EXCLUSIVO – Eduardo Oliveira, fala sobre a e estreia no Brasileirão Sub-20, reforços e comenta sobre participações de estrelas do time campeão Sub-17 em 2020: “Estamos sempre em contato”

Compartilhe

Neste sábado (26/06), o Fluminense fará a sua estreia no Brasileirão Sub-20, a principal competição da categoria no ano. O Flu fará um duelo de tricolores – visitará o Bahia, às 16h, na Joia da Princesa, em Feira de Santana-BA.  Os Moleques de Xerém vão em busca do bicampeonato do torneio, conquistado pela primeira vez em 2015.

Indo para o seu segundo Brasileirão Sub-20 no comando da garotada tricolor, o técnico Eduardo Oliveira atendeu com exclusividade a nossa reportagem e comentou, primeiramente, sobre as principais diferenças que ele enxerga no time do ano passado para o time da atual temporada.

Foto: Lucas Merçon/FFC

“Eu acredito que a grande diferença é que a equipe desse ano ajudou muito a equipe do ano passado A equipe disputou alguns jogos do brasileiro, muitos saindo do banco. Alguns deles foram titulares nos jogos do Brasileirão do ano passado, ou seja, fizeram parte da campanha ano passado, que foi uma boa campanha. Então eles já tem alguma experiência prévia em relação a competição. Agora, o maior desafio é a gente conseguir ser testado em jogos de nível alto, como os do Brasileiro, e a gente ter a resposta positiva. A gente vem tendo boas atuações no Campeonato Carioca. Disputamos dois clássicos. E agora, a expectativa é dar sequência nessa evolução tanto individual quanto coletiva.”

Agora vai começar aquela parte da temporada que vamos ter vários jogos do Sub-20 por duas competições diferentes (Brasileiro e Carioca). Essa semana, vimos o Flu trazendo dois jogadores para a categoria: o volante Matu, que veio do Macaé e o meia Francisco Freitas, que chegou do Atlético Cearense. Perguntado sobre a possibilidade de ter dois elencos para jogar as duas competições, igual o que aconteceu em 2020, Eduardo afastou a possibilidade e afirmou ter um elenco grande e robusto para disputar o título de ambos os torneios.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

“A ideia nossa é ter um grupo único. Não vamos dividir o grupo para Carioca e Brasileiro uma vez que o calendário nos permite ter um grupo único e jogar no meio e no final de semana. Agora, estamos sempre de olho no mercado. Estamos sempre de olho nos atletas do Sub-17 do ano passado que ainda não ascenderam ao Sub-23 e em jogadores que jogaram contra a gente no passado e até mesmo esse ano que vem chamando a nossa atenção. Por nós sermos um clube que revela muitos jogadores, a gente tem uma gama de atletas Sub-20 já servindo ao profissional, o que abre oportunidades para novos jogadores, tanto da casa como outros que a gente já vem observando. Então esse é o nosso maior intuito. É prepará-los para que eles possam, num futuro próximo, estar representando o profissional como outros já estão.”

Foto: Lucas Merçon/FFC

Alguns jogadores que tem idade para jogar o Brasileirão Sub-20 como João Neto, Matheus Martins, Jefté e até o John Kennedy, estão cedidos no time profissional/Sub-23. Mas ainda possuem idade para atuar na categoria e, fora o John, que já atuou no Sub-20, todos os outros ainda não tiveram um período mais longevo na categoria. Ano passado, alguns até subiram para atuar em algumas partidas mesmo sendo ainda Sub-17. Na atual temporada, são 17 jogadores ainda com idade de Sub-20, mas que já estão no elenco profissional ou no time Sub-23. Perguntado sobre a intenção de contar com esses atletas, Eduardo respondeu que é um processo interno, mas que espera poder contar com todos.

“Em relação à esses jogadores que estão representando o time profissional, o Fluminense é um futebol só. A gente entende que o jogador que tem idade para jogar Sub-20, Sub-17 ele é um privilegiado, porque ele pode representar várias equipes do nosso clube. Então obviamente a gente está sempre em contato com o pessoal do futebol profissional para entender qual é o melhor plano de ação individual para cada jogador e se for necessário, a gente também estimula aqui no Sub-20. Isso é uma coisa construída coletivamente dentro do clube. Tem que ter uma intenção e precisamos dar oportunidades à todos para que todos tenham um volume de jogo compatível ao desempenho apresentado nos treinamentos. Mas sim, nós contamos com todos os jogadores que tem idade para disputar o Brasileirão da categoria.”

Nesta temporada, os 20 clubes que participam do Brasileirão se enfrentam em turno único. Os oito primeiros colocados avançam para as quartas de final. O Fluminense é o único clube do país que conseguiu se classificar para a segunda fase do Brasileirão Sub-20 em todas as edições da competição. O Tricolor também teve o artilheiro em duas das seis competições anteriores: Matheus Pato, com seis gols, em 2015, e Evanilson, maior artilheiro em uma única edição com 15 gols, em 2019.

Saudações Tricolores,

João Eduardo Gurgel


Compartilhe

26 thoughts on “EXCLUSIVO – Eduardo Oliveira, fala sobre a e estreia no Brasileirão Sub-20, reforços e comenta sobre participações de estrelas do time campeão Sub-17 em 2020: “Estamos sempre em contato”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *