De Olho Neles: Raio-X dos adversários do Fluminense no Cariocão 2021

Compartilhe

Com o Resende como o primeiro de seus adversários, o Fluminense estreia nesta quinta-feira (04) no Cariocão 2021. Mas antes, o Saudações Tricolores fez um resumo de quem o atual vice-campeão do Estadual vai enfrentar ao longo da competição.

Como já sabem, o Campeonato Carioca tem mudanças em sua fórmula habitual. Por causa do calendário, a Ferj optou por não manter a disputa em dois turnos. Ao invés disso, a Taça Guanabara vai servir como turno único com todos os times se enfrentando. No fim, o primeiro colocado vai ser o campeão do turno. Enquanto que os quatro primeiros disputam as semifinais.

No entanto, o que mais chama a atenção no novo regulamento é a regra de não poder utilizar reservas após a terceira rodada. De acordo com o artigo 41, o clube que não escalar os seus jogadores principais “sem um bom motivo” pode ser punido com a perda dos valores referentes aos direitos de transmissão.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Por isso, vale ainda mais a pena ficar de olho nos adversários do Fluminense neste Cariocão 2021. Confira o Raio-X das outras equipes do Campeonato Carioca 2021 na ordem de jogos do Tricolor:

Resende

O Resende é primeiro dos adversários do Fluminense, logo na estreia do Cariocão 2021. Embora o mando seja do Alvinegro, a partida vai acontecer no Maracanã como palco.

Por enquanto, o Gigante do Vale é o time que mais se movimentou no mercado antes de iniciar a competição. Ao todo, chegaram 15 reforços para o time do técnico Sandro Sargentim. Entre eles estão, por exemplo, o experiente zagueiro Dão, de 36 anos, que passou Sport, Vitória e Chapecoense. Assim como Nunes, de 39, que já defendeu clubes como Bragantino, Santo André e Vasco, e terminou 2020 com o mesmo número de gols de Nenê no ranking de artilheiros do país no ano.

Ex-jogadores do Fluminense:

  • Thiago Ryan (lateral-direito): Revelado no Flu, disputou um jogo pelos profissionais em 2010 enquanto era conhecido apenas como Ryan.

Portuguesa

Uma das equipes tradicionais entre as de menor investimento — podendo se orgulhar, entre outros feitos, de ter cunhado a expressão “zebra” no futebol e ter vencido o Real Madrid da década de 1960 no Santiago Bernabeu — a Portuguesa, do técnico Felipe Surian, não investiu tanto em contratações para 2021. A principal para o Cariocão é um velho conhecido da torcida tricolor, o meia-atacante Robert.

Robert está em um dos adversários do Fluminense no Cariocão 2021
No Flu, Robert chegou a ter uma multa rescisória de R$ 300 milhões de reais e até a ser emprestado para o Barcelona (Foto: Reprodução/Associação Atlética Portuguesa)

Além disso, a Lusa vai poder contar com o atacante Emerson Carioca, que conseguiu efeito suspensivo no TJT-RJ. O ex-jogador do Sampaio Correa havia pego um gancho de oito jogos simplesmente por ficar completamente nu durante a comemoração do gol que classificou a equipe de Saquarema para a Seletiva.

Fluminense e Portuguesa se enfrentam no domingo (07/03) pela segunda rodada da Taça Guanabara.

Ex-jogadores do Fluminense:

  • Luciano (goleiro): Defendeu o Tricolor do Sub-13 ao Sub-20 entre 2004 e 2011;
  • Magdiel (lateral-esquerdo): Jogou do Sub-17 ao Sub-20 entre 2011 e 2015;
  • Rafael Pernão (meia): Passou pelo Sub-20 do Tricolor em 2011;
  • Robert (meia): Disputou, entre 2013 e 2017, 10 jogos e marcou três gols com a camisa do Flu.

Flamengo

Atual campeão da Taça Guanabara e do Campeonato Carioca, o Flamengo começou — assim como o Fluminense vai começar — a competição com um time alternativo. Mas, diferentemente do Tricolor, o Rubro-Negro pôde dar 10 dias de férias para os jogadores que terminaram o último Campeonato Brasileiro porque já está classificado para a fase de grupos da Libertadores. Por enquanto, a única contratação do arquirrival é o zagueiro Bruno Viana, que estava no Braga, de Portugal.

O Fla aposta no time-base que venceu sete das últimas 10 competições que disputou, além do técnico Rogério Ceni, que conquistou na semana passada o Brasileirão 2020.

O Clássico Fla-Flu acontece no dia 14 de Março pela terceira rodada da Taça Guanabara.

Ex-jogadores do Fluminense:

  • Gérson (meia): Outro revelado no Flu, disputou 63 partidas e anotou oito com gols com a camisa tricolor entre 2015 e 2016;

Pedro (atacante): Campeão Brasileiro Sub-20 pelo Fluminense em 2015, disputou 93 partidas pelo profissional e balançou as redes 31 vezes.

Bangu

O Alvirrubro está em destaque sobretudo após o lançamento de Doutor Castor, série do Globo Play que conta a história do bicheiro e ex-presidente do clube na década de 1980. O clube, aliás, voltou a estampar a figura de um castor no peito da camisa como fazia nos Anos 80.

Mas, o Bangu da atualidade está longe de contar com grandes nomes de outrora como Marco Antônio, Macula, Marinho e Dé ‘Aranha’, por exemplo. O time do técnico Marcelo Marelli conta com apenas um medalhão, o volante Marcelo Mattos, que coleciona passagens pelos rivais Botafogo e Vasco, além do Corinthians.

O restante do elenco é formado principalmente por jovens jogadores como o lateral-direito Digão, da base do Flamengo, e volante Lucas Lucena, que começou no Botafogo. As exceções são o goleiro Rogger e os meias Miller e Washington.

O Fluminense enfrenta o Bangu, fora de casa, no dia 20/03 pela quarta rodada da Taça Guanabara. Vale destacar que o Sub-23 do Flu perdeu por 1 a 0 o Alvirrubro em um jogo treino no CT Carlos Castilho.

Ex-jogadores do Fluminense:

  • Breno (lateral-esquerdo): Defendeu a equipe Sub-17 do Flu em 2017.

Boavista

O Verdão de Saquarema tem se notabilizado nos últimos anos por investir em rostos conhecidos do futebol carioca. Um deles, aliás, vai comandar a equipe no Estadual. Recém-formado no curso de treinadores da CBF, o ex-atacante Leandrão é o técnico do clube onde encerrou a carreira.

Enquanto que dentro de campo, o Alviverde vai contar com a experiência do volante Jucilei, que coleciona passagens por Corinthians, São Paulo e até pela Seleção Brasileiro. Da mesma forma que Kléver, Elivélton e Fernando Bob, ex-Flu, além de Erick Flores, ex-Fla.

Elivélton treinando pelo Boavista
De acordo com o presidente do Boavista, João Paulo Magalhães, Luiz Alberto, ex-zagueiro do Fluminense, quem intermediou a negociação entre o Verdão de Saquarema e o ex-volante são-paulino (Foto: Reprodução/Facebook do Boavista Sport Club)

O Tricolor enfrenta o Boavista, fora de casa, no dia 23 de Março pela quinta rodada da Taça Guanabara.

Ex-jogadores do Fluminense:

  • Kléver (goleiro): Revelado no Flu, atuou entre 2010 e 2015, disputando 10 partidas com a camisa tricolor. Além disso, estava na lista de inscritos na última vez que o clube disputou a Copa Libertadores da América.
  • Guilherme (lateral-direito): Revelado pelo Fluminense, está emprestado ao Boavista após defender os times Sub-20 e Sub-23 na última temporada.
  • Wisney (lateral-direito): Da mesma forma que Guilherme, o capitão do Sub-23 no Brasileirão de Aspirantes está emprestado ao Boavista para ganhar rodagem. Em 2020, chegou a estrear entre os profissionais.
  • Elivélton (zagueiro): Assim como o arqueiro, também fazia parte do elenco na última que o Fluminense participou da Libertadores. Defendeu o Tricolor entre 2011 e 2014, disputando 62 partidas e anotando três gols;
  • Fernando Bob (volante): Mais um formado no clube, atuou entre 2006 e 2011 e acumulou 50 jogos com a camisa tricolor.

Volta Redonda

Após não conseguir nem passar da primeira do Campeonato Brasileiro da Série C em 2020, o Voltaço aposta na base que, em 2019, fez história ao chegar até as quartas-de-final da Copa São Paulo Jr. Quando o Aurinegro acabou eliminado nos pênaltis para o Vasco, vice-campeão daquela edição do Torneio. Ao todo, 18 dos 33 inscritos no Cariocão são formados nas divisões de base do clube.

Até por isso, o treinador daquela campanha histórica é o mesmo que hoje comanda os profissionais. Ex-técnico do Sub-20, Neto Colucci vai comandar o time da Cidade do Aço no Cariocão. Por outro lado, o Volta Redonda também vai contar com a experiência do centroavante João Carlos, de 34 anos, que em 2020 terminou o Carioca empatado na artilharia com Gabriel Barbosa, do Flamengo. Além dos experientes volantes Bruno Barra e Hiroshi e do meia Luciano Naninho.

João Carlos balançou as redes oito vezes no último Campeonato Carioca (Foto: Reprodução/Voltaço Futebol Clube)

Vale lembrar que em 2020, o clube terminou com a melhor campanha entre as equipes de menor investimento do Rio de Janeiro. O Voltaço ficou em terceiro na classificação geral com 22 pontos — atrás apenas de Flamengo e Fluminense, respectivamente. Mas, este ano, o Aurinegro não vai poder contar com a sua casa porque o Estádio Raulino de Oliveira está servindo de hospital de campanha para pacientes com a COVID19.

O Fluminense enfrenta o Volta Redonda no dia 26 de Março pela sexta rodada da Taça Guanabara.

Ex-jogadores do Fluminense:

  • Caio Vitor (atacante): Saiu da base do Voltaço em 2019 para integrar os times Sub-20 e Sub-23 do Flu, mas acabou retornando ao clube.

Vasco

Depois de ser rebaixado pela quarta vez em sua história no Campeonato Brasileiro, o Vasco Da Gama está buscando se reconstruir. O clube, por enquanto, anunciou só a contratação do técnico Marcelo Cabo, que retorna após ter sido jogador de futsal em São Januário. Em contrapartida, pode perder um de seus principais jogadores na temporada 2020. Considerado caro para a atual situação financeira do Vasco, o argentino Martín Benítez está emprestado pelo Independiente, da Argentina, e não tem permanência assegurada na Colina. O apoiador já até foi oferecido ao Fluminense, mas o nome não empolgou a diretoria tricolor. Além disso, os vascaínos ainda podem perder o zagueiro e capitão Leandro Castán, que tem recebido sondagens de outros clubes.

O clássico entre Fluminense e Vasco acontece no dia 30 de Março pela sétima rodada da Taça Guanabara.

Ex-jogadores do Fluminense:

  • Nenhum

Macaé

Ao contrário do Boavista, o Macaé — entre os clubes de menor investimento — tem se notabilizado pelas dificuldades financeiras. Algo curioso para um clube que há menos de uma década conquistou o Campeonato Brasileiro da Série C, em 2014, e portanto, disputou a Série B em 2015.

Por isso, o Leão não investiu muito em contratações para a temporada. Entre os destaques da equipe dirigida por Eduardo Allax estão o volante Amaral, campeão da Copa do Brasil 2013 pelo Flamengo, o meia boliviano Ricardo Román, que estava no time ‘B’ do Lille, da França, e o atacante Robinho, ex-Vasco.

Ex-jogadores do Fluminense:

  • Nenhum

Nova Iguaçu

Dentre os adversários do Flu, o Nova Iguaçu é o único que disputou a fase seletiva do Cariocão 2021. O Laranja Mecânica terminou em primeiro depois de enfrentar América, Americano, Cabofriense, Friburguense e o estreante Sampaio Corrêa. E a classificação veio com emoção. Isso porque a equipe do técnico Carlos Vitor chegou a Taça GB após empatar com o time de Cabo Frio aos 46 minutos do segundo tempo. Entre os destaques do Laranjal estão o experiente goleiro Luis Henrique, de 41 anos, o lateral Rafinha, de 37, o zagueiro Raphael Neuhaus, os meias Anderson Künzel e Dieguinho, além do atacante Luã Lúcio.

Ex-jogadores do Fluminense:

  • Raphael Neuhaus (zagueiro): Defendeu o Tricolor do Sub-17 ao Sub-20 entre 2008 e 2011
  • Raphael Carioca (atacante): Passou pelo Sub-20 do Flu em 2009.

Botafogo

Assim como o Vasco, o Botafogo também chega ao Campeonato Carioca logo após ser rebaixado no Brasileirão.

O Alvinegro começa a temporada com Marcelo Chamusca no comando. O treinador prometeu utilizar as primeiras rodadas para fazer testes na equipe — que terminou a temporada anterior repleta de jogadores do Sub-20 como o goleiro Diego Loureiro, o zagueiro Sousa, o meia Ênio e o atacante Mateus Nascimento, por exemplo. Por enquanto, o time da Estrela Solitária anunciou, além do novo técnico, o goleiro Douglas Borges, ex-Volta Redonda, o lateral-esquerdo Jonathan, que estava no Coritiba, o volante Pedro Castro, do Tombense, e o atacante Ronald, do Botafogo-SP.

O Clássico Vovô acontece dia e é o penúltimo compromisso do Fluminense nesta fase do Campeonato Carioca.

Ex-jogadores do Fluminense:

  • Diego Cavalieri (goleiro): Terceiro goleiro com mais jogos pelo Fluminense, atrás apenas de Castilho e Paulo Victor, respectivamente. Foram 425 partidas entre 2011 e 2016.

Madureira

O Madureira chega para o Cariocão 2021 com o experiente Toninho Andrade no comando. Aos 57 anos, o treinador comandou diversas equipes de menor investimento do Rio de Janeiro. O time de três cores do subúrbio contratou 10 jogadores para a competição. O mais conhecido é o atacante Elias, que já defendeu Botafogo, Figueirense e América-MG, entre outros clubes. Além disso, o time conta com um haitiano: o atacante Jean Filder, que curiosamente começou a carreira no Brasil.

Por fim, o Fluminense enfrenta o Madureira no dia pela última rodada da Taça Guanabara.

Ex-jogadores do Fluminense:

  • Lucão (goleiro): Atuou nas categorias de base do Tricolor do Sub-15 ao Sub-20 entre 2011 e 2015;
  • Marcão (zagueiro): Defendeu o Sub-20 do Fluminense em 2020;
  • Nivaldo (meia): Passou pelo Sub-20 do Flu em 2015.

ST

Lucas Meireles


Compartilhe

Lucas Meireles

Jornalista formado pela UFRRJ, apaixonado por esportes e pelas boas histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.