De Olho Neles — Sem vencer em casa há quase três meses, como chega o Atlético-MG para enfrentar o Flu
O Atlético-MG recebe, neste sábado (01) às 15h, o Fluminense pela 29ª rodada do Brasileirão. Atual campeão brasileiro e da Copa do Brasil, o Galo não tem conseguido repetir os mesmos resultados, sobretudo dentro de casa. A equipe não vence no Mineirão desde o dia 05 de Julho.
A última vitória veio na partida contra Emelec ainda pelas oitavas da Libertadores, enquanto Antonio ‘Turco’ Mohamed ainda estava no comando. Desde então, foram seis jogos na capital mineira — sem contar o clássico contra o América-MG — com dois empates e quatro derrotas. A pior sequência desde 2005, quando caiu para a Série B. E nem mesmo o retorno de Cuca ajudou neste sentido.

Para a partida contra o Fluminense, o treinador do Galo não conta apenas com zagueiro Igor Rabelo, o lateral Guilherme Arana e o meia-atacante Pedrinho, lesionados. Ainda assim, segundo a imprensa mineira, não estão descartadas mexidas em relação ao time que perdeu em casa por 1 a 0 para o líder Palmeiras.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
De acordo com o portal Lance! o Atlético deve entrar em campo com Everson, Guga (Mariano), Nathan Silva, Alonso (Jemerson) e Rubens; Allan, Jair e Zaracho; Hulk, Sasha (Ademir) e Keno.
Verticalidade, cruzamentos e chutes de fora da área: como joga o Atlético-MG
Com a volta de Cuca, voltou também o chamado “Cucaball”. O estilo começou a ficar desenhado ainda na passagem vencedora do treinador pelo Palmeiras e vem acompanhando o seu trabalho desde então. Consiste basicamente em acelerar o jogo com lançamentos longos e cruzar antes das linha de fundo para que um atacante possa ou testar para o gol ou ajeitar de cabeça para um companheiro que venha de trás.
A estratégia se repetiu principalmente no primeiro tempo do confronto contra o Palmeiras. Ao todo, o Galo tem 59 bolas longas, com 64% de acerto, e 27 cruzamentos para área. Ao contrário do ano passado, Hulk entrou aberto pela ponta direita e com liberdade de se movimentar pelo campo enquanto Sasha ficou centralizado. Foi dos pés do ex-jogador da Seleção Brasileira, aliás, que saíram as melhores oportunidades, incluindo uma bola no travessão.
Embora tenha apenas o sétimo melhor ataque do Campeonato, o clube mineiro costuma ter um grande volume ofensivo durante os jogos. De acordo com dados do SofaScore, o Atlético lidera em finalizações na trave (18) e é o segundo que desperdiça mais grandes chances (38), o segundo com a maior média de cruzamentos certo (5,6), o segundo que mais finaliza (16,5 chutes por jogo) e o terceiro que mais acerta o gol (5,0 chutes por partida).
Além disso, tem a segunda maior média de posse de bola (59,7%) e a segunda maior de passes certos (449). Em ambas fica atrás apenas do Fluminense com média de 60,1% de posse de bola e 451 passes certos por jogo.
Hulk, Nacho, Allan e Mariano: jogadores para ficar de olho
Lesionado desde a partida contra o Atlético-GO, Hulk surpreendeu ao aparecer como titular na partida contra o Palmeiras. Embora não seja o mesmo da última temporada, o artilheiro do Galo em 2022 merece atenção.

Além de artilheiro do Atlético-MG no Brasileirão marcando nove vezes, o atacante lidera em participações diretas em gols com 11 e também tem a maior média de finalizações (3,7) e em finalizações certas (0,9) por jogo.
E embora Cuca não escale Hulk e Nacho Fernández para não perder em intensidade, o argentino é o segundo em participações diretas em gols, com oito, e a segunda maior média de chutes certos com 0,7. Também tem a maior média de passes decisivos por jogo com 1,9.
Por fim, vale destacar dois velhos conhecidos da torcida tricolor que são importantes sobretudo para a saída de bola do Galo. Campeão brasileiro em 2010, Mariano — que não está confirmado depois de continuar em campo lesionado contra o Alviverde — tem a média de 4,1 lançamentos por jogo. O experiente lateral só fica atrás de Allan — titular de Diniz na primeira passagem em 2019 —, com 5,3.
ST