Odair Hellmann mostram ter condições de buscar essa vaga direta, na principal competição continental. Se analisarmos, neste campeonato, o Flu já venceu o Inter em casa e empatou com o Atlético-MG fora de casa e perdeu para o Flamengo. São 1 vitória, 1 empate e 1 derrota para os três primeiros colocados, que tem elencos – e folha de pagamento – muito superiores. Do lado ruim da mesma moeda, a inconstância nos fez perder pontos para o RedBull, Botafogo, Ceará… times que estão bem abaixo. E é contra isso que Odair tem que lutar agora. Essa oscilação. Ah, e claro, mostrando um futebol melhor, acaba dissolvendo a desconfiança causada pelas eliminações dos torneios mata-matas.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

A torcida tricolor ainda se ressente muito das eliminações, sobretudo da Copa do Brasil. Realmente, o que o Flu apresentou nos dois jogos foi algo digno das críticas que foram destinadas a todos no clube. Contudo, tal eliminação ainda coloca uma névoa sobre o trabalho do treinador que, quando é digno de elogios, mesmo assim, sofre críticas pelas eliminações.

O fato é que Odair tem méritos pela boa campanha. Mesmo que parte da torcida ainda torça o nariz para ele – alguns até torcem contra mesmo – o treinador vem mostrando variedades e conseguindo realizar boas partidas. O time consegue apresentar maior repertório de padrões táticos, e conseguiu sucesso contra diferentes adversários e com estratégias distintas. No jogo contra o Atlético, Odair montou um time reativo, mas que soube agredir e que por pouco não venceu. Neste último, diante do Santos, outro jogo e outro time. O Flu buscou se impor, foi melhor que o adversário, e soube finalizar as jogadas criadas (outro problema crônico, que parece melhorar a cada jogo). Por mais que ainda faça algumas substituições que a torcida não concorde, que ainda “leia” o jogo e tome algumas decisões questionáveis em alguns momentos, tardia em outros, Odair vem evoluindo ao longo do campeonato, aprendendo com o que vem dando certo e errado nos jogos. O problema da transição rápida para o ataque, parece que vem sendo resolvido, por exemplo. Friamente, os números do jogo mostram que o Flu teve mais a bola (55% a 45%) e mandou 17 finalizações, contra apenas 9 dos santistas.

Agora, o desafio tricolor é fora de casa, diante do valente Fortaleza de Rogério Ceni, que acabou sendo eliminado ontem, na Copa do Brasil. A campanha dos cearenses é muito próxima da nossa. Eles estão com 24 pontos, em oitavo, mas com dois jogos a menos. Olho vivo neles.

ST


Compartilhe

5 thoughts on “Flu consegue manter padrão, vence o Santos e segue em fase invicta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *