Confira a entrevista de André Carvalho, preparador de goleiros

Compartilhe

Um dos principais responsáveis na preparação muralhas do time tricolor é o preparador de goleiros André Carvalho. Ele bateu um papo com a nossa equipe de reportagem e esclareceu pontos importantes a respeito de todo esse treinamento realizado à distância e toda o processo envolvido:

– Mesmo cada um com seu espaço, a programação é feita para os quatro. Todos os quatro executam a mesma valência e os mesmos fundamentos. É lógico, o Muriel, por exemplo, tem o filho que acompanha ele. O Marcelo está em Guapimirim e não tem ninguém lá com ele, mas faz pelo menos umas valências e uns fundamentos, ou com bola ou sem bola. Mas está sendo legal, é muito proveitoso, dá para fazer vários fundamentos.

André também comentou como surgiu a ideia do kit de treinamento que cada atleta pegou no CT e levou para casa a fim de auxiliar no condicionamento de cada um:

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

– Essa ideia foi legal, partiu até da equipe de preparação dos goleiros. Goleiro tem que pensar rápido né, então assim que deu essa parada, eu avisei aos goleiros para comunicar à supervisão e pegar um material para o treinamento. Logo depois, o “Marquinho” (Marcos Seixas) e a fisiologia, deram essa ideia muito legal de passar os treinamentos online. E o trabalho está sendo muito bom, muito produtivo.

Ele também afirmou que há um otimismo promissor em relação à volta dos jogadores as atividades quanto ao condicionamento físico, visto que há todo uma organização conjunta de cada membro da comissão:

– Eu acredito que não perca muito até porque a gente está fazendo um trabalho muito legal, um trabalho em conjunto com a preparação física, então vem um trabalho de core, um trabalho funcional, um trabalho abdominal, trabalho de potência e de força, até porque cada um pegou um material lá no Fluminense. Então eu acredito que a gente vai chegar 70% na parte física.

Especificamente aos fundamentos e aos tipos de exercícios realizados pelos goleiros, André explicou que existem aqueles que são plausíveis em serem feitos mesmo longe do CT e aqueles que não são possíveis, mas que ele ainda sente que o ganho está sendo grande:

– Os exercícios que a gente consegue fazer são de coordenação, agilidade, potência, salto. Agora, é lógico que não dá para fazer um trabalho de queda, um trabalho de velocidade de reação, uma situação de jogo, uma reposição. Mas dentro do possível, estamos mantendo bem a forma deles e os fundamentos também.

Uma curiosidade interessante é que os preparadores também devem estar com o condicionamento em dia, já que em tempos normais, chutam uma grande quantidade de bolas ao gol. Ele falou sobre como mantém sua parte física em casa:

– É lógico que todos nós sofremos né, não só os preparadores de goleiros, mas também os treinadores, os preparadores físicos, cada membro da comissão, cada ser humano. Está sendo um momento difícil para todos nós, mas aqui graças a Deus eu tenho um “transport” e uma “bike”, então para manter a forma está sendo legal. É lógico que no clube é bem diferente né, já que temos aqueles aparelhos de musculação número um.

O preparador também respondeu sobre como a carga de exercícios na atual realidade foi pensada:

– O trabalho todo mundo faz igual, até porque é um trabalho físico né, não tem aquele trabalho tático. É aquilo que eu falei, está sendo muito proveitoso. Eu acredito que quando for liberado, os atletas vão chegar 70% a 80% na parte física, isso é bem interessante na nossa pré-temporada.

Perguntado sobre uma eventual volta aos treinos presenciais e como seria o procedimento, André respondeu:

– Vamos ter que nos adaptar muito rápido né, seguindo todos os protocolos. Mas depois que for liberado, vão ser normais os treinamentos, até porque o futebol é coletivo, enquanto não liberar não vai ter o espetáculo. Enfim, agora é torcer para essa pandemia acabar, a gente começa a treinar em pequenos grupos e assim que liberar, a gente fazer aqueles grandes treinos para ficarmos prontos para os jogos.

ST!


Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *