EXCLUSIVO: Vivendo um ano mágico, Rômulo Rodriguez, técnico do Sub-15, celebra grande fase e quer mais: “Muita ambição”

Compartilhe

A temporada de 2022 vem sendo marcada, além do grande desempenho do time profissional do Fluminense, também pelo excelente desempenho que a categoria Sub-15 vem produzindo até aqui.

Conhecida como “Esquadrilha 07”, a equipe Sub-15 vem mantendo m uma invencibilidade de 18 jogos na temporada de 2022. O time comandado por Rômulo Rodriguez venceu 14 partidas e empatou outros quatro jogos. Ontem, pela estreia no Campeonato Carioca, pela 1ªrodada, a geração derrotou o Madureira por 0x3, fora de casa, e alcançou mais uma vitória na atual época. No último domingo, os garotos derrotaram o Santos na final da Copa Nike conquistando o segundo título da categoria no ano.

Fluminense campeão da Copa Nike 2022
Fluminense campeão da Copa Nike 2022 (Foto: Divulgação)

Em bate-papo EXCLUSIVO com a nossa reportagem, o treinador responsável por esse grande sucesso, Rômulo Rodriguez comemorou tudo o que o vem plantando e produzindo com essa geração.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

“O nosso grupo tem muita ambição, não estamos satisfeitos nunca. Queremos aproveitar as oportunidades para competir e conquistar tudo o que for possível para evoluirmos na carreira. Os atletas são fantásticos e confiam muito no nosso trabalho. Essa geração chegou a sexta final consecutiva, ganhando o seu quarto título. Temos muito orgulho do trabalho realizado até aqui.”

Com futebol ofensivo, marca do trabalho realizado em Xerém, a equipe marcou 46 gols e sofreu apenas seis. O ataque tricolor tem média de mais 2,5 gols por partida. Até o momento, a categoria disputou dois torneios no ano e ganhou ambos. A primeira competição disputada pelos moleques de Xerém foi a Copa Rio, torneio que antecede o Estadual. Na Copa Nike, o Brasileiro da categoria, a campanha foi sem contestação. O time não sofreu gol e marcou oito gols em seis jogos.

“A Copa Nike é considerada a principal competição da categoria e por isso é desejada por todos os grandes clubes do país. Para mim, o título tem uma grande relevância porque colocamos em prática tudo o que treinamos durante o semestre com muito êxito. E o nosso maior prêmio é o reconhecimento profissional que sempre buscamos. Para o clube, acredito que seja mais uma demonstração que Xerém forma atletas de excelência, prontos para competir no mais alto nível.”

Rômulo Rodríguez campeão da Copa Nike Sub-15 de 2022
Rômulo com o troféu após a conquista da Copa Nike – Foto: Arquivo Pessoal

CAMPANHA NA COPA NIKE

PRIMEIRA FASE
Fluminense 1 X 0 Grêmio
Fluminense 2 X 0 Cruzeiro
Fluminense 0 X 0 Palmeiras
QUARTAS DE FINAL
Fluminense 1 X 0 Internacional
SEMIFINAL
Fluminense 1 X 0 Flamengo
FINAL
Fluminense 3 X 0 Santos

A ligação de Rômulo com o Fluminense começou em 2004, quando ele adquiriu uma franquia das escolinhas “Guerreirinhos”, quando ainda se chamava Educação Esportiva. Tricolor de coração, o treinador ingressou no clube em 2018, quando recebeu o convite para assumir o Sub-12. Depois, em 2019, teve a oportunidade de trabalhar no Sub-13. Em 2020 e 2021, no Sub-14 e, agora, em 2022, dirige o Sub-15. O profissional conta que, para ser ter um grupo campeão, é preciso trabalhar as questões fora de campo também.

“Eu faço questão de falar a verdade para todos os atletas, não abro mão disso. Para ter um grupo vencedor, temos que gerir com justiça e coerência. Eles percebem e valorizam isso. Dessa maneira conseguimos ter uma excelente relação com todos, inclusive com alguns que tem uma menor minutagem ou estão passando por alguma dificuldade.”

Rômulo em jogo do Fluminense
Rômulo em jogo do Fluminense – Foto: Leonardo Brasil/FFC

Cada vez mais, o torcedor tricolor está acompanhando a base. Isso pelo fato de quererem se inteirar desde cedo sobre as novas promessas que estão surgindo no clube e também, por ser possível acompanhar os jogos, resultados e os processos com mais facilidade devido às novas tecnologias e fontes de informação. Rômulo ressalta que esse carinho desde cedo dos tricolores com a molecada de Xerém é de muita valia para todos os lados.

“O Fluminense é um clube que forma muitos atletas e além de formar, utiliza no profissional. Para o torcedor, cada vez mais, é interessante ver o que esse atleta fez até chegar ao profissional. Existem muitas competições na base que são interessantes de acompanhar, jogos de alto nível com muita qualidade técnica e com novas ideias táticas também. Acho que cada vez mais o interesse na base vai aumentar e teremos ainda mais condições de desenvolver nossos atletas para as categorias superiores.”

Antes dos dois títulos conquistados nesse ano, Rômulo somava 12 títulos em quatro anos de clube. Além das conquistas, ele tem conseguido desenvolver muito bem as gerações que comanda, extraindo um enorme potencial dos seus comandados. Perguntado sobre, além do estadual, se o tricolor disputará mais torneios neste ano, o treinador respondeu:

 Leonardo Brasil/FFC
Leonardo Brasil/FFC

“Acredito que seja só o Estadual, não tenho nenhuma outra competição confirmada, mas devido ao titulo da Copa Rio, ainda temos a disputa da Super Copa. Caso consigamos conquistar o Estadual, aí conquistaremos a Super Copa de forma automática. Não tenho dúvida que será um campeonato extremamente disputado, mas estaremos mais uma vez buscando colocar o Fluminense sempre no topo.”

Títulos de Rômulo Rodriguez em sua carreira no Fluminense:

  • 2018 – Taça Donos da Bola Sub-12; Metropolitano Sub-12 (Dois Turnos);
  • 2019 – Taça Donos da Bola Sub-13; Metropolitano Sub-13 (Dois Turnos); Torneio Conmebol Sub-13 (Geral e Primeira Fase); Voltaço Cup Sub-13
  • 2021 – Voltaço Cup Sub-14;
  • 2022 – Nike Cup-Sub-15; Copa Rio Sub-15;

Saudações Tricolores,

João Eduardo Gurgel


Compartilhe

One thought on “EXCLUSIVO: Vivendo um ano mágico, Rômulo Rodriguez, técnico do Sub-15, celebra grande fase e quer mais: “Muita ambição”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.